A logística é responsável pelo transporte e armazenagem de uma gama extensa de produtos. Algumas dessas cargas são classificadas como complexas e de alta criticidade, necessitando de um cuidado especial e tecnologia agregada para que as sejam entregues com eficiência e segurança.

Confira como é feito o transporte e armazenagem dessas cargas!

O que são as cargas complexas de alta criticidade?

As cargas classificadas como de alta criticidade necessitam de um controle preciso e atender todos os requisitos da a legislação vigente. Além do rastreamento de carga, o controle de condições como temperatura, umidade e ventilação são processos essenciais para o transporte e armazenagem segura desses produtos.

Essas cargas podem ser da indústria química, farmacêutica ou alimentícia. Algumas delas podem ser classificadas como perigosas, por serem nocivas ao meio ambiente, à população e aos seus bens, podendo ter origem biológica, química ou radiológica.

Por isso, o transporte e armazenagem das cargas complexas devem seguir as normativas vigentes sobre os produtos, garantindo assim a segurança da carga e a satisfação do cliente com a transportadora.

Como funciona o transporte de cargas complexas?

– Embalagens

A especificação de embalagens para o transporte de granéis sólidos, líquidos e paletizados são necessários para o transporte de cargas complexas com segurança. O envase e sinalização precisam respeitar as normas de segurança e especificações técnicas de cada produto.

– Meios de transportes corretos

Também é importante atentar-se para os modais de transporte corretos desses produtos, com a eventual necessidade de multimodalidade para o transporte adequado e eficiente. Em alguns casos, as entregas Just In Time ão essenciais para garantir a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda e entrega final das cargas.

– Uso de EPIs

É necessário o uso de EPIs especializados para o manuseio correto das mercadorias, garantindo assim a segurança da carga e dos colaboradores da transportadora.

Como é feita a armazenagem de cargas de alta criticidade?

– Separação dos produtos e sinalização

Alguns produtos necessitam de sinalização específica e espaços dedicados nos armazéns para garantir a não-contaminação das cargas de alta criticidade e dos demais produtos armazenados.

– Controle de temperatura, umidade e ventilação do ambiente

O controle térmico, de umidade e ventilação é uma obrigatoriedade no transporte e armazenagem de algumas cargas de alta criticidade. Essas especificações tornam necessárias tecnologias de rastreamento através de torre de controle que meça, transmita e registre essas informações.

– Treinamento de equipe

Assim como no transporte, o manuseio das cargas de alta criticidade dependem do treinamento específico e o uso de equipamentos individuais de segurança pela equipe, mitigando riscos e garantindo o respeito às normas de segurança da carga.

Transporte e armazenagem de cargas complexas e de alta criticidade com a Tegma

Há mais de 50 anos no mercado, a Tegma é especializada em operações complexas e de alta criticidade, oferecendo uma gama completa de serviços, com foco em logística integrada e multimodalidade.

A Tegma conta com 20 filiais estrategicamente localizadas, totalizando 1,7 milhão de metros quadrados de pátios. Em suas operações, gerenciam mais de 1.500 equipamentos próprios e de terceiros, empregando cerca de 1,5 mil colaboradores.

Oferecem um portfólio de serviços amplo e diferenciado, capaz de atender de forma personalizada as diferentes necessidades de cada cliente. E ainda possui as certificações SASSMAQ, Together for Sustainability (TfS) e URSA – Understading Responsible Sourcing Audit.

SASSMAQ, uma ferramenta para avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.

Together for Sustainability (TfS), iniciativa conjunta de 34 empresas químicas que estabelece o padrão global para o desempenho de sustentabilidade ambiental, social e de governança das cadeias de fornecimento de produtos químicos.

A URSA (Understanding Responsible Sourcing Audit), possibilita uma avaliação independente da conformidade de um fornecedor em relação a todas as leis trabalhistas, regulamentos e requisitos adicionais aplicáveis da Política de Compra Responsável da Unilever.

Conheça as soluções e produtos de transporte e armazenagem da Tegma!