Cientes dos desafios, empresas do setor da logística focam em estruturar estratégias para aprimorar as soluções e serviços prestados com frequentes investimentos em inovação tecnológica e o fortalecimento da cultura corporativa. É o caso da BBM Logística. O vice-presidente administrativo-financeiro da BBM, André Gaia, afirma que, apesar dos desafios do último ano, os resultados da empresa foram compatíveis com os custos e o evidente aumento da carteira de clientes. “Entre 2021 e 2022, o Brasil disparou em uma escalada de inflação e juros, o que foi um grande desafio para o setor. Precisamos fazer um esforço muito grande para buscar um reequilíbrio financeiro, sem prejudicar o relacionamento com nossos clientes. Enquanto tentávamos esse reequilíbrio, a inflação, felizmente, retrocedeu e, então, chegamos a uma receita recorde”, explica Gaia.

Próximo a encerrar o ano, a empresa, que atua em toda a cadeia de suprimento e distribuição, da matéria-prima ao consumidor final, bateu recorde em receita líquida, ainda no terceiro trimestre deste ano, alcançando a marca de R$ 434,8 milhões, frente a R$ 356,2 milhões no mesmo período de 2021, o melhor resultado da sua história, segundo informações fornecidas pela empresa. 

Outra empresa que performou positivamente em 2022 é a Soluciona Logística. O CEO da empresa, Toni Trajano, diz que levando-se em conta a demanda regular das operações, há um incremento médio de 30% nos volumes transportados este ano. 

Trajano disse também que o aumento de produtividade dos ativos atuais deve-se à maior ocupação dos veículos por estratégias de redução de transit time, com inclusão de motoristas adicionais. O CEO, entretanto, não acredita em crescimento para o próximo ano, mas aposta em inovação. “2023 será um ano com crescimento próximo a zero e com pressão sobre custos. Desta forma, entendemos que haverá oportunidades para empresas que oferecerem soluções diferenciadas para o mercado e é nisso que estamos apostando”, comentou. 

Expert no setor de logística de valores e patrimônio, a Prosegur registrou crescimento nos serviços de transportes e armazenagens de mercadorias de alto valor agregado. De acordo com a gerente de transportes de cargas especiais da Prosegur Cash, Rosana Albino, a expectativa é de aumento no faturamento da marca na casa de dois dígitos, quando comparado ao mesmo período de 2021. “A Prosegur Cash, dedicada ao transporte de valores, continuará a atender às necessidades dos clientes, focando em qualidade, rapidez e flexibilidade para as cargas valiosas. Em um país onde o modal rodoviário possui um alto índice de sinistralidade, é preciso pensar na questão de segurança”, disse Rosana. 

Varejo pautado no ESG

Outro foco de investimento das empresas do setor logístico em 2023 está relacionado às ações de ESG, do inglês (Environmental, Social and Governance). As práticas empresariais com a finalidade de promover sustentabilidade, bem-estar de pessoas e governança corporativa passaram a integrar as diretrizes das empresas em geral. Um exemplo é a Coopercarga, que conta com mais de 60 unidades no Brasil e em outros países do Mercosul. Nas operações de distribuição urbana, a empresa utiliza veículos elétricos e conduzidos por motoristas mulheres, além de ter assumido o compromisso de, a partir de 2025, adquirir apenas veículos de combustível alternativo. 

O vice-presidente e diretor de operações da Coopercarga, Paulo Simione, afirma que a operadora está se planejando, estrategicamente, para crescer 30% em volume de cargas no próximo ano. “Nossos investimentos estão alinhados a esse propósito e, em contrapartida, esperamos que o mercado corresponda com essa expectativa”, comentou.

Presença confirmada na Intermodal 2023

BBM, Soluciona Logística, Prosegur, Coopercarga são algumas das mais de 500 marcas expositoras que estarão presentes na 27ª edição da Intermodal South America 2023, o maior encontro dos setores da logística/intralogística, transporte de carga e comércio exterior da América Latina, que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, no São Paulo Expo. Além da feira, o maior evento do setor contará ainda com o Congresso Intermodal, a XXVI Conferência Nacional de Logística (CNL), uma realização da Abralog (Associação Brasileira de Logística), a Arena Intermodal, com conteúdos interativos e dinâmicos, e o TI Innovations, patrocinado pela Logcomex.

As inscrições estão abertas por meio do site. Acesse agora!