A Intermodal, reconhecendo a importância de seu papel social, abraça diversas causas, demonstrando um comprometimento excepcional com o bem-estar coletivo.
Por isso, firmamos parcerias sociais e apoiamos entidades notáveis como o CAMPS Santos, o Instituto Jô Clemente e o Caminhoneiros Surdos Brasil.
Cada uma dessas organizações faz um trabalho social importante, contribuindo para a construção de uma comunidade mais inclusiva e solidária.
Saiba mais sobre elas a seguir!
CAMPS Santos
Fundado em 1967, o Centro de Apoio à Motivação e Preparo Social (CAMPS) Santos tem sido um farol de esperança e transformação para jovens em situação de vulnerabilidade.
Segundo Rosângela Barreiro, coordenadora de comunicação da entidade, o propósito do CAMPS é “resgatar jovens naquela idade mais crítica”.
Ela comenta que, com a introdução da Lei da Aprendizagem, em 2000, o CAMPS ajustou o seu foco para jovens de 14 a 24 anos.
Barreiro explica que, atualmente, a instituição “atende 700 jovens com 15 anos”, operando com um modelo de seleção rigoroso por meio do Projeto Avançar, um curso modular destinado a prepará-los para o mercado de trabalho.
A coordenadora de comunicação destaca a importância da formatura para esses jovens, descrevendo-a como “uma formatura mesmo, de faculdade, com todo glamour”, muitas vezes a única oportunidade de celebração formal que terão.
Além disso, o CAMPS estende a sua mão para pessoas com deficiência (PCDs), oferecendo cursos específicos para prepará-las para o mercado de trabalho.
Barreiro salienta que a instituição “prepara as pessoas com deficiência para o mercado, porque o mercado precisa delas”, refletindo a dedicação do CAMPS em contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
De acordo com a coordenadora, essas parcerias facilitam a inserção dos jovens em diversas áreas: “a maior parte é em rotinas administrativas, mas nós temos jovens em vários segmentos, como comércio e varejo, logística, logística portuária e TI”, diz.
Barreto também menciona as parcerias essenciais com empresas, particularmente aquelas localizadas no Porto de Santos.
A sua empresa pode fazer parte desse projeto incrível. Saiba mais sobre o projeto no site oficial ou entre em contato: [email protected] | (13) 3226-6464
Instituto Jô Clemente
O Instituto Jô Clemente, situado na Vila Clementino em São Paulo, tem a missão de atender e incluir pessoas com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e doenças raras.
Fabrício Ondei, responsável pela mobilização de recursos da entidade, ressalta o pioneirismo do Instituto na realização da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho.
Além disso, uma das iniciativas inovadoras mencionadas por Ondei envolve uma parceria com importadores para evitar o descarte de produtos de regime de admissão temporária.
Ele explica: “Isso significa que tem uma linha de despachantes aduaneiros que importam em regime de admissão temporária. Um dado momento, esse bem importado pode se tornar o item que vai para descarte devido às taxas de nacionalização.”
E continua: “Os valores de logística para se devolver esse bem ao país de origem é alto. Nós achamos uma forma sustentável e social para apoiar as empresas que fazem essas importações. E hoje é graças à Intermodal que nós estamos aqui na feira buscando um contato com esses despachantes aduaneiros que possam nos indicar para esses importadores”.
Quanto ao tipo de produtos aceitos para doação, Ondei esclarece: “Temos um parceiro aduaneiro que faz todo esse processo burocrático conosco”.
Ele enfatiza que, embora existam restrições para itens como produtos químicos, o Instituto está aberto a receber uma variedade de doações, incluindo objetos de arte, eletrônicos e cadeiras gamers.
Essa flexibilidade permite que o Instituto Jô Clemente elimine problemas para os importadores, além de maximizar as oportunidades de arrecadação de fundos.
Todo o lucro obtido com a venda dos produtos é integralmente investido nos programas e serviços oferecidos às pessoas com necessidades especiais.
Caso tenha interesse como importador, entre em contato pelo telefone (11) 95293-1999 ou pelo e-mail [email protected].
Caminhoneiros Surdos Brasil
Caminhoneiros Surdos Brasil, grupo liderado por Raquel Moreno, uma surda oralizada implantada bilíngue, surgiu em uma comunidade no Facebook.
“O grupo surgiu com dúvidas de como eles poderiam tirar a carteira de habilitação nas categorias profissionais C, D e E”, conta a líder da entidade.
Ela explica que o movimento é autor de um Projeto de Lei que tramita no Senado, visando incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular dos cursos de formação de policiais militares.
Com a comunicação entre os caminhoneiros surdos e os agentes que realizam a fiscalização nas estradas facilitada, quebra-se mais uma barreira em relação à contratação desses profissionais.
Sustentabilidade na Intermodal
A Intermodal acredita na força das parcerias sociais! Juntos, podemos fazer um mundo melhor para todos e a sua empresa pode ser parte disso.
Gostaria de trabalhar conosco na sustentabilidade do nosso evento? Você gostaria de compartilhar sua própria história e esforços? Teve uma ideia? Entre em contato com a equipe do evento e a de sustentabilidade da Informa para mais informações: [email protected]