O Porto Itapoá já se tornou um dos maiores e mais importantes terminais portuários do Brasil e é considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina, contribuindo para elevar a Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Catarina, ao mesmo patamar dos grandes complexos portuários do país. Com um pouco mais de uma década, o Porto Itapoá já figura entre os cinco maiores portos do Brasil, sendo uma referência na movimentação de contêineres. Ao longo de sua história, mais de 5 mil navios atracaram no Terminal, movimentando cerca de 4 milhões de contêineres e 6,5 milhões de TEUs (Twenty-foot equivalent unit).
Hábil em negociação, gestão geral, otimização da cadeia de suprimentos, importação e frete internacional, conversamos com Roberto Pandolfo, Customer Experience & Business Development Director do Porto Itapoá. O Diretor nos conta sobre seu trabalho no setor de logística e cadeia de suprimentos do Porto Itapoá. Confira!
O Porto Itapoá teve um crescimento exponencial desde o início de sua operação há 11 anos. Como você agregou valor ao crescimento do porto?
“Não somente eu, como grande parte do nosso engajado time veio de diversas áreas deste segmento de logística internacional, armadores, freight forwarders, armazéns alfandegados, outros portos, e isto trouxe uma especial visão de cliente para a inovadora gestão comercial do porto.
A estratégia de estar próximo ao cliente nos posicionou em diversos mercados, desde Rio de Janeiro até Porto Alegre e esta visão nos fez conquistar parceiros muito distantes do nosso cluster original, aliados a uma focada inteligência de mercado e uma particular experiencia do cliente, fez com que solidificássemos a marca do nosso Porto Itapoá, amplificada pelo nosso marketing digital” nos conta o Diretor.
Soluções e diferenciais do Porto Itapoá
O Porto Itapoá é referência em atendimento ao cliente. Como se dá a integração de informações para a visibilidade e comunicação com o cliente?
“Um dos fatores que reflete o alto índice de satisfação dos nossos clientes ao longo dos anos é a criação de um departamento exclusivo de atendimento ao cliente que, no Porto Itapoá, é chamado de Customer Care. Em funcionamento desde 2017, o propósito do departamento é centralizar todas as demandas dos Clientes em um único processo de atendimento, buscando entregar o máximo possível de resolutividade ao usuário do terminal, seja ele importador, exportador, armador, despachante ou transportador.
O Porto Itapoá também realiza a Pesquisa de Satisfação dos Clientes desde 2014 com o objetivo de identificar as potencialidades e oportunidades de melhorias do Terminal. “Estar atento frequentemente para as necessidades do Cliente e ofertar o melhor atendimento possível às pessoas é um diferencial no setor que estamos. Valorizar as pessoas de dentro e de fora da empresa é um valor percebido por todos que conhecem o Porto Itapoá, e esse conceito está refletido no nosso negócio”, ressalta Pandolfo.
Além do transporte de contêineres, o Porto Itapoá é reconhecido pela alta expertise do terminal em movimentação de cargas break bulk, com destaque especificamente nas operações de lanchas e iates de luxo. Qual o diferencial do Porto para esse tipo de transporte?
Roberto Pandolfo afirma que o Terminal se preparou para essa demanda. “Tratam-se de operações que demandam equipamentos e mão de obra especializados e, por esse motivo, decidimos criar uma estrutura específica e dedicada para essa finalidade”, explica.
Com o constante desenvolvimento desta área, a demanda vem crescendo, segundo Pandolfo. “Hoje temos uma agenda de operações bastante expressiva e constante o que, naturalmente, nos estimula a continuar evoluindo, no sentido aumentar ainda mais a nossa capacidade”.
Inovação e sustentabilidade
No quesito inovação, o Porto Itapoá diz combinar modernidade com o desenvolvimento sustentável. Como a tecnologia tem auxiliado na alta performance de operação do porto e integração socioambiental?
“Os clientes e os mercados no Brasil e no mundo exigem eficiência, alta resolução e atendimento das necessidades aliados à uma atuação responsável das organizações. Dessa forma, inovação e sustentabilidade devem caminhar de mãos dadas e são pilares estratégicos no Porto Itapoá.
