A 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, o principal encontro da indústria metroferroviária da América Latina, contará este ano com uma expressiva participação internacional. Empresas da Áustria, China, Espanha, Estados Unidos e Alemanha estarão presentes no evento. Organizada pela Informa Markets, a feira de negócios acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo
Os alemães, por exemplo, estarão reunidos pela primeira vez em um Pavilhão Alemão. “Essa novidade reflete o grande interesse das empresas e fornecedores alemães de tecnologia ferroviária em fortalecer sua presença e compromisso com o mercado brasileiro”, explica Benjamin Harder, representante da Associação Alemã da Indústria Ferroviária (VDB). A entidade reúne fabricantes de veículos ferroviários, tecnologias de controle e segurança, infraestrutura, além de fornecedores e prestadores de serviços do setor.
O Pavilhão Alemão, que reunirá diversos expositores, é uma iniciativa da VDB e do governo alemão para posicionar a indústria ferroviária do país como um parceiro estratégico e confiável na modernização da mobilidade e infraestrutura de transporte no Brasil. Entre as empresas participantes estão AP Sensing GmbH; Comtec GmbH; Diehl Aviation Gilching GmbH; EPHYMESS GmbH; Fränkische Industrial Pipes, GMT Gummi-Metall-Technik GmbH; HANNING & KAHL GmbH & Co.; Lütze Transportation GmbH; REHAU Industries SE & Co.; Windhoff Bahn- und Anlagentechnik GmbH; e WISKA Hoppmann GmbH.
Plataforma de promoção e negócios
O objetivo da VDB na NT Expo é divulgar a tecnologia e a experiência alemã no setor metroferroviário. “O pavilhão oferece uma plataforma para que as empresas alemãs apresentem seus produtos e serviços inovadores em tecnologia ferroviária, metrôs e VLTs. A confiabilidade, eficiência e excelência técnica das empresas alemãs são reconhecidas internacionalmente e cada vez mais valorizadas no Brasil, especialmente diante da crescente demanda por infraestrutura de transporte moderna”, destaca Harder.
Outro ponto enfatizado pelo representante da VDB é o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Alemanha. Segundo ele, a participação das empresas alemãs na NT Expo reforça a importância da cooperação econômica entre os dois países e demonstra o interesse de longo prazo na parceria.
Além disso, a sustentabilidade e a mobilidade urbana são temas prioritários para as empresas alemãs. “O desenvolvimento de sistemas de transporte ecologicamente corretos é uma preocupação global. A Alemanha pode oferecer soluções estratégicas para os desafios de urbanização do Brasil por meio de suas tecnologias ferroviárias. Com uma população superior a 200 milhões de habitantes, o Brasil pode se beneficiar significativamente do transporte ferroviário, tanto para passageiros quanto para cargas”, avalia Harder.
Mercado em crescimento
O setor metroferroviário no Brasil tem atraído investimentos públicos e privados, despertando o interesse de players internacionais. “O mercado ferroviário brasileiro, especialmente o segmento de metrôs e VLTs, apresenta um enorme potencial. Muitas cidades precisam urgentemente de investimentos em transporte público para reduzir impactos ambientais e melhorar a mobilidade. A crescente urbanização e a necessidade de soluções eficientes e sustentáveis impulsionam essa demanda, e as empresas alemãs podem contribuir com sua expertise em sinalização, veículos ferroviários e integração de sistemas”, destaca Harder.
Ele ressalta ainda que o cenário econômico brasileiro e os investimentos em infraestrutura tornam o mercado mais atrativo. “As empresas alemãs, especialmente as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), podem atuar como parceiras estratégicas de longo prazo, oferecendo soluções inovadoras e tecnologia de ponta”.
O Brasil necessita de investimentos expressivos no setor ferroviário. “Segundo previsões do setor, o país precisará de bilhões de reais nos próximos anos para expandir e modernizar sua infraestrutura ferroviária. Além do transporte de cargas, o desenvolvimento de sistemas urbanos — como metrôs e VLTs — é essencial para melhorar a mobilidade nas grandes cidades. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, já planejam ampliar suas redes ferroviárias, criando oportunidades para fornecedores e parceiros internacionais”, explica Harder.
Líder global
De acordo com o representante da VDB, a Alemanha é líder global em tecnologia ferroviária e oferece uma ampla gama de soluções que são ou podem ser idealmente personalizadas para as necessidades do Brasil.
“O Brasil precisa modernizar e expandir a capacidade de sua infraestrutura ferroviária, especialmente em áreas metropolitanas e grandes cidades. As tecnologias e inovações alemãs nas áreas de sinalização, automação e mobilidade sustentável, como trens de baixa emissão e sistemas energeticamente eficientes, podem ajudar a tornar o transporte público mais eficiente e ecologicamente correto. A digitalização das operações ferroviárias, por exemplo, por meio do gerenciamento inteligente de trens e da manutenção preditiva, também oferece um grande potencial”, avaliou Harder.
Ele comenta que a parceria Brasil-Alemanha pode fortalecer ainda mais as relações bilaterais, apoiando a transferência de tecnologia e desenvolvendo conhecimentos locais por meio de programas de treinamento e educação. Além disso, Harder argumenta que os modelos de financiamento alemães, como os créditos à exportação, poderiam apoiar projetos brasileiros e, portanto, simplificar a realização de grandes projetos de infraestrutura. “A cooperação em inovações, particularmente nas áreas de motores a hidrogênio/bateria e digitalização, não apenas melhoraria a mobilidade no Brasil, mas também levaria a cooperação entre os dois países – e empresas – a um novo nível”, concluiu.
De 22 a 24 de abril de 2025, o Distrito Anhembi, em São Paulo, será o cenário do maior encontro do setor ferroviário da América Latina. Participe da NT Expo 2025! Realize seu credenciamento agora!