A Reconlog desenvolve projetos em estruturas metálicas revestidas em lona criando galpões logísticos para indústrias em geral. “Conseguimos montar um galpão em qualquer região. Não é apenas um produto, mas todo um projeto para atender as necessidades do cliente”, explica.
Em 2014, a empresa ganhou o desafio de projetar, fabricar e instalar o maior galpão de lona do país, pontapé inicial para na busca de soluções ágeis de armazenagem utilizando tecnologias disruptivas.
O modelo possui 295 metros de comprimento, 40 metros de vão livre e pé direito de 12 metros. Equivalente a três campos de futebol, levou 700 toneladas de aço e 35 mil m² de lona. “Buscamos o que existe de melhor no mercado e o galpão foi entregue em quatro meses, entre projeto, planejamento, obra civil e montagem”, segundo o executivo.
Galpão flexível
Outro grande acontecimento que marca a trajetória da empresa é a construção do maior galpão flexível da América Latina no setor de bebidas. O modelo RL360 montado para uma grande indústria do setor no país possui 325 metros de comprimento, tem capacidade para mais de nove mil posições de paletes que armazenam boa parte da cerveja produzida. Foram utilizados 14.800m² de lona e 133,8 toneladas de aço galvanizado em entrutura e montado em apenas 23 dias.
Segundo o Diretor Comercial, o RL360 é um novo conceito no mercado de galpões lonados, e pode ser utilizado por empresas dos setores de alimentos e bebidas, agronegócio, petroquímico, construção civil e cosméticos, entre outros. Sua estrutura é feita em aço carbono e galvanizada a fogo, sendo que cada peça possui uma identidade digital que auxilia no armazenamento e controle da produção. Com vão livre de 10 a 50 metros proporciona 100% de aproveitamento do espaço, sem limites para o comprimento. Conta com portão deslizante e abertura lateral superior para auxiliar na circulação de ar. Sua estrutura é preparada para suportar ventos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para cada região.
Armazenagem porturária
Para o setor portuário, a empresa executou um projeto para um operador logístico no Porto de São Sebastião, em SP, onde foram montados quatro mil m² em apenas oito dias. Após atender essa necessidade urgente, o cliente contratou mais oito galpões, totalizando 27.050m² de RL360 para armazenagem de açúcar em big bag. Com esse case, a empresa conquistou o prêmio por inovação do ano pelo MasterCana Brasil 2020.
O executivo avalia outras vantagens a considerar sobre o galpão de lona: ”O galpão de lona, por ter uma estrutura flexível, não necessita de habite-se e por não ser uma área definitiva tem isenção de IPTU. Tem facilidade na regularização e até 15% de redução de impostos, suprindo as necessidades de forma rápida e segura”, conclui.
LEIA MAIS:
- Armazenamento on-farm grãos na propriedade rural
- Gestão de armazéns: IoT na visibilidade de estoque