A Tegma Gestão Logística se destaca como um dos maiores operadores logísticos do Brasil. A companhia é responsável pela gestão logística de aproximadamente um quarto dos veículos novos comercializados no país, entregues a mais de mil concessionárias espalhadas por todo o território nacional.

A empresa também oferece soluções de logística integrada para grandes empresas em diversos outros segmentos industriais, com destaque especial para os setores de granéis químicos sólidos não perigosos e de eletroeletrônicos.

Ela dispõe de uma série de soluções para o setor como armazenamento e transporte de veículos, centro de serviços automotivo, gestão de pátio, gestão de embalagens para logística, gestão de fluxo logística reversa, cadeia de abastecimento de produtos químicos, bem como serviços de intralogística e nos modelos 3PL e 4PL.

Com capital aberto na B3 desde 2007, a Tegma recebeu diversos prêmios em inovação em logística, resultado de um ambiente diverso e colaborativo fomentado pela tegUP Ventures, seu braço de inovação aberta e de tecnologia.

A Intermodal Digital conversou com Nivaldo Tuba, presidente da Tegma Gestão Logística, para saber mais sobre a atuação da empresa junto ao setor. Confira mais sobre a atuação da empresa no papo completo!

Perfil: a trajetória de Nivaldo Tuba na Tegma

Profissional com mais de 40 anos de experiência em logística, Nivaldo Tuba assumiu a presidência da Tegma em julho de 2022. Anteriormente, o executivo atuou como diretor-presidente da GDL, subsidiária da Tegma que desenvolve atividades de armazenagem aduaneira e geral e do grupo Columbia de Logística.

Graduado em Administração de Empresas, Tuba possui MBA Executivo pela FGV-SP e Gestão Logística pelo CSCMP/USA.

Quais são os diferenciais da Tegma nos segmentos em que atua?

Nivaldo Tuba: “Posso destacar a experiência acumulada ao longo de mais de cinco décadas, a solidez financeira, os sistemas logísticos personalizados aos processos e características de cada cliente, as soluções tecnológicas disruptivas que reduzem os custos e agregam valor aos processos de negócios e, o mais importante, colaboradores altamente treinados e capacitados na gestão e operação.

Temos a preocupação permanente com o desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias que permitam tornar nossas operações mais eficientes, seguras e com os melhores custos possíveis. ”

Além da logística de veículos 0Km, a Tegma também atua em operações de alta criticidade em outros segmentos. Como se dão essas operações?

Nivaldo Tuba:  “Na Tegma temos duas unidades de negócios: a Diretoria de Logística de Veículos, que se ocupa das operações com veículos zero quilômetro e emplacados, e a Diretoria de Logística Integrada, que presta serviços a outros segmentos de mercado.

As duas áreas se beneficiam da grande experiência da empresa com logística, desde a sua fundação. Nosso foco é sempre compreender as necessidades dos clientes e desenvolver soluções que agreguem valor para os negócios de forma adequada e viável.”

A Tegma oferece a logística integrada em seus produtos. Quais são os benefícios da cadeia de logística integrada para os clientes da empresa?

Nivaldo Tuba:  “No modelo 3PL (third party logistics) gerenciamos fluxos inbound de abastecimento de matérias-primas paletizadas e a granel (sólidos e líquidos), classificadas e não classificadas. Através de nossa torre de controle integramos os elos da cadeia de abastecimento, desde a colocação dos pedidos de compra aos fornecedores nacionais e internacionais até a entrega final na unidade fabril de nossos clientes, garantindo o atendimento das operações sem interrupções, com o mais alto nível de segurança, sustentabilidade, desempenho e qualidade.

Na gestão da cadeia de abastecimento de produtos químicos, por exemplo, dispomos de área para armazenagem de granéis sólidos, em especial sulfato de sódio e carbonato de sódio (barrilha) localizada em Cubatão-SP, próximo ao porto de Santos-SP, uma posição estratégica e de fácil acesso as principais rodovias (Anchieta, Imigrantes e Rodoanel), livre de quaisquer problemas portuários.

Dispomos também das mais diversas soluções para movimentação in house, desde a gestão de pátio até a movimentação no armazém. Trabalhamos em completa e total observância aos requisitos de qualidade, segurança e meio ambiente. Nossos processos são amparados por sistemas de gestão, garantindo confidencialidade, segurança das informações, alto nível de desempenho e produtividade.”

A logística integrada também traz benefícios à ESG, sociais, governamentais e de meio ambiente. Quais são as ações da Tegma nesse sentido?

“Podemos destacar o mapeamento das emissões de CO2 e a sua publicação no inventário de GEE, a substituição de um sistema de limpeza de carretas silos que utilizava água e agora opera com vapor, reduzindo de forma substancial o consumo e o descarte de água, e a criação de equipamentos de transporte, onde o aço foi substituído por alumínio, reduzindo o peso do veículo e o consumo de combustível.

Também fizemos uma inovação nas carretas que transportam produtos químicos, adicionando um quarto eixo. Com isso há um aumento na produtividade e uma redução de 13% na emissão de CO2.

A saúde e a segurança também são prioridades da companhia. Para tal, a Tegma criou um programa de redução de acidentes com treinamentos e campanhas de comunicação para a sensibilização de colaboradores.

Outro ponto importante foi o censo interno sobre diversidade, feito por uma consultoria especializada no tema e que serviu de base para o programa de diversidade.

Recebemos duas importantes certificações que avaliaram o clima organizacional da empresa – Great Place to Work e FIA Employee Experience (FEEx) –, o que confirma que estamos no caminho certo em relação à governança corporativa.”

Pode nos contar mais sobre o que TegUP, braço de inovação e desenvolvimento tecnológico da Tegma, pretende oferecer para seus clientes?

“A Tegma tem um foco muito forte na inovação e tecnologia. Nós acreditamos na proatividade de investimentos consistentes como caminho para nos diferenciar entre os maiores operadores logísticos do Brasil. Ao longo de mais de 50 anos desenvolvemos inúmeras iniciativas que geraram benefícios operacionais e melhorias importantes nos modelos de negócios de nossos clientes, com cases de sucesso reconhecidos internacionalmente, que não seriam atingidos no curso normal das atividades.

Uma importante e bem sucedida estratégia que a Tegma adotou para dar robustez ao processo de inovação foi a criação da tegUp, uma Corporate Venture Capital que realiza ciclos anuais de desafios, atraindo startups para dar soluções aos mais diversos problemas de nossos clientes e operações, além do relacionamento com o ecossistema de startups encontrando soluções não apenas para nossas operações, mas para nossos clientes e para o mercado.”

Quer saber mais? Acesse o site da Tegma e conheça todas as soluções que a empresa oferece para o setor logístico brasileiro!