Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas mostrou que o setor de transporte contribui para 14% das emissões anuais de gases de efeito estufa e mais de 70% das irradiações globais de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis.
Mas é possível mudar esse cenário com veículos elétricos. Confira no vídeo!
Quais os benefícios dos veículos elétricos?
Eles são veículos denominados zero emissão, ou seja, cujo combustível não emite quaisquer gases nocivos ao meio ambiente.
Além disso, reduzem também a poluição sonora – com motores mais silenciosos – e podem ser recarregados com energia gerada através de painéis solares.
Os custos financeiros também diminuem, já que abastecer com energia elétrica é mais barato do que com combustível fóssil.
Veículos elétricos no Supply Chain brasileiro
O supply chain brasileiro já tem se atualizado. A DHL possui um plano global de expansão de sua frota elétrica até 2030 e o Mercado Livre incorporou 70 veículos elétricos no Brasil apenas nesta 1ª fase.
Sinal de uma forte tendência: o mercado global de caminhões elétricos deve crescer 18,5% ao ano até 2025, segundo a P&S Market Research.
Desafios das empresas de logística
Hoje, as empresas de logística ainda enfrentam certas dificuldades com relação à autonomia dos veículos e com a disponibilidade de áreas para reabastecimento. Sinal da falta de infraestrutura para uma indústria de veículos elétricos.
O fato é que essas empresas precisam que o país incentive essa mudança também. Afinal, elas vão procurar na solução elétrica uma rentabilidade igual ou superior à que tem na solução de combustível fóssil.
Por isso, o Brasil precisa criar um Plano Nacional com estratégias claras de longo prazo para a mobilidade sustentável.
A adoção de veículos elétricos é um grande passo, que se mostra fundamental para um futuro mais verde também na logística.