Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como implementar uma cultura de inovação no Supply Chain

Como implementar uma cultura de inovação no Supply Chain.jpg

Startup de tecnologia, LogComex, apresenta as possibilidades de inovação para o comércio exterior

Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, startup de tecnologia para comércio exterior apresentou o painel “Como implementar uma cultura de inovação Supply Chain” no espaço TI Innovations, durante o segundo dia da Intermodal South America.

A inovação é cultural

Hofstatter falou sobre a adoção da inovação pelas empresas. Para ele, antes de implantá-la, é preciso conhecer a cultura da empresa, que é composta pelos rituais, princípios, valores, identidade da empresa e seu modus operandi das pessoas. Ou seja, para implantar uma cultura de inovação precisamos entender a empresa. 

“Para definir uma cultura de inovação, a gente precisa incentivar um ambiente de colaboração e diversidade, a gente tem que incentivar a experimentação e precisa fomentar também um ambiente seguro.” Além disso, é importante ter uma comunicação clara e transparente, estimular o aprendizado contínuo, reconhecer e recompensar a inovação internamente. Por último, ter o apoio de empresas parceiras que ajudam a implementar a cultura de inovação.

Benefícios da cultura de inovação

Entre os benefícios em apostar na cultura de inovação, o executivo destacou a possibilidade de atrair e reter talentos, melhorar a eficiência e produtividade, aumentar a satisfação do cliente, ampliar a competitividade, antecipar as mudanças de mercado, fortalecer a marca e obter maior agilidade na solução de problemas.

Porém, o especialista também lista alguns desafios inerentes aos processos de inovação como falta de recursos, estrutura organizacional tradicional, complexidade do projeto, regulamentação e conformidade e a comprovação do ROI.

O mercado de Supply Chain

Dados apresentados por Hofstatter apontam que mundialmente, o mercado de supply chain movimenta US$ 11 trilhões ao ano, crescendo US$ 500 bilhões anualmente em valor de mercado. Já os softwares direcionados para a cadeia de suprimentos movimentam U$ 25 bilhões-ano. 

O executivo também destacou alguns números do mercado brasileiro de comércio exterior, que hoje contabiliza 391 portos, aeroportos, alfândegas e portos secos, 12.205 operadores logísticos, 80.250 importadores e exportadores e 498.658 parceiros comerciais fora do Brasil.

“Temos muitas oportunidades fora do elo da cadeia, pois nosso mercado cresce 8% ao ano com novos players importando e exportando”, ressalta Hofstatter, destacando que as previsões para o setor apontam que 25% da decisões serão tomadas em ecossistemas inteligentes e 75% das grandes empresas adotarão robôs inteligentes intralogísticos.

“Inovar é um caminho sem volta e a cultura de inovação vai além da tecnologia e é uma questão de qualidade. Comece com um projeto pequeno, envolva a alta liderança no processo, pivote rapidamente o que não deu certo e faça outro projeto, para acelerar a cultura de inovação”, finalizou.

Confira a palestra completa gratuitamente na Plataforma Intermodal. Faça a sua inscrição!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar