A ferrovia como modal de transporte de carga menos poluente e mais eficiente em termos energéticos, a necessidade de sua maior participação na matriz de transporte e a urgência do setor por um ambiente de negócios mais previsível, com modelagens de contratos, linhas de financiamento e incentivos mais atraentes para investidores, foram as principais temáticas do VIII Brasil nos Trilhos, realizado esta semana em Brasília.
O evento coincidiu com a comemoração dos 170 anos do sistema ferroviário brasileiro e contou com a presença de representantes do governo federal, do Poder Legislativo, do TCU, das principais entidades do setor, além de especialistas e presidentes das concessionárias. Entre os participantes estavam representantes da Informa Markets, organizadora da NT Expo – Negócios nos Trilhos que prestigiaram o encontro.
“O Brasil nos Trilhos é um evento muito tradicional para o ecossistema metroferroviário e é um termômetro das grandes questões debatidas pelas empresas do setor. Para nós, antecipa conteúdo para formatar a NT Expo de forma a que seja um ambiente para dar continuidade e aprofundamento nas temáticas discutidas aqui. A NT Expo volta a ser realizada em 2025 e culminará com um momento de grande efervescência da indústria, que ganhou tração com investimentos e novos negócios”, avalia Hermano Pinto Jr., diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil.
Sustentabilidade em Movimento
O tema central do evento foi “Sustentabilidade em Movimento”, e abordou estratégias para inserir a ferrovia na agenda de sustentabilidade brasileira e global. Na abertura, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou que o momento é propício devido ao destaque atual do modal no governo federal. “No ministério, temos a Secretaria Nacional de Ferrovias e a subsecretaria de Sustentabilidade, o que nos permite interagir com os órgãos ambientais. Criamos paradigmas que possibilitam o avanço no desenvolvimento da ferrovia. Aliás, o setor possui uma agência reguladora considerada a melhor do Brasil e a equipe da Infra S.A., que realiza modelagens de licenciamento que atraem o mercado. O que falta é governança colaborativa entre todos os agentes. O setor precisa pensar de forma coletiva”.
A secretária executiva adjunta do Ministério dos Portos e Aeroportos, Gabriela Rosa, concordou com Santoro e destacou a importância da integração entre infraestruturas portuárias e ferroviárias. “Mais de 90% dos minérios que chegam aos portos vêm por ferrovia. É necessário diversificar o tipo de carga. O granel sólido vegetal deve ganhar protagonismo, considerando que o país terá um papel estratégico em fornecer alimentos para o mundo. O crescimento do transporte de granéis vegetais deve ser exponencial, passando dos atuais 40%. A importância da ferrovia é logística e social”, afirmou, acrescentando: “A eficiência energética é crucial para o ecossistema. O aumento da movimentação pela malha ferroviária é determinante para isso. E esse processo pode ocorrer por meio da complementaridade, e não necessariamente da concorrência”.
Ainda na abertura do evento, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, enfatizou que o diálogo sobre a ferrovia está sendo resgatado pela ANTT e pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). “Não há dúvida sobre a sustentabilidade da ferrovia, assim como a necessidade de uma regulação mais eficaz para viabilizar o crescimento de novos fluxos. Esse arcabouço legal existe, mas precisa ser testado e aperfeiçoado com a colaboração de todos”.
O diretor-presidente da ANTF, Davi Barreto, afirmou que a ferrovia desempenha um papel estratégico e que, há 170 anos, viabiliza a conexão do país e o trânsito de pessoas e cargas. “As mudanças climáticas exigem alterações estruturais e o modal ferroviário é uma das soluções. Um aumento de apenas 1% na participação da ferrovia na matriz de transporte pode reduzir em 2 milhões de toneladas as emissões de CO2. Além disso, o setor promove investimentos significativos. De 2024 a 2026, estão previstos investimentos de R$ 45 bilhões entre as associadas da ANTF, o maior ciclo de investimentos de todos os tempos.”
Barreto destacou que é crucial criar um ambiente favorável aos negócios, com um marco regulatório que transmita segurança aos investidores e que resolva, por exemplo, os passivos históricos do setor. “É necessário ajustar a regulação para garantir eficiência ao setor. As ferrovias representam uma oportunidade única.”
O evento também contou com painéis sobre o transporte ferroviário como solução climática para o Brasil e o mundo, financiamentos verdes para as ferrovias, inovação e novas tecnologias voltadas à sustentabilidade e o papel da regulação nos incentivos à sustentabilidade do transporte.
NT Expo em 2025
A 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos acontecerá de 22 a 24 de abril de 2025, no novo Distrito Anhembi, em São Paulo, em paralelo com a Intermodal South America. O evento reunirá empresas ligadas à operação de cargas e passageiros, eletrificação, fabricação de trens, manutenção, inspeção de vias permanentes e dormentes de concreto, entre outros setores. Marcas internacionais, incluindo empresas da Alemanha, Espanha e China, também estarão presentes.
“A NT Expo é um evento internacional que promove a interação e os negócios entre empresas da cadeia de transporte ferroviário de cargas e de passageiros. Trata-se de um modal estratégico para o Brasil, dada sua capacidade de movimentar grandes volumes de mercadorias e pessoas de forma eficiente e sustentável”, destaca o business manager da NT Expo – Negócios nos Trilhos, Fernando D’Ascola.
A edição anterior, em 2023, reuniu mais de 100 marcas nacionais e internacionais, 50 palestrantes e mais de 4 mil profissionais do setor. Saiba mais no site oficial!