A utilização dos corredores logísticos fazem parte de uma estratégia de distribuição de carga, que é muito benéfica para as empresas e os consumidores.

Por meio desse tipo de ação, é facilitado o processo de exportação de uma série de produtos brasileiros, por exemplo.

Marcio Freitas, especialista em Gestão Estratégica de Operações e docente do curso Técnico em Logística do Senac EAD, nos apresentou algumas informações interessantes sobre o tema. Acompanhe!

Corredor logístico: entendendo o conceito

“O corredor logístico consiste na reunião de processos sequenciados, modais de transportes, equipamentos e operações devidamente organizados com o intuito de ligar dois polos com fluxo intenso de mercadorias e pessoas”, explica Freitas.

Segundo o professor, nas atividades de exportação, os corredores tem como objetivo reduzir custos operacionais, melhorar a qualidade do transporte e agilizar o escoamento de produtos, principalmente commodities agrícolas

“Nesses corredores estão envolvidas várias infraestruturas logísticas, tais como: rodovias, portos, aeroportos, ferrovias e dutovias”, comenta o docente.

A importância dos corredores logísticos estratégicos

Para Freitas, os corredores logísticos estratégicos são importantes no que se diz respeito à busca de eficiência e flexibilidade nas exportações, planejando o uso correto dos modais e articulando a multimodalidade a fim de reduzir custos e melhorar o escoamento de produtos naturais ou industrializados no país.

Em suas palavras: “Quando pensamos em exportação, sempre visamos um aumento na receita, uma venda em moeda internacional (Dólar ou Euro). Mas, para que o mercado internacional seja realmente vantajoso, os aspectos e impactos logísticos precisam ser levados em consideração. Por isso, a criação e o desenvolvimento de corredores logísticos destinados à exportação são importantes para o crescimento de uma nação e até mesmo para a competitividade internacional”.

Tipos de corredores logísticos no Brasil

Segundo Freitas, atualmente, no Brasil, a infraestrutura de corredores logísticos é composta por rodovias, ferrovias e hidrovias. Temos atualmente:

  • 20 mil km de estradas estaduais e federais;
  • 9 mil km de ferrovias;
  • 4,3 mil km de hidrovias; e
  • 11 complexos portuários. 

“Esses números podem representar uma boa infraestrutura de exportação, mas se levarmos em consideração o tamanho continental do nosso país, a necessidade de crescimento e expansão, notamos que estamos em atraso, ainda mais que os corredores têm por finalidade agilizar o processo de exportação, dar mais qualidade ao transporte e reduzir custos”, opina Freitas.

O professor também acredita que: “Fica evidente a necessidade de expansão em ferrovias, hidrovias e complexos portuários e entrepostos multimodais, para que a competitividade no mercado internacional cresça e o Brasil se desenvolva ainda mais”.

Principais corredores logísticos de exportação no Brasil

Perguntamos a Freitas quais são os principais corredores logísticos utilizados para exportação no Brasil. 

Ele nos explicou que, atualmente, consideramos nove principais corredores logísticos no Brasil, distribuídos de Norte a Sul, incorporados por rodovias, ferrovias e hidrovias. São eles:

  • Corredor Norte composto por três eixos centrais, que são: Eixo Madeira, Eixo Tapajós e Eixo Leste;
  • Corredor Nordeste composto por dois eixos centrais, que são: Eixo São Luiz e Eixo Salvador;
  • Corredor Sudeste composto por dois eixos centrais, que são: Eixo Vitória e Eixo Santos; e
  • Corredor Sul também composto por dois eixos centrais, que são: Eixo Paranaguá e Eixo Rio Grande. 

A sua empresa ou negócio utiliza os corredores logísticos de exportação? Em caso positivo, conhecê-los é bem importante.

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