Na era dos dados, é muito interessante que as empresas tenham informações sobre os seus processos em tempo real, para que tenham mais agilidade nas tomadas de decisões.
Com uma torre de controle logístico isso se torna muito mais simples. O software facilita a localização de veículos, análise dos status de entregas e muito mais.
Gustavo Galvão, CEO da Stark-4PL, empresa de soluções logísticas na área da saúde, tem mais de 25 anos de experiência consolidada em supply chain.
Ele entende bastante sobre as torres de controle logístico e compartilhou as suas experiências conosco. Confira!
Entenda o que é e qual é a função de uma torre de controle logístico
Podemos definir a torre de controle logístico como um hub central em que são armazenados e processados todos os dados de uma cadeia de suprimentos.
No entendimento de Galvão, é na torre de controle que são orquestradas e controladas as operações logísticas para garantir a otimização e sinergia dos processos.
Ele exemplifica: “Imagine uma torre de controle aéreo, em que os aeroportos fossem os armazéns, as companhias aéreas fossem os operadores logísticos, as controladoras dos aeroportos e os aviões fossem os ativos de transporte (caminhões, trens, navios, aviões etc.) e os passageiros fossem os produtos”, diz.
“A torre de controle logístico, nesse caso, faria a gestão e o controle de toda operação e malha aérea”, complementa.
Conheça os benefícios e as tecnologias de uma torre de controle logístico
Os sistemas logísticos, cada vez mais, são dotados de recursos de inteligência artificial e dados. Para fazer a captação e a gestão dessas informações, a torre de controle logístico representa uma ótima estratégia.
“A torre de controle bem implantada é capaz de oferecer um controle e uma gestão mais eficazes da cadeia, dando visibilidade da operação (preferencialmente em tempo real) aos seus clientes e gerando sinergias na operação que são refletidas em melhores SLAs e em redução de custos”, diz Galvão.
Questionado sobre as tecnologias que fazem parte de um equipamento desse tipo, o especialista observa:
“O mais importante é ter uma plataforma integradora, que consiga consolidar todos os sistemas existentes do ecossistema, dando aos clientes a gestão de suas operações em um só front-end.”
Saiba como ocorre o implantação de uma torre de controle
Também perguntamos a Galvão sobre como é feita a implantação de uma torre de controle logístico.
Para o especialista, o mais importante no processo é analisar a atual cadeia e desafiar o modelo existente, buscando o melhor desenho da operação. Ele também acredita ser necessário identificar os operadores mais competentes.
Galvão complementa: “Tendo isso bem definido, fizemos as interfaces integradoras e iniciamos a operação da torre de controle em um conceito de MVP, implantando a operação em ‘ondas’.”
“Isso é crucial para garantir uma implantação eficiente e sem impacto negativo nas operações”, finaliza.
Gostou deste artigo? Aproveite e baixe também o nosso conteúdo sobre Blockchain aplicado à cadeia de suprimentos!