Durante a mais recente NT Expo, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março deste ano, a austríaca Linsinger apresentou o roteiro criado para atingir o nível de manutenção preditiva 4.0 em todos os trilhos atendidos pela empresa.
Jorge Von Fedak, gerente de Vendas Internacionais da Linsinger, falou sobre o objetivo do projeto: levar as empresas a realizarem apenas as manutenções preditivas nos trilhos, ou seja, intervir apenas quando for realmente necessário.
Veja mais do que o palestrante falou abaixo!
A atuação da Linsinger na atividade de fresagem de trilhos
Com mais de 70 anos de atividades na Áustria, a Linsinger, empresa de equipamentos de fresagem, está entrando no mercado latino-americano. No Brasil, a história da empresa iniciou ainda em 1999.
A atuação da Linsinger visa diminuir o grande risco de todas as ferrovias que é a quebra dos trilhos, o descarrilamento e a perda de vidas e de cargas.
“Nossa especialidade é o trilho e a interface com a roda, pontos fundamentais para a ferrovia. Se o trilho está em ótimas condições, a roda não vai sofrer. Se a roda está em condições ruins vai acabar com o trilho. Nós procuramos trabalhar essa situação com a manutenção do trilho”, explicou Jorge Von Fedak logo no início da apresentação.
A principal causa do desgaste do trilho, segundo Von Fedak, é o atrito de aço contra aço. “Essa movimentação faz com que o trilho perca a sua estrutura e apresente desgaste”, acrescentou.
Quando o desgaste chega a um ponto específico, ele se converte em um defeito. E, a partir deste momento, os riscos passam a ser muito maiores.
“Quando você chega ao patamar do defeito, você tem o risco de quebra do trilho”, alertou o especialista.
Instruções do Roteiro Linsinger para o nível de manutenção preditiva 4.0
A partir da análise de diversas situações encontradas nos trilhos de trem, a Linsinger criou um roteiro próprio com o objetivo de atingir o nível de manutenção 4.0.
“A manutenção preditiva é saber quando você tem que atuar. E não atuar simplesmente porque no manual você fala que a cada trimestre vai fazer um reperfilamento do trilho”, explicou Von Fedak.
Foram identificadas pela Linsinger 4 diferentes estratégias de manutenção:
- Estratégia Sem Manutenção: é a substituição do trilho quando este chega ao limite da vida útil. De acordo com Von Fedak, “ecologicamente falando é talvez o mais caro e a situação que mais gera problemas, porque você não sabe quando vai quebrar”.
- Estratégia de Manutenção Corretiva: é quando você estabelece um patamar mínimo de situação do trilho e faz a manutenção de acordo com ele.
- Estratégia de Manutenção Cíclica: tem como objetivo a prevenção da quebra do trilho.
- Estratégia de Manutenção Preventiva: identificação de alguns elementos com o objetivo de prevenir o ponto de quebra dos trilhos.
O objetivo, segundo Von Fedak, é atingir o nível de manutenção preventiva em todas as ferrovias. Na Europa, inclusive, são usadas estratégias combinadas para que se possa chegar a este feito.
“Se você não faz a manutenção, o trilho não vai durar e vai se tornar um item muito custoso no seu orçamento. Com a manutenção, você vai ter uma economia muito importante e vai incrementar a vida útil do trilho”.
Ainda sobre o Roteiro Linsinger para atingir o nível de manutenção preditiva 4.0, Von Fedak destacou 3 pontos de referência usados para conceituar a plataforma de manutenção, começando pela economia circular.
“Economia circular tem a ver com ecologia, reciclagem e eliminação de CO2. O segundo é a indústria 4.0, utilização de Big Data e informações para que você consiga fazer uma simulação e ter a capacidade de predizer quando precisará trabalhar nos trilhos. E por fim uma análise do que você tem que fazer e quando tem que fazer”.
Trabalho mais limpo e ecológico possível para a troca de trilhos
Durante o encontro realizado na Arena Carga, o gerente da Linsinger falou sobre o trabalho desenvolvido pela empresa, com destaque para os estudos realizados junto a universidades e as simulações que tem como objetivo predizer quando é necessária uma intervenção.
“Fazemos medições longitudinais, transversais e também dentro da estrutura do trilho, o que permite saber exatamente qual a situação e que tipo de atuação você precisa fazer”, explicou.
Ainda de acordo com Von Fedak, a Linsinger realiza dois processos nos trilhos: a fresagem e o polimento.
“Nossa tolerância é de 0,1mm e a tolerância dos trilhos novos é de 0,3mm. Com equipamento de precisão, conseguimos a interface perfeita com a roda”, ressaltou.
Ele ainda destacou a utilização de um capacete de realidade virtual por quem realiza a manutenção nos trilhos. Com ele, profissionais que estão em outros lugares conseguem ver exatamente o que o mecânico está olhando e trocar informações.
“Nosso trabalho é limpo, seco, sem utilização de lubrificante e sem água. Coletamos 99,8% dos cavacos, sem produzir poeira e faíscas. É o trabalho mais limpo e ecológico possível para troca de trilhos”, finalizou Von Fedak.
Veja mais do que ele falou conferindo a palestra completa na plataforma da NT Expo!