Você conhece o trem mais rápido do mundo? Os trens de alta velocidade são uma maneira eficaz de transportar passageiros que precisam viajar curtas distâncias (até 1.100 quilômetros), sem precisar depender do transporte aéreo, suscetível às mudanças climáticas.

Altamente velozes, os trens em operação no mundo, atualmente, podem chegar a 460 km/h, tornando-se um meio de transporte rápido, eficiente e que leva um grande número de passageiros em uma única viagem.

A seguir, vamos conhecer 5 trens de alta velocidade, entre eles o mais rápido do mundo, e o que está sendo feito no Brasil em termos de planejamento para implantação desta tecnologia. Veja abaixo!

Top 5 trens mais rápidos do mundo

Você sabe quais são os cinco trens que alcançam maior velocidade hoje no mundo? Vamos começar nosso Top 5 pelo quinto colocado, que está em operação no Japão.

JR East E5 – Japão – 320 km/h

O Japão sempre se mostrou um país à frente do seu tempo quando o assunto é trens de alta velocidade. Desde 1964, continua sendo um líder neste mercado. Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. 

Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência. Construído com suspensão ativa, o trem permite que as curvas também sejam feitas em velocidade elevada.

Para diminuir o barulho quando o trem entra em um túnel, a Japan Railways East projetou trens com a frente do primeiro vagão bem mais longa. A empresa, desde 2011, possui 59 trens em operação no Japão.

TGV – França – 320 km/h

O trem de alta velocidade usado pelos franceses também opera a uma velocidade que pode chegar aos incríveis 320 km/h. Atualmente, os trens saem de Paris para diversas cidades da França e outros países, como Londres e Bruxelas.

A TGV não opera apenas em território francês. Tamanho sucesso da tecnologia já levou a marca para países como Espanha, Itália, Estados Unidos e outros.

Importante ressaltar que é da França o recorde mundial de velocidade para trens convencionais. Em 3 de abril de 2007, um trem chegou a velocidade de 574,8 km/h, ou seja, 150 metros percorridos por segundo.

ICE3 – Alemanha – 330 km/h

Em terceiro lugar nos trens mais rápidos do mundo está a Alemanha com a InterCity Express (ICE). Conhecido como “minhoca branca”, o ICE mais rápido foi criado em 1999 e pode chegar a 330 km/h.

Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.

Além de operar na Alemanha, o ICE3 também faz viagens com destinos internacionais, como Bruxelas, Paris e Amsterdã.

CR400 Fuxing – China – 350 km/h

Os trens da CR400 Fuxing costumam chegar a 350 km/h, contudo, em alguns testes, a marca já mostrou ser possível atingir os 420 km/h.

Com capacidade para até 1.200 passageiros distribuídos em 16 vagões, o CR400 Fuxing, além de rápido, oferece uma experiência completa ao viajante por meio de entretenimento nos assentos, carregamento sem fio para dispositivos e outras tecnologias.

Shanghai Maglev – China – 460 km/h 

O trem mais rápido do mundo hoje está na China! É o Shanghai Maglev, transporte público, que utiliza levitação magnética ao invés das tradicionais rodas sobre trilhos de aço.

A velocidade máxima do Shanghai Maglev é de 460 km/h. Ele sai do aeroporto Pudong, em Xangai e percorre o caminho de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos.

A tecnologia utilizada nestes trens é alemã. Entretanto, recentemente, depois de mais de 10 anos em operação no país, a China começou a produzir os seus próprios Maglev que podem chegar a 600 km/h.

Planejamento de trens de alta velocidade no Brasil

O Trem de Alta Velocidade (TAV), apesar de realidade em muitos outros países, principalmente na Europa e no Oriente, se mostra como uma tecnologia difícil de ser implantada no Brasil.

Quando o assunto é a modernização das ferrovias e a implantação de TAV, o país enfrenta muitos desafios. A mudança de governo a cada 4 anos e a falta de prioridade acabam fazendo com que o projeto, que começou a ser pensado em 2004, ainda não tenha saído do papel.

O TAV entre Campinas e Rio de Janeiro deveria ter começado a operação na Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil. Em 2012, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) estimou junho de 2020 como data limite para o trem estar em operação.

Contudo, o aumento dos custos, que passaram de uma estimativa de 15 bilhões de dólares em 2009 para cerca de 75 bilhões de reais na cotação de 2020, e a falta de prioridade faz com que o TAV ainda não esteja em operação em nenhum lugar do Brasil.

Linhas de TAV planejadas para o Brasil

Efetivamente, o TAV começou a ser planejado no Brasil em 2009 pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). A ideia inicial era colocar 4 linhas em operação ligando cidades grandes, importantes e que estivessem próximas, mesmo que em estados diferentes.

O projeto inclui:

  • TAV Rio-São Paulo
  • TAV Brasília-Goiânia
  • TAV Belo Horizonte-Curitiba
  • TAV Campinas-Triângulo Mineiro

Os trens de alta velocidade a serem instalados no Brasil não ligariam apenas o ponto inicial ao final. O trajeto que iria do Rio de Janeiro a São Paulo, por exemplo, teria como destino final a cidade paulista de Campinas e o trajeto chegaria a 998,1 quilômetros.

Quais são os trens mais rápidos do Brasil atualmente?

Apesar de não ter, ainda, um trem de alta velocidade, o Brasil possui um grande número de ferrovias e trens para transporte de cargas e passageiros.

Entre os mais velozes estão a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Trensurb de Porto Alegre onde os trens podem chegar a uma velocidade de 90 km/h. O metrô mais antigo do Brasil, de São Paulo, opera a uma velocidade máxima de 87 km/h. 

E já que terminamos o artigo falando sobre os trens mais rápidos do Brasil, continue conosco e baixe gratuitamente o e-book “Ferrovias e inovação: como modernizar o tradicional setor?