Entre os dias 5 e 7 de março de 2024 acontecerá a 28ª Intermodal South America, o maior e mais completo evento de Logística, Intralogística, Tecnologia, Transporte de Cargas e Comércio Exterior das Américas, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).
Um dos destaques do evento é a 2ª edição do Interlog Summit, evento composto pelo Congresso Intermodal e pela Conferência Nacional de Logística, que tem curadoria da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística), e que contará com mais de 90 palestrantes. Com o mote De ponta a ponta na cadeia logística: Soluções para maximizar a conectividade, a cooperação e a sustentabilidade do setor, as trilhas de conteúdo do Interlog Summit irão explorar os temas que são tendência nesta área.
E um dos assuntos abordados é “Inovações no processo logístico do comércio internacional”, que terá a mediação do Angelino Caputo, Diretor Executivo - ABTRA; e participação do Alexandre Zambrano, Gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior - Receita Federal; Tiago Barbosa, Gerente do Portal Único de Comércio Exterior - SECEX; Helmuth Hofstatter Filho, CEO - LogComex; e Karen Lopes, Gerente de Terminal Portuário - Citrosuco.
Evolução Tecnológica
A transformação digital está moldando a logística e o comércio internacional. Por isso, o Brasil precisa acompanhar as tendências tecnológicas para aumentar a eficiência e a rastreabilidade das operações de comércio exterior, mantendo-se o player competitivo na cadeia de suprimentos e economia global.
- Portal Único de Comércio Exterior (SISCOMEX)
O Portal Único de Comércio Exterior é um exemplo de iniciativa brasileira nesse sentido. Com o objetivo de reduzir a burocracia, tempo e custos nas exportações e importações brasileiras, o SISCOMEX trouxe um impacto econômico positivo para os custos das empresas e transportadoras.
Em 2014, quando o SISCOMEX foi lançado, os custos com exportação representavam 13,04% do valor das mercadorias por via marítima; em 2020, o percentual caiu para 4,03%. Nas importações feitas pelo mar, o custo recuou de 14,20% para 7,10%.
Durante o Interlog Summit, Alexandre Zambrano da Receita Federal e Tiago Barbosa da SECEX, falarão sobre os avanços conquistados com a implantação dessa plataforma, o cronograma de implantação de novos serviços e módulos e os impactos das novas regras no setor privado.
- A revolução na conferência de cargas do comércio exterior
O mais recente sistema tecnológico comunitário desenvolvido pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) é o pioneiro ConfereWeb, onde a verificação e a inspeção física de cargas pelo agente fiscal são feitas de forma remota e em tempo real, acessando-se a imagem captada pelas câmeras do recinto alfandegado.
O sistema possui um módulo para agendamento das conferências e salas virtuais onde se dá a comunicação – via certificação digital – entre o fiscal, o recinto e o dono da carga (ou o seu representante legal).
O ConfereWeb atende todas as exigências da Portaria Coana 75/2022 e pode ser implantado em todo o Brasil.
Angelino Caputo, Diretor Executivo da ABTRA, será o mediador do painel do Interlog Summit e apresentará mais informações sobre o sistema aos espectadores.
Painel de debates
Também participarão do painel de debates “Inovações no processo logístico do comércio internacional” Helmuth Hofstatter da LogComex, e Karen Lopes da Citrosuco, trazendo o ponto de vista do transportador e do terminal portuário para o enriquecimento da discussão.
Fique por dentro do assunto no primeiro dia do Interlog Summit, 05 de março às 15h, durante a Intermodal 2024, o maior e mais completo evento de Logística, Intralogística, Tecnologia, Transporte de Cargas e Comércio Exterior das Américas, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).