Os profissionais de logística têm um papel fundamental na gestão da cadeia de suprimentos, garantindo que os produtos cheguem ao destino final com qualidade e eficiência.
Para isso, é fundamental que esses colaboradores estejam atualizados e capacitados em relação às novas tecnologias. Nesse contexto, o treinamento dos profissionais se torna essencial para garantir uma logística eficiente e responsável.
Para esse bate-papo, conversamos com Guilherme de Souza Dias, coordenador do núcleo de Tecnologia em Logística e Gestão do Senai São Paulo.
Confira abaixo um pouco do que ele falou no Papo em Movimento!
A importância do treinamento profissionalizante para a logística
Iniciando a conversa, Dias relembrou que “todo treinamento profissionalizante tem como foco a redução da curva de aprendizado, elevando o potencial do profissional para que ele esteja rapidamente apto para exercer as funções que o cargo exige.”
De acordo com o especialista, a logística envolve questões ainda mais complexas se comparada com outras áreas, pois , em suas palavras, “além de atividades técnicas, o profissional logístico também precisa exercer atividades gerenciais, lidando com pessoas e problemas distintos no dia a dia.”
O coordenador do Senai São Paulo destacou as novas tendências da logística 4.0, algo que tem se acelerado nos últimos anos.
“Quando falamos em logística nós também estamos falando da indústria 4.0, que tem um de seus pilares não só a tecnologia em si, mas também o fluxo de informação”, afirmou.
Ele continuou: “E a logística em sua essência é também fluxo de informação, além do fluxo de materiais.”
Novas tecnologias como diferencial para os profissionais logísticos
Para Dias, as novas tecnologias podem ser combinadas para gerar melhores resultados na cadeia de suprimentos, o que demanda que os profissionais logísticos estejam alinhados com as novas tendências do segmento.
“Um exemplo é quando falamos em IoT conciliado com sensoriamento e aprendizado de máquina. Isso nos permite imputar essas tecnologias em veículos autônomos que realizam atividades que hoje são muito custosas ou perigosas para que um ser humano as faça”, detalhou ele.
Outros exemplos reforçados pelo especialista do Senai foram os inventários, que, através de tais inovações podem ser feitos de forma mais segura, rápida e com mais segurança de dados. Ele explicou mais:
“O blockchain já está se consolidando, talvez ainda com um pouco mais de espaçamento, mas que através de cloud computing traz visibilidade para toda a cadeia de suprimentos.”
Ainda de acordo com Dias, “as tecnologias vêm tanto para auxiliar a capacitação dos profissionais, mas também para mudar os processos de negócio.”
Capacitação para redução de custos e melhoria das tomadas de decisão
O entrevistado citou a questão financeira como ponto de importância para tais treinamentos, pois, com profissionais mais qualificados, é possível reduzir custos em tempo e processos, aumentando a lucratividade na área. Ele explicou:
“Temos a realidade mista, que é junção da Realidade Virtual e Aumentada. Nós conseguimos por exemplo ter mais certeza nos equipamentos e produtos, e naturalmente a redução de custos e garantia de qualidade aumentam as margens de lucro, o que é algo muito bem visto pois é menos dinheiro escorrendo pelo ralo.”
Além disso, o coordenador do Senai São Paulo abordou as diferentes ramificações da logística que muitas vezes se encontram dentro de uma mesma empresa, razão pela qual os treinamentos são personalizados de acordo.
“Não existe apenas um conjunto de habilidades para formar o profissional, mas existem algumas que são mais transversais, como as habilidades de raciocínio lógico, de tomadas de decisão, gestão de pessoas, conflitos e negociação”, disse.
Ele acrescentou: “Naturalmente, dependendo da área em que o profissional atue, ele precisará de maior conhecimento em algumas questões.”
A jornada dos treinamentos logísticos do Senai São Paulo
Outro aspecto citado pelo representante do Senai São Paulo foi a jornada dos treinamentos ministrados pela entidade junto às companhias que atuam na logística. Conforme ele detalhou, existe um processo para garantir a eficácia destes métodos.
“Para modular o atendimento é feita uma avaliação por competência e uma análise diagnóstica dessa empresa. Então é um trabalho consultivo onde entendemos qual é a realidade dessa empresa, o que nos permite adicionar ou trocar informações para que esse treinamento seja único para aquela companhia”, comentou.
Dias também falou do acompanhamento feito após o treinamento pela metodologia por competência, em que a política de pós-venda é aplicada para verificar os resultados e o aprendizado dos colaboradores de acordo com suas funções.
Veja o episódio completo do Papo em Movimento e confira tudo o que foi dito sobre a capacitação profissional na logística!