Fundada em 2016 como centro de especialização digital do grupo Kongsberg, com sede na Noruega, a Kongsberg Digital apresentou suas soluções para o segmento marítimo, no dia 1º. de março, na Arena Intermodal.

Segundo Vicente Carrasco, Sales Director de Sensor & Robotics, o transporte marítimo enfrenta muitos desafios, desde a pandemia até mudanças de regulação dos Navios Verdes e Portos Verdes. E esses pontos aceleraram, em até uma década, mudanças nas operações.

Navios autônomos

Um exemplo dessa mudança nas operações é a possibilidade de controle por sensores em hidrovias, o que hoje permite o controle de tráfego fluvial. “Estamos participando dos projetos dos primeiros navios autônomos, sem tripulação, completamente elétricos, sem emissões de gases de efeito estufa. E é o projeto que nos vai permitir implementar todas as soluções de tráfego em rios.” 

Também estão participando do desenho de um navio autônomo para combate a incêndios, com a implementação de um sistema de atracação automática que pode reduzir o tempo e consumo de combustível em até 20%.

Os navios autônomos também utilizam uma Inteligência Artificial, já que um navio sem tripulação precisa prever riscos de colisões, como se um humano estivesse a bordo. 

Plataforma Digital 

A proposta da plataforma é reunir soluções já existentes para oferecer um sistema inteligente com dados integrados para o tráfego fluvial, oferecendo uma solução  eficientes e seguras do ponto de vista de navegação, que respeita às regulações, tanto por parte da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) como da Organização Marítima Internacional (OMI/IMO).

O sistema modular que pode partir de um sistema básico de batimetria, ou, com mais capacidade, a plataforma também oferece sistema AIS (Sistema de Identificação Automática), posicionamento, comunicações, previsão meteorológica e controle de tráfego.

Com seu funcionamento na nuvem, a plataforma permite a verificação do histórico e atualização dos dados em tempo real.

Geração de dados e Digital Twin

“Diariamente, passamos por riscos e, se tivermos um irmão digital para correr esses riscos seria perfeito”, afirma Paulo Assunção Jr., Growth Manager da Kongsberg Digital, ao detalhar as possibilidades da nova interface digital.

A proposta da solução é unir três áreas: Coleta de dados, Cibersegurança e Aprendizado de Máquina. Dentro da plataforma, já existem gêmeos digitais em funcionamento.

Segundo o executivo, a porta de entrada é o básico, conhecer a embarcação para melhorá-la, e o dado é a chave para encontrar a solução ideal para cada caso.

As embarcações geram milhões de dados a bordo, que não têm valor se não forem transmitidos,  estruturados e analisados de maneira holística.

As soluções fornecem infraestruturas de dados da embarcação para a nuvem, capturando e agregando dados de maneira econômica e segura.

Com um mercado que oferece mais de 550 aplicações disponíveis para embarcações, a empresa oferece uma proposta flexível, que pode interfacear não só com os equipamentos da empresa, mas com vários outros.

As soluções da empresa oferecem a possibilidade de obter os dados direto das embarcações e utilizá-los em nuvem, fato que proporciona maior agilidade e segurança. 

Confira a palestra completa gratuitamente na Plataforma Intermodal. Faça a sua inscrição!