As entrevistadas discutiram sobre os principais desafios das Mulheres em cargos de liderança, a importância da Liderança Feminina na logística e muitas dicas para novas profissionais do setor!
Ana Quirino começou no comércio exterior aos 15 anos e se apaixonou pelo segmento. Carolina é de uma família de advogados na área de direito marítimo, após a faculdade de direito e jornalismo, foi trabalhar na área portuária e como advogada de direito marítimo.
Os benefícios da inclusão em cargos de liderança
Para Carolina, a diversidade é fundamental em qualquer setor, não só na logística. A entrevistada fala sobre novos olhares, respeito e aprendizado. “Há medida que as empresas se permitem ter essa sensibilidade para a diversidade, questões de gênero, ela está trazendo uma riqueza de profissionais, com olhares diferentes, com uma criatividade diferente e que podem agregar muito valor no negócio.”
Ana Quirino concorda e diz que times diversos abrem espaços para discussões. “A diversidade fomenta as discussões, fomenta ponto de vistas diferentes e é isso que faz as empresas crescerem, faz as empresas buscarem alternativas para os negócios.”
Esses pontos também valem para a cultura de inovação das empresas, em que mulheres e outras minorias podem trazer soluções para desafios do mercado.
Os principais desafios das mulheres
Ana Quirino comenta que em algumas áreas dominadas por homens ainda há um estranhamento de ver uma mulher trabalhando que pode gerar situações desconfortáveis, como vistorias técnicas de portos e aeroportos.
“A gente sente que tem um pouco de desconforto, não da minha parte, porque eu entro em qualquer lugar, eu estou trabalhando […], mas pela parte dos homens, eles estarem lá ‘Como a mulher está aqui? Vai subir em um navio?”
Para Carolina, os desafios são sociais e de quebra de padrões, tanto para os homens quanto para as mulheres. Além disso, “existem muitas barreiras, cultural, econômica, educacional” para que as oportunidades cheguem a todos.
Oportunidades em cargos de Liderança
Na empresa de Ana Quirino, as mulheres constituem praticamente 90% da empresa. “As mulheres estão cada vez mais se capacitando, fazendo cursos, fazendo MBA.” Ela elenca a educação e treinamentos como incentivo às funcionárias.
Carolina fala sobre uma pesquisa do HUB que mostra que a mulher profissional costuma buscar mais conhecimento e informação. Também comenta que na última pesquisa de 2019, pouco mais de 30% da liderança eram mulheres, “em um mercado que é cerca de 58% feminino.”
As entrevistadas também entram no fenômeno da “Síndrome da Impostora”, em que mulheres com mais conhecimento técnico podem estar em funções aquém das suas habilidades. Como solução, ambas elencam que grupos e associações de mulheres ajudando mulheres beneficiam todo o ecossistema.
O fomento da Liderança Feminina
Para Carolina, grupos minoritários podem se beneficiar de vagas e eventos afirmativos “precisa de um empurrãozinho, parece que as mulheres estão acanhadas”. Para a entrevistada, é uma maneira das empresas dizerem ‘há espaço para você’.
Quirino considera que estar aberta às oportunidades e referências das competências de profissionais foram essenciais para o seu sucesso, “Quando eu ingressei na minha carreira, eu fiquei observando alguns profissionais da área que eu gostaria de me espelhar. E essas referências me fizeram só ter o foco de olhar para onde eu queria chegar.”
Essas referências podem passar por líderes homens ou mulheres, que dão oportunidade para novos profissionais.
Dicas para novas profissionais no mercado de trabalho
O conselho principal da Ana Quirino é focar nos seus objetivos e seguir o seu caminho independente do que outros digam. Ela também destaca que têm muitas oportunidades na área “Eu fico olhando o tanto de desafios que a gente tem, tantas vagas, tantas oportunidades boas, aqui no Brasil, fora do Brasil.”
Carolina destaca a internet como uma ferramenta fantástica para que esses jovens possam fazer buscas de oportunidades e de entendimento do setor. “Faça buscas de qualidade na internet para que você consiga se unir a iniciativas que vão te trazer conhecimento, oportunidades e criar uma referência para você no mercado.”