Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Contêiner NOR: Quais são as mercadorias proibidas?

Article-Contêiner NOR: Quais são as mercadorias proibidas?

Contêiner NOR Quais são as mercadorias proibidas.jpg
Os contêiners reefers que vem desligados são chamados de NOR, mas algumas mercadorias proibidas de serem transportadas.

Vou explicar um pouco alguns detalhes importantes sobre as peculiaridades de se embarcar em contêiner NOR para importar seus produtos.

Existem vantagens de usar esse equipamento desligado, mas algumas mercadorias proibidas de serem transportadas.

No comex chamamos os contêiners reefers que vem desligados, carinhosamente de “NOR”.

Peculiaridades do Contêiner NOR

Todo mundo sabe que ele tem uma menor capacidade de carregamento e muitas restrições,  frete em média de 40% mais baixo do que um “DRY”, mas mesmo assim percebo que a maioria dos clientes sentem algum tipo de receio ou de medo de fazerem suas importações num NOR, tanto que nem consideram se quer cotar um!

O que é um desperdício!

Mas tudo bem, vou te ajudar a desmistificar essa “pequena grande caixinha” com uma camada interna de isolamento térmico de poliuretano e revestida de aço.

Contêiner NOR: Menor capacidade de carregamento interno

O isolamento térmico desse equipamento é exatamente o responsável por fazer dele “complicado e perfeitinho”, uma vez que essa estrutura interna é o que o permite se manter ligado até baixíssimas temperaturas, mas que desligado, diminui a capacidade interna de cargas.
Enquanto um DRY carrega até 27 tons de cargas secas, o NOR chega no máximo a 22 tons, podendo apenas ser o utilizado o de 40 pés, já que o de 20 pés (reefer) é escasso no mercado.

Mas quem se importa em perder 9cbm’s de espaço quando se tem uma mercadoria de 20 tons para carregar da China para cá e ainda ter uma redução considerável no frete?

Cargas Proibidas no Contêiner NOR

Considerando que o NOR é originalmente uma geladeira, não se pode guardar qualquer coisa dentro dela para não pegar cheiro, gosto e nem comprometer os alimentos que serão armazenados dentro dela, certo?

Por isso alguns tipos de mercadorias apenas são aceitos nesse transporte, justamente para não comprometer o isolamento térmico , não danificar o equipamento e menos ainda correr o risco de um derramamento de um produto químico que possa contaminar seu interior a ponto de perder o equipamento , já que o reparo do NOR/Reefer é sempre mais caro.

As cargas proibidas no NOR são;

  • Produtos químicos perigosos ou não;
  • Borracha;
  • Produtos de limpeza, fertilizantes e afins;
  • Maquinário e equipamentos pesados com ou sem bateria.

E todas as cargas consideradas pesadas, com cheiro, risco ou que liberem substâncias que podem deixar rastros que impregnem os próximos alimentos a serem transportados.

Em geral os queridinhos para entrar no NOR são:

Vidros, cargas de utensílios domésticos, tecidos e seus derivados, entre outras cargas gerais menos densas e inodoras.

Para você que está considerando embarcar em Contêiner NOR

Caso sua mercadoria seja uma das citadas acima dentro das permitidas, meu conselho é que você faça um estudo para esse tipo de embarque e considere formalmente carregar em NOR.

As vantagens são inúmeras, principalmente se você se lembrar do quesito de que é muito mais fácil conseguir um reefer vazio na origem (China) do que um Dry, além do que , as chances de um NOR ser rolado também são menores, pois todos os logísticos sempre dão preferência para reposicionar esse tipo de equipamento, especialmente a China, uma vez que a falta de reefer no Brasil pode comprometer o abastecimento de alimentos para eles, então, por questões de interesse, os NOR costumam ter seus embarques garantidos para as importações para o Brasil.

Conhece alguém que precisa saber disso?

Então compartilhe em suas redes! E claro, eu gostaria muito de conhecer sua opinião e suas dúvidas sobre o assunto.

* Priscila Cespede é fundadora da Cespede Consultoria, startup de consultoria em logística internacional - https://cespedeconsultoria.com.br/

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar