Você sabia que o Uruguai é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul? Segundo informações do Ministério da Economia, o Brasil é o segundo maior destino das exportações uruguaias em todo o continente. Quando o assunto são importações, não é diferente: o Uruguai importa do Brasil a maioria dos produtos que consome no país. Em 2019, por exemplo, a corrente de comércio entre os dois países somou mais de US$ 3 bilhões, com um superávit para o Brasil de US$ 1,2 bilhão.

Cientes dessa relação comercial de extrema importância para ambos os países, a Intermodal (plataforma de negócios completa para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior) e o INALOG (Instituto Nacional de Logística – Uruguay Logístico) promovem um webinar exclusivo sob o tema “Plataformas logísticas uruguaias interconectadas: um fator chave para o Brasil”.

O evento ocorreu nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 10 horas, e propôs um debate gratuito e 100% digital sobre as facilidades para os empresários brasileiros realizarem negócios logísticos a partir do Uruguai, com foco na previsibilidade e eficiência dos processos aduaneiros. Outra questão de destaque foi a interligação das plataformas logísticas uruguaias, que permitem uma logística multimodal com o mercado brasileiro. Sem contar a apresentação de cases atuais, que trazem exemplos de operações logísticas bem sucedidas entre ambos os países.

O bate-papo ocorreu com a participação de três especialistas no assunto: o representante da Câmara Uruguaya de Logística (CALOG), Juan Pablo Muñoz; o integrante da Associação de Despachantes Aduaneiros do Uruguai (ADAU), Leonardo Couto; e o membro da Associação Uruguaia de Agentes de Carga (AUDACA), Sergio González.