Por Diogo Inoue*

O crescimento contínuo do e-commerce faz com que a compra on-line se torne um hábito cada vez mais regular. Diante desse cenário, os consumidores passaram a ser mais exigentes em todas as etapas de um pedido on-line. Da forma como os produtos os impactam, passando por pagamento com o mínimo de fricção possível e, até mesmo, na forma como esse produto será entregue. Para atender aos novos anseios dos clientes, ganha cada vez mais espaço na logística do e-commerce o modelo de PUDOs (Pick Up Drop Off), ou seja, a disponibilidade de locais de retiradas e postagens de encomendas, que são estabelecimentos comerciais de bairro facilmente acessados devido à sua grande capilaridade e flexibilidade de horário. A estruturação de uma rede representativa de PUDOs beneficia todo o ecossistema do comércio eletrônico, ajuda no avanço dos negócios e possibilita ganhos na logística de entregas nos grandes centros urbanos.

De acordo com a pesquisa Geopost E-Shopper Barometer 2022, as compras pela internet são reconhecidas como excelentes opções, pois 80% dos consumidores entrevistados afirmam que economizam tempo, e 66% dizem que adquirir pela internet reduz muito o estresse das compras nas lojas físicas. Além disso, a percepção de 58% deles é de que comprar on-line é tão conveniente que estimula mais compras, mesmo que seja necessário devolver algum produto de vez em quando. E, para 56%, já é possível comprar quase todos os produtos e serviços que necessitam pelo e-commerce.

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Diante do cenário de desenvolvimento do e-commerce e dos desafios de mobilidade urbana, os PUDOs ganham ainda mais relevância como alternativas aos modais de entrega padrão e para desestressar o modelo de logística atual. Podemos afirmar que essa rede representa uma reinvenção das entregas de última milha

Investir na utilização destes pontos permite às lojas on-line deixarem as encomendas em locais seguros e convenientes, escolhidos pelos clientes para retirarem suas compras, reduzindo os insucessos de entregas, já que muitas pessoas não podem receber seus produtos em suas residências nos horários comerciais.

Uma boa rede de PUDOs agrega flexibilidade e conveniência às entregas, beneficiando vendedores e compradores do mundo digital, pois cada vez mais os custos logísticos impactam na estratégia do embarcador ou na decisão do consumidor. A entrega nos PUDOs para retirada pelos clientes são até 20% menores, quando comparado com as entregas porta a porta. Desta maneira, os embarcadores conseguem subsidiar com mais facilidade os fretes, tornando-os mais competitivos aos compradores e convertendo mais vendas na sua loja on-line.

O fato de que mais opções de entregas e custos competitivos são determinantes para aumentar a conversão de vendas e gerar menos abandono de carrinhos na compra on-line tornam a rede de PUDOs peça fundamental para alavancar o e-commerce, no momento que os consumidores mudam seus hábitos e exigências. A rede pode, inclusive, oferecer uma boa política de trocas e devoluções em caso de algo dar errado com o produto.

Este aspecto de logística reversa é também muito relevante na decisão de compra. Estudos mostram que 92% dos consumidores dizem que comprarão novamente se o processo de devolução for fácil. E 67% deles checam a política de devolução dos varejistas antes de fazer a compra on-line, segundo pesquisa da Inmar Intelligence.

Os altos custos de frete e a falta de uma boa política de devolução estão entre os principais motivos para o abandono dos carrinhos de compras nos sites, o que reforça a importância dessas dores que os PUDOs conseguem aliviar na logística do e-commerce.

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Se considerarmos que as devoluções podem crescer na mesma proporção que as vendas, teremos grandes volumes transitando pela logística reversa, por isso, uma rede estruturada de PUDOs é altamente recomendada para atender essa demanda, através da funcionalidade drop off. As vantagens incluem a proximidade entre comprador e local de postagem, o baixo custo de postagem e o atendimento mais ágil e com menos filas do que um serviço postal estatal.

Adicionalmente, temos a questão da sustentabilidade do processo, já que, com a operação dos PUDOs, há uma redução no número de veículos circulando nos grandes centros urbanos, uma vez que as entregas e coletas são consolidadas. Uma quantidade menor de veículos, e menos paradas por veículo, representa melhorias no trânsito, diminuições das emissões de CO2 e da poluição sonora.

Até os lojistas proprietários dos pontos parceiros da rede de PUDOs também saem ganhando com o modelo, pois a retirada e envio de encomendas atraem mais pessoas aos estabelecimentos, e há um consequente aumento de vendas de itens originais das lojas. Gerar mais ganhos ao comércio local faz a economia circular no bairro, gerar mais empregos e garantir a manutenção daquela loja que a gente tanto gosta.

Portanto, são várias as vantagens obtidas com uma rede estruturada de PUDOs, que aprimora a experiência de compra dos e-shoppers e os fazem comprar mais, além dos ganhos de mobilidade e sustentabilidade para os grandes centros. Contudo, apesar de já haver no Brasil operações em redes bastante capilares e consolidadas nas metrópoles, são necessários investimentos especialmente em comunicação e em educação, para que o mercado conheça melhor os PUDOs. Desta maneira, o modelo será mais utilizado e dará contribuições ainda maiores para o comércio eletrônico brasileiro.

(*) Diogo Inoue é Diretor das Soluções OOH (Out Of Home, fora de casa na tradução para o português) da Jadlog.