A gestão eficiente dos processos de importação e exportação desempenha um papel crucial no cenário internacional, especialmente em um país como o Brasil, onde o comércio exterior exerce um papel estratégico. Neste artigo, vamos falar sobre a dimensão e a importância dessa gestão, bem como os processos essenciais nesses casos e a influência da tecnologia para tais operações.
Não só o mundo tem direcionado sua atuação em diferentes frentes para um futuro tecnológico, como também o próprio governo e órgãos federais também têm investido na atuação digital. Isso já nos mostra como este é um tema mais do que fundamental para as empresas do setor.
O que é e como funciona o Comércio Exterior?
Muitas vezes, quando falamos em comércio exterior, podemos ter a impressão de que seja algo distante de nossa realidade no dia a dia. Mas, na verdade, essa atividade está cada vez mais interligada com a nossa rotina.
O comércio exterior, como o nome sugere, refere-se às transações comerciais entre diferentes países e envolve, mais especificamente, a compra e venda de bens e serviços além das fronteiras nacionais. Como podemos imaginar, esse processo é essencial para o desenvolvimento econômico global, afinal é ele quem permite que as nações obtenham produtos e serviços que não podem produzir eficientemente ou a custos mais baixos do que outros países.
Dentro dessa realidade, quando falamos em comércio exterior também precisamos considerar dois conceitos muito importantes: a importação e a exportação.
A exportação é o ato de vender produtos ou serviços para outros países. Empresas que têm interesse em exportar geralmente colhem informações sobre mercados estrangeiros, regulamentações alfandegárias, demandas do consumidor e concorrência.
Já a importação é o ato de comprar produtos ou serviços de outros países. Quando uma empresa deseja importar, ela inicia o processo pesquisando fornecedores estrangeiros, negociando termos e condições comerciais, e, posteriormente, realizando a compra.
É claro que, além do processo que esses conceitos preveem, existem muitos outros que complementam toda a operação de comércio exterior como regulamentações, logística internacional e pagamentos específicos.
A tecnologia como aliada na gestão dos processos de comércio exterior
Como vimos, todo o funcionamento em relação à gestão do comércio exterior prevê um complexo conjunto de atividades envolvendo trabalhos de aspectos operacionais, logísticos, tributários e financeiros. Introduzir a tecnologia e simplificar tal realidade auxilia não só na otimização de todo o funcionamento como até mesmo na redução de custos.
Mas como a tecnologia se insere na gestão do comércio exterior?
A entrada da tecnologia na gestão de importação e exportação marcou uma nova fase nesses processos. Ferramentas digitais, automação e sistemas integrados trouxeram eficiência e transparência, otimizando operações e reduzindo erros. Investir em uma gestão tecnológica de ponta proporciona mais eficiência, transparência e agilidade em todas as etapas.
E de que forma a sua empresa pode aderir a um processo mais tecnológico? Através de soluções otimizadas, como as da COMEXPORT, a maior empresa brasileira de comércio exterior, fundada em 1973, que se tornou referência no setor oferecendo serviços abrangentes e eficientes em todas as fases do comércio internacional.
Com um sistema próprio, o COMEXPORT Management System (CMS), a empresa proporciona uma gestão integrada de todos os processos da cadeia logística de uma importação ou exportação. Entrega uma gestão inteligente 100% em nuvem capaz de integrar os processos e parceiros envolvidos em um dashboard intuitivo e customizado para cada cliente e serviço. A empresa atende mundialmente diversos setores da economia, incluindo o automotivo e transportes em geral, têxtil, farmacêutico, químico, siderúrgico, ferroviário, mineração e alimentício.
Centro de Distribuição COMEXPORT em Cariacica – ES
Com um portfólio abrangente de marcas parceiras, incluindo Mercedes-Benz, Volvo, Honda, Toyota, GWM, BYD, General Motors, Volkswagen, Porsche, Aston Martin, McLaren e muito mais, a COMEXPORT é responsável pela importação de mais de 100.000 veículos anualmente. Conta com uma infraestrutura robusta, com terminais exclusivos, como o terminal de veículos no Espírito Santo, e um complexo logístico automotivo em Suape, Pernambuco. A empresa é pioneira no setor automotivo do país, sendo a única capaz de importar veículos desmontados e montá-los localmente, abrindo novas perspectivas para a indústria automobilística brasileira e impulsionando a eficiência e a inovação na cadeia de suprimentos automotivos.
A estratégia da COMEXPORT é sustentada pela priorização da eficiência e redução de custos, sempre buscando otimizar seus processos operacionais. A empresa oferece uma consultoria completa para importação e nacionalização de produtos. Além disso, possui uma gestão inteligente e integrada das operações, enfatizando seu compromisso com a qualidade e a segurança em todos os aspectos das operações. Entre os diferenciais das soluções da COMEXPORT estão:
- Integração Logística
- Tecnologia de Rastreamento Multidimensional
- Simplificação Operacional
- Otimização Fiscal
- Otimizações Financeiras
- Integridade e Compliance
Falando em soluções, a COMEXPORT trabalha com a Gestão 5PL (Outsourcing em Operações de Comércio Exterior) ao realizar operações em nome do cliente, garantindo uma gestão integral e digital dos processos de importação e exportação.
Gestão 5PL em operações de Comércio Exterior: quais as vantagens?
O conceito de Logística de Quinta Parte (5PL) vem da área Logística e resume, basicamente, a forma com a qual as operações são organizadas. Para entender o que é a Gestão 5PL, vale ter em mente como são os níveis 3PL e 4PL. No nível 3PL (Logística de Terceira Parte), acontece a terceirização de funções logísticas para uma empresa especializada em logística. Os serviços oferecidos incluem transporte, armazenamento, distribuição e gestão de inventário.
No 4PL, acrescenta-se um nível de gestão na cadeia de suprimentos. Isso garante uma visão mais abrangente e estratégica da mesma, podendo resultar em maior eficiência, redução de custos e melhor alinhamento com metas.
Na Gestão 5PL, acrescenta-se uma entidade tecnológica especializada que vai otimizar as operações e esta é uma das soluções da COMEXPORT que incorpora tecnologias avançadas como sistemas de rastreamento em tempo real, análise de dados, inteligência artificial e automação de processos.
Os benefícios dessa solução podem ser resumidos em:
- Gestão 100% integrada e mais eficiência operacional
- Transparência e visibilidade de dados e informações
- Customização
- Redução de Riscos
- Adaptabilidade
- Redução da Complexidade dos processos
Em resumo, a Gestão 5PL oferece uma abordagem avançada e completa para otimizar operações de comércio exterior.
COMEXPORT: Sinônimo de Inteligência no Comércio no Exterior
Com 50 anos de história, a COMEXPORT é a maior empresa de comércio exterior do Brasil. Possui a mais completa e eficiente estrutura em comércio internacional – com ampla experiência nos processos operacional, logístico, tributário, aduaneiro e financeiro – e é a empresa do setor que mais investe em inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para agregar valor e visão estratégica a seus clientes. Líder em comércio exterior no país, a companhia atende mundialmente diversos setores da economia, entre eles, aviação, automotivo e transportes em geral, máquinas e equipamentos, têxtil, farmacêutico, cosmético, químico, siderúrgico, alimentício e varejo no geral. Conta com mais de 600 colaboradores, está presente nos principais portos brasileiros e possui operações em todo o mundo.
Saiba mais sobre suas soluções: http://comexport.com.br/