A tecnologia presente em itens e processos de segurança ferroviária também foi tema da NT Expo 2023. É preciso buscar e investir em estratégias para evitar possíveis acidentes nos mais de 30 mil quilômetros de ferrovias para tráfego no Brasil. 

Em apresentação na Arena Passageiro, Davi Bemon, Engenheiro Civil e fundador da Compass, representante oficial da Electrans no Brasil, apresentou o que de mais moderno a empresa vem instalando nas ferrovias pelo mundo afora. 

Veja mais do que ele falou neste artigo!

Pioneirismo da Electrans em passagem em nível e sinaleiro de tecnologia LED

A Electrans iniciou a sua jornada na segunda metade da década de 1970 oferecendo aos clientes os sistemas de proteção de passagens em nível. 

“Em 1977, a Electrans certificou a primeira passagem em nível e, desde a sua fundação, é voltada para o tema de sinalização ferroviária”, iniciou Davi Bemon. 

A empresa, inclusive, é pioneira na comercialização de sistemas de proteção de passagens em nível e sinaleiros com tecnologia LED.

“A grande diferença da Electrans para os demais players do mercado é que a gente é uma empresa camaleão, conseguimos nos moldar ao que o cliente precisa”, destacou ele.

Mais de 1.300 passagens em nível instaladas no mundo todo

Ao longo de 46 anos de história, a Electrans já instalou um grande número de passagens em nível em ferrovias de todas as partes do mundo. 

“Hoje contamos com 1.300 passagens em nível funcionando no mundo inteiro e detemos 95% do mercado espanhol. A gente tem tecnologia controlada pelo intertravamento, mista e automática”, informou Bemon.

Durante sua fala, o especialista destacou um sistema de proteção de passagens em nível vendido e instalado pela Electrans que trabalha unicamente com energia solar. 

“Funciona 100% com energia solar e conta com baterias (caso não tenha energia solar) para instalação em locais remotos. Às vezes custa mais caro levar a infraestrutura até o local do que você colocar uma solução assim. Na Costa Rica instalamos 146 PN’s nesse estilo”, contou.

Sinaleiro de LED completa 22 anos em funcionamento

Outro item comercializado pela Electrans e bastante utilizado para segurança das ferrovias são os sinais e holofotes de LED. O primeiro instalado pela empresa, inclusive, continua em funcionamento. Ele detalhou mais desta inovação:

“A Electrans foi pioneira na criação da bolacha de LED. Nosso primeiro sinaleiro de LED fez aniversário de 22 anos e continua acesso em nosso pátio em Barcelona. Nosso grande diferencial é justamente a personalização, sob demanda, de acordo com o que o cliente precisa”.

Outro item da Electrans, o contador de eixos, foi apresentado ao mercado mais recentemente, em 2018. 

“É um dos nossos produtos mais novos e a grande diferença dele para com os outros competidores é que ele faz a contagem pelos dois lados. Ele é um pouco mais robusto e totalmente anti-vandalismo”, explicou.

“O contador de eixos serve para marcar a ocupação da via, proteção de PN’s, detecção do trem e da velocidade. Tem vida útil de mais de 10 anos, detecta até 400 quilômetros por hora e não tem velocidade mínima”, acrescentou Bemon.

O engenheiro civil ainda ressaltou que todos os equipamentos produzidos e vendidos pela Electrans possuem SIL 4 (Safety Integrity Level), uma das certificações internacionais mais utilizadas quando o assunto são equipamentos de segurança para ferrovias.

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