O metrô de Barcelona tem se destacado por conta das inovações sustentáveis, tecnológicas e de logística que apresenta. Além disso, o meio de transporte de passageiros espanhol deverá operar de forma autônoma, ou seja, sem maquinistas.

Para saber mais sobre as inovações que são observadas no metrô de Barcelona, ouvimos o professor Evandro Moritz Luz. Ele é especialista em Logística, mestre em Engenharia de Produção e docente do curso de Gestão Empresarial, do Senac EAD. 

Continue conosco e veja como o metrô desta importante metrópole europeia está sendo renovado!

Linha 9 do metrô de Barcelona: inovação em automatização

Luz nos explicou que as obras da linha 9 do metrô de Barcelona foram de responsabilidade da Infraestruturas Ferroviàries de Catalunya (IFERCAT). O projeto começou a ser executado em 2009 e utiliza tecnologia inovadora nos processos, com tuneladoras e máquinas de última geração.

O objetivo das obras na linha 9 é promover a circulação de metrôs totalmente automatizados, sem motoristas ou maquinistas conduzindo-os.

“Segundo a IFERCAT, essa será a linha automática de metrô mais longa da Europa, uma experiência inovadora no setor das comunicações. Ela será projetada como uma enorme parábola de Llobregat a Besòs que conectará o restante das linhas e quebrará o modelo radial da ferrovia metropolitana”, diz o professor.

Luz também comentou que os trens automatizados serão controlados a partir de uma central única de comandos. De acordo com o mestre em Engenharia de Produção isso trará benefícios como:

  • Maior regularidade e fluidez da circulação ferroviária, bem como a consequente redução do tempo de espera dos passageiros
  • Aumento dos níveis de segurança ao evitarem possíveis erros humanos e se basear num sistema muito exigente a detecção de falhas; 
  • Maior segurança, garantida pelas portas da plataforma que evitarão acidentes no processo de entrada e saída de passageiros;
  • Adaptação da oferta de comboios em circulação às necessidades da procura em cada faixa horária;
  • Controle muito preciso tanto da posição relativa dos trens quanto da determinação dos pontos de parada nas estações, graças a um sistema de comunicação trem-solo, baseado em um rádio de alto desempenho e computadores localizados tanto a bordo dos trens quanto no solo; e
  • Supervisão contínua do estado dos comboios e do trânsito a partir da central de comando, o que permite resolver eventuais imprevistos com total imediatismo.

Sustentabilidade: metrô de Barcelona utiliza energia oriunda dos trilhos

Com foco na sustentabilidade, o metrô de Barcelona utiliza um sistema que capta a energia gerada pela frenagem dos trens nos trilhos.

“Trata-se de uma tecnologia antiga, mas bem utilizável e moderna ao mesmo tempo. Assim, o metrô de Barcelona faz uso da conversão da energia cinética liberada durante a frenagem dos trens em eletricidade, sendo essa energia dissipada como calor”, afirma Luz.

O professor também comenta que com a instalação de escritórios modulares na estação de metrô, é possível carregar veículos automotores de pequeno porte, como por exemplo os patinetes elétricos.

Na visão do especialista: “As estações de carregamento ajudam a incentivar o transporte intermodal, pois os moradores são incentivados a ter um espaço seguro para usar entre as viagens. Isso melhora a experiência do passageiro, integrando lazer, conectividade, conforto e interatividade nas estações de metrô”.

Brasil: metrô de São Paulo se inspira no modelo de Barcelona

Conforme apuramos com Luz, o metrô de São Paulo já vem realizando estudos para a aplicação construtiva com base no que foi aplicado na linha 9 do metrô de Barcelona, tanto para atender as demandas do serviço, quanto para o fator tecnológico.

Segundo o entrevistado, um bom exemplo é a recente modernização completa da bilhetagem e dos meios de pagamento para embarque no metrô de São Paulo, introduzida com a chegada da nova plataforma TOP.

Para Luz: “A plataforma TOP tem colocado a modernidade tecnológica e a digitalização a serviço do transporte metropolitano em São Paulo, com soluções inovadoras à palma da mão dos usuários com diversos canais digitais e físicos para antecipar de forma rápida e eficiente a compra de bilhetes”.

O especialista finaliza, destacando que tais inovações do metrô de Barcelona podem também servir de inspiração para os transportes públicos sobre trilhos do Brasil. Ele comenta:

“Explorar mais a energia sustentável passa a ser também o foco para o metrô brasileiro, disponibilizando serviços aos usuários e melhorando a experiência nas estações e durante as viagens”.

Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre a modernização das ferrovias e os desafios do Brasil para o segmento!

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