O transporte ferroviário passou por diferentes modificações ao longo da história, revolucionando a forma como nos deslocamos e impulsionando o desenvolvimento econômico e social.
A primeira ferrovia de passageiros começou a funcionar em 1807, com o nome Oystermouth Railway, na Inglaterra, com a utilização de tração animal. Dali em diante muita coisa mudou e evoluiu.
Para falar sobre o assunto, conversamos com José Manoel Ferreira Gonçalves, fundador da Frente Nacional Pela Volta das Ferrovias (FerroFrente). Convidamos você a embarcar conosco nessa viagem emocionante pelos trilhos da história!
Principais eventos históricos que marcaram o início do transporte ferroviário no mundo
O entrevistado José Manoel Ferreira Gonçalves é categórico ao afirmar que um dos eventos históricos que marcou o mundo foi a invenção da máquina a vapor e, consequentemente, da locomotiva a vapor.
“Primeiro foi a lenha, depois carvão, eletricidade e hoje diesel e outras formas de energia que estão sendo pesquisadas”, informa ele.
Ele ainda acrescenta que, nos dias atuais, se defende a ideia de que a locomotiva volte a ser elétrica, já que é mais sustentável. Entretanto, é preciso respeitar as possibilidades.
Mesmo assim, o transporte ferroviário de cargas e de pessoas é, ainda, um dos menos poluentes da atualidade.
“O transporte sobre trilhos é menos poluente em comparação com essa grande quantidade de caminhões circulando pelas ruas, levando, por exemplo, mercadorias do Mato Grosso até o Porto de Santos. Isso é inadmissível. Temos que pensar na multimodalidade ou na intermodalidade.”, complementa nosso entrevistado.
Sobre os marcos na história ferroviária, Ferreira Gonçalves destaca que eles são importantes aspectos do desenvolvimento da ciência e da indústria no mundo inteiro.
“Imagina passar da lenha para o carvão; dele para o diesel, eletricidade, tudo isso. A necessidade de vencer distâncias importantes. O mundo tinha que resolver problemas desse tipo, e fez isso”.
As primeiras ferrovias construídas e o propósito original do transporte
O entrevistado lembra que a primeira ferrovia de passageiros começou a funcionar em 1807, com o nome Oystermouth Railway, na Inglaterra, com a utilização de tração animal.
“A partir de 1812, surge a locomotiva a vapor, em Middleton Railway, também na Inglaterra. Em 1825, 35 vagões saíram de Darlington e seguiram até Stockton, Inglaterra, um trecho de 32 quilômetros, com 600 passageiros. Em seguida, se popularizou”.
Ferreira Gonçalves recorda que uma locomotiva, na época, puxava poucos vagões e era capaz de transportar menos de 100 passageiros.
“Em julho de 1837, surge a Grand Junction Railway, que é considerada a primeira ferrovia de longa distância do planeta. Ao longo do percurso existiam 18 estações”, lembra.
Sobre a construção de ferrovias que integram o país, os Estados Unidos, segundo o entrevistado, foram precursores.
“Os Estados Unidos criaram de leste a oeste a integração daquele país também continental por meio de trens. O Brasil não fez isso pois tem mania de cachorro magro. A gente acha que não dá conta”, opina.
“Temos que levantar a autoestima e dizer: engenheiros do Brasil, nós podemos, a gente faz aviões e exporta para o mundo inteiro, fez o pré-sal, buscando petróleo a sete mil metros de profundidade com robôs”, completa.
A influência da revolução industrial no desenvolvimento das ferrovias
José Manoel Ferreira Gonçalves lembra a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ferrovia no estado de Rondônia considerada um ícone ferroviário mundial. Porém foi em São Paulo que o crescimento do transporte ferroviário se destacou.
“Em São Paulo houve o crescimento das ferrovias em razão do café, que era transportado para Santos no lombo de burros, descendo a serra”, recorda a história.
“Os cafeicultores queriam levar mais café em menos tempo. Aí, investiram na construção de ferrovias e tivemos um boom ferroviário”, acrescenta.
Segundo o fundador da FerroFrente, muitas empresas surgiram na época financiadas pelo café. “Foi a necessidade de aumentar a eficiência e a capacidade no transporte”.
As inovações tecnológicas que impulsionaram o avanço das locomotivas e dos sistemas ferroviários
O entrevistado José Manoel Ferreira Gonçalves afirma que a criação da máquina a vapor foi fundamental, sendo um dos avanços tecnológicos mais importantes dos últimos anos.
“Antes disso, com a invenção da roda. Você saiu da Idade da Pedra. Com o conhecimento das outras questões da natureza aprendeu-se como transformar ou criar energia com o movimento”, opina.
“A ferrovia fez isso. O mundo todo adotou a ideia. O fundamental foi a máquina e as outras descobertas importantes como a telefonia, assim as estações se comunicavam já que naquela época não havia GPS”, finaliza o convidado.
E para que a história continue sendo escrita, é preciso garantir a seguridade dos trabalhadores e dos usuários das ferrovias. Por isso, aproveite e leia nosso artigo que fala da tecnologia para impulsionar a segurança ferroviária!