O uso da TI na logística é algo cada vez mais comum e uma tendência do segmento. 

Por meio dos recursos tecnológicos é possível controlar estoques, definir rotas, otimizar entregas e minimizar atrasos, por exemplo.

Dada a importância desse tema, a Intermodal e o Futurecom se uniram e promoveram o webinar “TI na logística: tecnologia a serviço do transporte nacional”.

Mediado pelo nosso diretor Hermano Pinto, o evento contou com a participação dos seguintes painelistas:

  • Ricardo Tadao: IoT Solutions Consultant da IoT Bridge;
  • Ivan Jancikic: diretor de serviços da LLamasoft;
  • Carlos Mira: CEO da TruckPad; e
  • Danilo Abbondanza: diretor da ModalGR.

Veja a seguir um resumo do que foi abordado na conversa!

A otimização da tomada de decisão com a tecnologia

Quando falamos em TI na logística, um assunto que sempre vem à tona é a forma como a tecnologia contribui para a otimização das tomadas de decisões.

Para Abbondanza, o uso de dados é fundamental para que as melhores decisões sejam tomadas.

“A tendência é trabalhar cada vez mais com dados, para trazer algoritmos e otimizações de melhorias no processo interno e no desenvolvimento do negócio”, declarou o diretor da ModalGR.

Segundo o especialista, os dados devem ser utilizados a favor das organizações, proporcionando a tomada de decisão estratégica, por meio de recursos de inteligência artificial. 

Jancikic, por sua vez, observou que é importante focar na qualidade da informação: “Às vezes, você toma decisões com informações que não são precisas. Além disso, há incertezas e volatilidades”.

Ou seja, de acordo com o especialista, é importante saber filtrar as informações geradas por dados, para focar naquilo que realmente é importante para o negócio. 

A implantação de novas tecnologias para a logística e a maturidade do setor

O encontro também debateu sobre a implantação de novas tecnologias para a logística e a maturidade do setor.

Nesse sentido, Carlos Mira, CEO da TruckPAD, opinou: “A gente sabe que a implantação de fato nas grandes corporações não é o software em si, mas o comportamento dos executivos e dos operadores”.

Ou seja, na visão do especialista, é interessante que os profissionais entendam sobre a importância da transformação digital, para que as mudanças sejam colocadas em prática.

O aprendizado com a digitalização da logística com novas tecnologias

O aprendizado com a digitalização “forçada” ou natural, segundo os painelistas, é algo que faz com que a logística evolua.

Os participantes concordam, por exemplo, que a pandemia da Covid-19 fez com que muitos agentes e operadores logísticos tivessem que investir mais em recursos tecnológicos.

Outro exemplo é o aplicativo WhatsApp, que era pouco comum de ser usado até uma década atrás. Atualmente, ele faz parte do cotidiano de praticamente todos os usuários da internet e é uma ferramenta amplamente usada na logística.

Nesse sentido, novos recursos multichannel e omnichannel, assim como o crowdsource shipping devem se desenvolver cada vez mais.

A importância da conectividade para novas soluções logísticas

A falta conectividade também é um desafio para que as novas soluções tecnológicas sejam implementadas, principalmente no monitoramento de veículos e da jornada do motorista.

Para isso, novos recursos precisam ser implementados. Sobre tal necessidade, Tadao comentou: “A solução que estamos adotando é um datalogger que armazena em memória local, que descarrega a informação na nuvem, quando o caminhão entra em uma área com conectividade”.

Que tal se aprofundar ainda mais no universo da TI na logística? Confira o webinar na íntegra em nosso canal no YouTube. Assista agora mesmo!