Desde o início de sua construção, o Terminal investe em programas de educação ambiental, recuperação da fauna e flora ocupada, além do monitoramento constante da vida marinha nas proximidades de suas instalações, possui também uma estrutura em tempo integral para o atendimento imediato no caso de acidentes ambientais ligados a operação portuária.
A praia da Figueira do Pontal, onde está situado o cais de atracação, à 230 metros da faixa de areia, foi preservada, urbanizada e reaberta à população.
Além disso, constantes programas são feitos nas áreas vizinhas, como o Programa de Educação Ambiental e o Projeto Itapoá Sempre Verde. Recursos também foram destinados para manutenção de reservas ecológicas e plantio de mudas nativas nas margens do rio Saí-Mirim.
Investindo nas pessoas e na comunidade, o porto já gerou mais de 900 empregos diretos, principalmente para Itapoá e região. Além do Porto, avalia-se que a cadeia industrial e de serviços atrelados ao contexto portuário pode resultar no surgimento de mais postos de trabalho para a comunidade”, conta o Diretor.
Recentemente, o time do Porto Itapoá desenvolveu um novo dispositivo IOT. Você pode contar mais sobre ele e os benefícios que o dispositivo traz aos clientes do Porto?
“Temos feito constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia, sempre com foco em desempenho operacional”, diz Pandolfo.
O empacotamento da solução de IOT desenvolvida internamente, inclui o próprio dispositivo físico e também o desenvolvimento do aplicativo que faz a integração dos coletores ao sistema Navis Sparcs N4, realizando a captura das informações e repassando para o software. Essa integração é fundamental para o planejamento sincronizado de pátio e cais, sendo controlado em tempo real pelos operadores. Todas as atividades das cargas e dos equipamentos, alinhados com o planejamento do navio, são registradas nos coletores dos TTs, com a alocação dinâmica dos veículos para otimizar o fluxo e evitar congestionamentos de tráfego.
Planos para o futuro do Porto Itapoá
A infraestrutura ao redor do porto é essencial para o sucesso e otimização da exportação. Na retroárea, estão disponíveis 10 milhões de metros quadrados para novas empresas. Quais novos serviços e soluções o Porto busca oferecer para seus clientes com essa expansão?
A capacidade operacional do Terminal pode ser ainda bastante potencializada com a chegada de novas empresas do segmento logístico na sua retroárea.
Para materializar esse crescimento, em 2021 a empresa captou no mercado, através de debêntures incentivadas, R$ 750 milhões. Este capital vai ser usado para financiar a ampliação do pátio dos atuais 250 mil metros quadrados para 455 mil metros quadrados em sua fase final. Com isso, o Porto Itapoá vai elevar sua capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs para 2 milhões de TEUs ao ano.
Na questão de infraestrutura, o cenário futuro do Porto Itapoá tem se desenhado com otimismo. A obra para ampliação e retificação do canal de acesso, na entrada da Baía da Babitonga, já tem licença prévia emitida pelo IBAMA. Isto permitirá que navios maiores, de até 360m, aportem na região. O acesso rodoviário também passa por este processo: todas as rodovias já têm projetos executivos em andamento para suas duplicações. Uma ferrovia também já é estudada por autoridades.
No entanto, independentemente deste potencial de crescimento, o Porto Itapoá vem desenvolvendo novos serviços para atender as demandas de clientes e do mercado. É o caso das novas soluções logísticas integradas. A primeira delas é o serviço de armazenagem de cargas em armazém geral com área dedicada exclusiva para as operações gerenciadas pelo próprio porto, com pouco mais de 2 mil metros quadrados. A segunda, o serviço de transporte rodoviário de carga consolidada (LTL – Less-than-truckload) até a porta do cliente, com saídas diárias.
“As soluções integradas que estamos oferecendo buscam facilitar a jornada do cliente que trabalha conosco, mas também podem significar uma redução de custos, dependendo da composição logística que for estruturada”, finaliza Pandolfo.