A Intermodal South America, o maior encontro do setor de logística e intralogística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina antecipa algumas das novidades da 27ª edição, programada para 2023.
“O setor portuário é um dos mais estratégicos para a logística nacional e o momento é de intenso desenvolvimento para viabilizar operações com embarcações de grande porte e incrementar a competitividade dos complexos portuários e também do país frente ao mercado internacional”, afirma Hermano Pinto Jr., diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal.
Mais de 30 portos nacionais e internacionais já confirmaram presença na Intermodal South America em 2023. “Será uma das mais expressivas participações de portos na história do evento. Teremos representantes da Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos e Portugal, como também de terminais portuários reconhecidos e de empresas de movimentação de cargas e equipamentos, apoio marítimo, de serviços e de tecnologia portuária”, revela Hermano.
Programada para acontecer de 28 de fevereiro a 2 de março de 2023, no São Paulo Expo, a Intermodal South America reunirá mais de 500 marcas nacionais e internacionais, representantes de três pilares: intralogística, tecnologia e transporte de cargas. “Em 2023, teremos expositores que atuam, literalmente, em toda a dinâmica de supply chain. Cada modal estará representado e todos os atores também estarão no evento: operadores logísticos, companhias marítimas, aéreas e do modal rodoviário, equipamentos de movimentação de carga e soluções de tecnologia para gestão logística em portos, aeroportos e centros de distribuição, logtechs, entre muitas outras empresas.”, conclui Hermano.
Adicionalmente, o evento contará com uma extensa programação de conteúdo, com a XXVI Conferência Nacional de Logística (CNL), uma realização da Abralog (Associação Brasileira de Logística), e a primeira edição do Congresso Intermodal South America. Os eventos explorarão temáticas relacionadas à infraestrutura e ao transporte de carga internacional e nacional, à logística e intralogística, às inovações em soluções de equipamentos e tecnologias para a gestão e movimentação de cargas, entre outras.
O setor portuário brasileiro para 2023
Segundo dados da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o setor portuário brasileiro, formado pelos portos públicos e terminais privados, movimentou 1,210 bilhão de toneladas em 2021. Para 2022, estudos apontam que a movimentação alcançará 1,239 bilhão de toneladas, um crescimento de 2,4% em relação a 2021. Pelos próximos quatro anos, a agência prevê a manutenção do viés de alta na movimentação portuária. Em 2026, a expectativa é que o setor portuário nacional movimente 1,402 bilhão de toneladas contra 1,360 bilhão de toneladas em 2025.
A alta demanda de movimentação e diversificação das cargas movimentadas nos portos nacionais aquece a demanda por soluções em tecnologias e equipamentos que aumentem a produtividade e a eficiência operacional dos complexos portuários. “O cenário portuário é um dos que apresentam intensa necessidade de constante desenvolvimento tecnológico para dar vazão à atividade do comércio internacional. Na Intermodal South America, os visitantes terão a oportunidade de conhecer, em primeira mão, como as administrações portuárias e seus stakeholders estão superando os desafios de ganhar capacidade e eficiência, sem comprometer os preceitos da sustentabilidade”, conclui Hermano.
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