Embalar as cargas de forma adequada é crucial para garantir o sucesso das operações logísticas.

Falando especificamente sobre o transporte de mercadorias, a embalagem desempenha um papel fundamental na preservação da integridade dos produtos durante todo o caminho.

Em um mundo onde cada vez mais a eficiência e a segurança são prioridades, embalar as cargas de maneira adequada pode fazer toda a diferença na hora em que o consumidor busca pelo serviço.

Para falar sobre este assunto, conversamos com os especialistas do Grupo Intelipost, uma das maiores plataformas de gestão logística do país. Veja a seguir!

A importância da embalagem adequada para o transporte de cargas

Utilizar uma embalagem adequada no transporte de cargas ajuda a proteger os produtos durante todo o processo logístico, minimizando os riscos de danos.

Quando falamos em embalagem, na logística ela tem como principal função garantir a integridade dos produtos adquiridos, para que eles cheguem ao destino em perfeito estado”, afirmam os profissionais do Grupo Intelipost.

De acordo com os entrevistados, a embalagem também tem outros propósitos. Eles detalham:

“Ela pode facilitar fatores de empilhamento e acomodação dos produtos, auxiliando na melhor capacidade dos veículos, como também para gerar uma boa experiência ao consumidor, com design atrativo e reforço de branding da marca”.

Os principais desafios e riscos no transporte de mercadorias

Os furtos e roubos, de acordo com o Grupo Intelipost, são dois problemas graves que estão entre os principais riscos no transporte de cargas no país.

“Nesse sentido, o rastreamento em tempo real das entregas contribui para a segurança das encomendas e dos parceiros de transporte”, destacam.

“Somado a uma roteirização inteligente, é possível traçar rotas mais seguras e eficientes, com melhor controle de trajetos e otimização do tempo de entrega”, aconselham os especialistas.

Como escolher o tipo de embalagem ideal para cada tipo de carga?

Na hora de escolher a embalagem ideal é preciso levar em consideração, em primeiro lugar, o tipo de produto que será transportado.

“O recomendado é contar com fornecedores de qualidade e seguir as orientações do setor no que diz respeito ao manuseio, empilhamento, regulamentação e condições para transporte de cargas especiais como remédios, itens refrigerados e outros”, ressaltam.

Dicas práticas para proteger seus produtos contra impactos e danos

O primeiro passo para proteger os produtos contra impactos e danos, conforme os entrevistados, é “entender que a embalagem faz parte da existência da compra”.

“Assim, você pode aproveitar para adicionar recursos visuais atrativos e que despertam boas sensações nos consumidores”, citam os profissionais do Grupo Intelipost.

Outra questão também envolve a incorporação de uma comunicação direta e eficaz com o cliente final, além da utilização de embalagens e de uma logística sustentável.

“E para finalizar, pense sempre na proteção do produto e esteja atento aos fatores legislativos recorrentes ao transportar cargas especiais, assim você garante que o seu produto chegará nas condições ideais ao seu destino”, encerram os convidados.

Siga por aqui! Veja agora nosso texto sobre inovação no transporte internacional de cargas: avanços e desafios.