O setor automotivo na logística tem grande relevância para empresas dos mais variados segmentos. Uma indústria ou um e-commerce, por exemplo, precisam ter esse setor bem estruturado para garantir o transporte e as entregas de seus produtos aos clientes.
Nesse sentido, é interessante para gestores de praticamente todas as áreas conhecerem as tendências da logística no setor automotivo. Assim, podem agir estrategicamente para implementar as novidades nas organizações e ter mais valor competitivo.
Alexandra Gama e Patrícia Figueiredo, respectivamente o diretor de supply chain e a diretora de projetos de sustentabilidade da Saint Gobain Abrasivos conversaram conosco sobre esse tema. Siga lendo e confira!
Impactos provocados pela pandemia no desenvolvimento do setor automotivo logístico
Antes de começar a falar sobre as tendências da logística no setor automotivo, é importante fazermos um apanhado sobre como essa área foi impactada durante a pandemia de covid-19.
“Tivemos grande variação de demanda com as fortes restrições no início da pandemia. Depois, um altíssimo consumo no segundo semestre de 2020. Passamos por um verdadeiro tsunami, que provocou primeiramente a parada das linhas de produção (por conta da própria demanda ou do isolamento social) e depois por rupturas em toda a cadeia”, comentam Gama e Figueiredo.
Segundo os especialistas, essa realidade gerou três grandes consequências:
- Gargalos na logística internacional;
- Desabastecimento de diversos produtos; e
- Impactos nos custos.
“Manter o mundo em movimento foi um grande desafio que, por outro lado, gerou grandes oportunidades de acelerar e implementar novas tecnologias. Com a pandemia, alguns dogmas foram revistos e o ‘não é possível’ ou ‘não dá’, praticamente deixaram de existir”, opinam os especialistas.
Eles complementam: “Processos que estavam em estudo ou esperando o melhor momento para serem implementados tiveram que ser colocados em prática rapidamente. Em pouco tempo, o mundo tornou-se mais digital e com novas necessidades de serviços.”
Nossos convidados também entendem que as empresas que foram mais ágeis e conseguiram atender as demandas dos clientes no período pandêmico criaram um diferencial competitivo e ganharam market share.
As principais tendências setor automotivo na logística
No entender de Gama e Figueiredo, as inovações em tecnologia se mostraram fundamentais para enfrentar o período mais grave da pandemia. Agora, que estamos voltando a uma vida mais próxima da que tínhamos no período pré-pandêmico, as empresas que se modernizaram estão colhendo frutos positivos.
Entre as principais tendências do setor automotivo na logística para os próximos anos, na visão de Gama e Figueiredo, estão: o monitoramento de processos, os sistemas tracking e o blockchain.
Nas palavras dos representantes da Saint Gobain Abrasivos: “As tendências de tecnologia no setor automotivo não param de chegar, como os veículos autônomos e voadores, as estrelas do momento, com enorme potencial de crescimento e ganhos principalmente na logística das empresas”.
Veículos híbridos: veja como eles devem impactar os setores logísticos em curto prazo
Para os entrevistados, uma das tendências que merece maior destaque são os veículos híbridos, que já estão sendo utilizados por algumas empresas.
“Começamos a utilizar recentemente um carro elétrico para entregar nossos produtos, em São Paulo, de forma mais sustentável e implementamos o uso de empilhadeiras com bateria de lítio”, contam os diretores.
Eles apontam que os veículos híbridos, ou seja, aqueles que têm um motor elétrico e outro que funciona de forma tradicional, com gasolina, são bastante vantajosos.
“Os veículos híbridos gastam energia de forma mais equilibrada em um congestionamento, oferecem maior sensação de conforto acústico por serem mais silenciosos, têm maior eficiência energética, são menos poluentes, não emitem gases na atmosfera como um carro convencional e geram mais economia por quilômetro rodado”, afirmam Gama e Figueiredo.
A sua empresa já está apostando nas tendências da logística no setor automotivo? Como comentamos, esse pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio. Por isso, vale a pena fazer o investimento!
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