No competitivo setor da logística, a combinação de soft e hard skills é essencial para a eficácia e o sucesso dos líderes.

Estas habilidades tão diferentes desempenham papéis complementares na gestão de operações complexas e na liderança de equipes em ambientes dinâmicos.

Para entender melhor como essas competências são aplicadas na prática, conversamos com Tiago Dantas, gerente de vendas na Körber Supply Chain. Continue conosco para saber mais!

Soft e hard skills: o que são e a importância para a liderança na logística

As soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais que influenciam como um profissional se relaciona com os outros e lida com desafios. São mais subjetivas e difíceis de medir, mas fundamentais para a eficácia de qualquer líder. 

“Boa comunicação, resiliência, trabalho em equipe, organização, senso de responsabilidade, gestão do tempo, pensamento crítico e capacidade de trabalhar sob pressão são as soft skills mais exigidas atualmente”, cita Dantas. 

“A inteligência emocional e a sensibilidade cultural (inclusive regional) também são pontos importantíssimos a serem levados em consideração”, completa.

As hard skills, por outro lado, referem-se às competências técnicas específicas que podem ser medidas e ensinadas, como conhecimento em ferramentas, processos e técnicas operacionais. Tiago acrescenta:

“Enquanto as hard skills garantem que os líderes possuam o conhecimento técnico necessário, as soft skills são essenciais para motivar, engajar e gerenciar a equipe, levando a uma operação logística mais eficiente e adaptável. A soma das duas, sem dúvidas, forma times vencedores em curto, médio e longo prazo”.

3 principais soft skills para um líder na área da logística

Algumas soft skills, segundo Dantas, se destacam pela sua importância na liderança logística. Entre elas estão:

1. Comunicação eficaz

A capacidade de comunicar-se claramente é fundamental para coordenar atividades e garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos. Tiago Dantas ressalta:

“A comunicação eficaz ajuda a evitar mal-entendidos e a promover uma colaboração eficiente dentro da equipe. Em um setor tão dinâmico quanto a logística, uma comunicação clara pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma operação”.

2. Resolução de conflitos

Em um ambiente onde problemas podem surgir a qualquer momento, a habilidade de resolver conflitos de maneira rápida e justa é crucial. 

Segundo Dantas, os líderes precisam ser capazes de mediar disputas e encontrar soluções que minimizem o impacto na operação. Isso envolve ouvir as partes envolvidas, entender as causas dos conflitos e implementar soluções práticas.

3. Gestão do tempo

Gerenciar o tempo de maneira eficaz permite aos líderes equilibrar múltiplas tarefas e prioridades. Tiago observa:

“A logística pode ser intensa e exigir decisões rápidas. Um bom líder precisa ser capaz de priorizar tarefas e delegar responsabilidades para garantir que tudo funcione de forma eficiente e que a equipe possa alcançar os objetivos”.

3 Hard skills solicitadas para líderes no setor logístico

As hard skills necessárias para líderes na logística incluem uma variedade de competências técnicas que garantem a eficiência operacional. Temos, entre elas:

1. Gestão da cadeia de suprimentos

O conhecimento profundo da cadeia de suprimentos é essencial para coordenar todas as etapas do processo logístico. 

Na opinião de Dantas, os líderes precisam ter um entendimento abrangente da cadeia de suprimentos para otimizar o fluxo de materiais e garantir a eficiência das operações.

“Em uma situação de crise, como interrupções na cadeia de suprimentos ou falhas operacionais, as hard skills auxiliarão a buscar a solução técnica”.

2. Sistemas de informação logística

A proficiência em sistemas como o WMS (Warehouse Management Systems) é crucial para a gestão eficiente de inventários e otimização de rotas. 

Neste caso, o entrevistado ressalta que os líderes devem estar atualizados com as últimas tecnologias e sistemas de informação logística, afinal a capacidade de utilizar essas ferramentas leva a grandes melhorias na eficiência e na precisão dos processos.

3. Análise de dados

A habilidade de analisar dados é fundamental para tomar decisões informadas e implementar melhorias operacionais. 

Por meio da análise de dados, Dantas explica que os líderes conseguem identificar tendências, prever problemas e buscar soluções baseadas em evidências. Isso é vital para melhorar a eficiência e responder rapidamente a desafios imprevistos.

O desenvolvimento de soft e hard skills nos líderes

O equilíbrio entre soft e hard skills é essencial para uma liderança bem-sucedida. Tiago Dantas oferece alguns insights sobre como alcançar essa constância:

“O equilíbrio entre elas é necessário para que o líder possa oferecer uma gestão mais eficaz para a empresa e para o time também”, inicia.

“O melhor de tudo isso é que habilidades podem ser desenvolvidas, ou seja, talvez você não tenha uma aptidão natural para gerenciar uma equipe ou não saiba como usar uma ferramenta”, exemplifica.

“Mas pode buscar aprender como fazer isso. Realizar uma autoavaliação e ouvir feedbacks, ter metas bem planejadas e buscar, não somente pelo conhecimento técnico, mas pelo autoconhecimento também”, finaliza.

Aproveite e veja agora nosso texto que aborda as principais habilidades do profissional de logística!