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Frete Internacional: Como reduzir custos com a terceirização?

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Entenda como você pode reduzir gastos em processos internacionais relacionados à logística, tanto com compliance quanto com sua visão sistêmica.

Quem trabalha com comércio exterior sabe como os tempos têm sido difíceis desde o início da pandemia de Covid-19, especialmente na logística internacional (frete internacional): para conseguir contêineres, veículos, confirmações de embarques, entre outros, tendo os preços oscilando como nunca.  

O melhor exemplo foram os fretes marítimos entre China e Brasil, que em 2019 chegaram a menos de USD 1 mil e pouco depois vimos superar USD 10 mil por contêiner SEM garantia de embarque. 

Mas, é possível sim economizar tempo e dinheiro com a terceirização do frete internacional. E mostraremos a você onde essa economia será sentida.  

Como é que terceirizar vai reduzir meus custos? 

Por hábito, sempre pensamos na terceirização como algo que vai encarecer nosso trabalho, em prol de ter mais tempo. Mas, calma! É possível economizar dinheiro também.  

E, para isso, é necessário que o terceirizado atue no modelo Customer Success, do contrário, o resultado será mesmo de mais custos ou mais gargalos... ou ambos!   

Isso porque, mesmo que você ou sua empresa tenha experiência com fretes internacionais, há de convir que este não seja seu foco principal e, consequentemente, não disponha do tempo necessário para buscar mais opções e experimentar os melhores agentes de cargas. 

Por isso que, contratar uma empresa que já faça isso no dia a dia, pode ser uma boa estratégia para reduzir custos. Veremos como, abaixo: 

Garantia de melhor preço  

Imagine ter sempre a certeza de que conseguiu o melhor preço, com um serviço bem prestado e, claro, com chances reais de embarcar.    

Algo que podia ser considerado utopia até algum tempo atrás já é possível na terceirização da contratação dos fretes, que serão, então, realizados por quem tem experiência na área e entende do assunto. 

No dia a dia nem sempre é possível avaliar novos prestadores de serviços, justamente por conta da alta demanda que o comércio exterior em si já proporciona.  

Por isso, é de extrema importância que essa avaliação seja feita constantemente, seguindo diversos critérios bem estabelecidos para que sua empresa usufrua sempre da melhor opção, sem precisar gastar energia com a parte burocrática da compra e com a adequação dos detalhes, que consomem mais tempo do que imaginávamos. 

Compliance para seguir o negociado  

Alguma vez você já cotou um serviço que não foi honrado pelo agente de cargas? Basta atuar no comércio exterior para sofrer com isso.  

Porém, nestes tempos em que o compliance está cada vez mais presente na linguagem do comércio exterior, a terceirização de frete internacional não poderia ficar de fora e precisa contar com essa ferramenta.  

Pois, quando a terceirização é gerida por um time de especialistas, um dos pontos abordados - já no início das parcerias com os prestadores de serviço - é a ênfase de cumprirem as cláusulas no momento do fechamento. Bem como é necessário acompanhar os trâmites de cada embarque para garantir o cumprimento do que foi acordado.  O bom e velho Acordo de Nível de Serviço (SLA na sigla em inglês = Service Level Agreement).  

KPI (Key Performance Indicators), SLA e Compliance são práticas realizadas por todas as empresas globais e isso já está ao alcance das pequenas e médias também. 

Mais tempo para você cuidar dos demais trâmites de importação e exportação  

Às vezes, o gestor das importações e exportações é também o dono da empresa e, mesmo que tenha um colaborador focado no comércio exterior, sabemos como a logística e o frete internacional consomem bastante tempo com diversas atribuições, como:   

  • Solicitar cotações; 
  • Comparar cotações; 
  • Revisar e negociar; 
  • Enviar instruções de embarque; 
  • Fazer follow-up... 

E isso falando apenas superficialmente, pois além da logística internacional, o gestor do processo já possui diversas outras tarefas inerentes ao comércio exterior. Por exemplo: fechar câmbio, formalizar compras internacionais, conferir documentos, acompanhar o despacho aduaneiro e o carregamento, entre outras. 

Diante disso, transferir a responsabilidade de contratar o serviço de frete internacional é uma boa saída. O responsável pelo comércio exterior poderá focar em pontos mais críticos e que interferem diretamente na área comercial e compras como um todo. 

Visão Sistêmica 

Ao terceirizar a contratação de frete internacional, sua empresa contará com a experiência de quem atende diversas outras companhias.  

O que é uma vantagem, pois, ao atuar com modos de embarque, rotas e produtos variados, seu consultor poderá te apresentar soluções que ele testemunhou funcionar em outras operações. 

Tudo isso vai refletir positivamente em baixo custo e produtividade para sua empresa e, automaticamente, você irá se destacar e ter melhores oportunidades em um mercado muito competitivo. 

Qualificação de Agentes de Cargas  

A logística internacional (frete internacional) conta com diversos serviços: despachantes aduaneiros, companhias aéreas, armadores, terminais e transportadores rodoviários. 

Para escolher o melhor parceiro, o terceirizado busca focar em critérios que podem ser eliminatórios, como por exemplo: 

  • Certificações (WCA, IATA, OEA, ISSO...); 
  • Prazos de pagamento; 
  • Taxa de spread bancário; 
  • Tipo e periodicidade de follow-up; 
  • Saúde financeira do prestador de serviço;
  • Reputação no mercado.  

Não é aconselhável iniciar o trabalho com um parceiro sem antes verificar todas essas condições envolvidas. Como elas são muitas, é prudente contar com quem já trabalhou neste processo de qualificação. 

Além disso, seu terceirizado não quer trabalhar com empresas desqualificadas, pois isso vai refletir diretamente no trabalho dele. 

* Priscila Cespede é fundadora da Cespede Consultoria, startup de consultoria em logística internacional - https://cespedeconsultoria.com.br/ 

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