Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Você sabe quem são os players da sua importação?

Article-Você sabe quem são os players da sua importação?

Você sabe quem são os players da sua importação.jpg
O despachante, agente de cargas e transportadora devem trabalharem alinhados e em forte parceria em prol do bem da sua operação.

Você importador, precisa trazer sua mercadoria e contrata um agente de cargas para isso.

Mas você sabe quantos players estão envolvidos nessa operação?

Imagine que você precisa importar 1*40HC de Shanghai x Santos considerando o Incoterm EXW (ou seja, tudo por sua conta).

Você pede a cotação para o seu agente de cargas, ele por sua vez, vai contatar o agente parceiro dele na China, que vai subcontratar uma transportadora, um despachante local e finalmente te passar um frete com o armador.

Quando o conteiner chega no Brasil, teremos o seu despachante e a sua transportadora também.

Então para uma operação dessas temos os seguintes players:

  • Transportadora terrestre na origem,
  • Despachante na origem,
  • Agente de Cargas na origem,
  • Terminal na Origem;
  • Armador,
  • Agente de Cargas no destino,
  • Terminal no destino,
  • Despachante no destino,
  • Transportadora terrestre no destino.

Muitas vezes, são empresas independentes que trabalham em parceria para que a logística funcione.

Mas e quando não acontece essa parceria?

Isso mesmo… aí é que começam os problemas. Mas como disse, parceria e foco no cliente resolve tudo ou não gera caos entre os fornecedores, certo?! Hora de acelerar o navio.

Quando o armador libera o booking, temos um deadline a cumprir na origem.

A transportadora e o shipper tem que estar alinhados quanto a estufagem do conteiner e entrega do cheio no terminal para embarque em tempo.

O despachante na origem faz a liberação aduaneira antes do deadline do armador.

Quando tudo isso está dentro da programação correta, o seu agente de cargas aqui no Brasil já está trabalhando junto com o armador e irá te informando sobre a chegada da carga no porto de Santos.

Ele (o agente de cargas) é quem tem que fazer um follow up assertivo para ter as informações correspondentes aos armadores, como omissões e atrasos dos navios e transbordos com antecedência para você já se programar financeiramente e com prazos.

Não aceitamos canal vermelho em nossas operações

Quando a carga chega em Santos, é seu despachante quem entra com a liberação junto a alfandega para nacionalizar sua mercadoria, pois até então, ela é uma mercadoria Chinesa, certo?

Certo!

Nesta hora o despachante e o agente de cargas aqui do Brasil tem que trabalhar alinhados para que o Siscarga seja desbloqueado sem atrasos, isso inclui algumas burocracias a cumprir.

Uma delas é o Termo de Devolução de Conteiner, por exemplo, que é um documento em que o importador deve assinar comprovando estar ciente da responsabilidade de estar em posse do equipamento até sua devolução, incluindo dias excedidos do freetime e assim, excluindo o agente de cargas da responsabilidade de pagamentos de demurrages, caso ocorra.

Armador e agente de cargas dificilmente avançam para o próximo passo sem que o Termo de Container seja devidamente entregue assinado pelo importador ou seu procurador Legal.

E a negociação de armazenagem com o terminal, pode ser feito por você, importador, ou alguns players como o despachante, o agente de carga e nós da Cespede Consultoria.

Sua carga urgente chegou!!!

Depois da carga liberada pela alfandega, agora é sua vez de estar alinhado com a transportadora e ambos precisam trabalhar em relação a emissão da nota para conseguir janela para retirar o conteiner do terminal, evitando assim que o período de armazenagem ultrapasse seu período e consequentemente, os dias de freetime.

Mas para sua sorte, a Cespede Consultoria é justamente a centralizadora de todos esses players por você, o que não só facilita sua rotina operacional, como evita desgastes, conflitos e diminui os riscos operacionais em mais de 90% dos casos, já que seu departamento fica livre para resolver outros assuntos internos enquanto recebe os informativos dos acontecimentos do processo no piloto automático.

Ou seja, se o seu despachante, agente de cargas e transportadora trabalharem alinhados e em forte parceria em prol do bem da sua operação, acredite, o seu embarque será feito em tempo recorde!

* Priscila Cespede é fundadora da Cespede Consultoria, startup de consultoria em logística internacional - https://cespedeconsultoria.com.br/

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar