Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A fascinante logística da Fórmula 1 será revelada na Intermodal 2024

Article-A fascinante logística da Fórmula 1 será revelada na Intermodal 2024

A fascinante logística da Fórmula 1 será revelada na Intermodal 2024.jpg
Executivo da F1 revela como é a operação para que o Grande Prêmio seja realizado no Brasil e mostra os bastidores da organização.

Um dos eventos mais aguardados mundo afora é o Grande Prêmio de Fórmula 1, principal campeonato automobilístico do mundo organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que percorrerá 24 países neste ano, requisitando uma logística muito estratégica, já que, entre todos os passos, estão o deslocamento dos carros e equipamentos, bem como de pilotos e membros das equipes, e a organização nas cidades pelas quais a F1 passará.

É justamente por isso que a Fórmula 1 é um dos principais cases da logística mundial, sobretudo por utilizar os modais de transporte em sua integralidade. 

A Logística da F1 na Intermodal 2024

A Intermodal South America, maior evento de Logística das Américas, que acontece entre os dias 5 e 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, contará com a participação do diretor-executivo da Fórmula 1 São Paulo, Francisco Mattos, que irá palestrar no primeiro dia no Interlog Summit, evento de conteúdo que acontece durante a Intermodal, com o tema “A logística dos bastidores da F1: a corrida que você não vê”, contando um pouco sobre como é a organização logística do evento.

“A Fórmula 1 é gigantesca, com uma audiência espetacular em todo mundo, muitos patrocinadores, um público enorme e ainda gerenciamos a venda de ingressos. Mas, o maior desafio que temos é a logística”, comenta Mattos. 

O impacto positivo desta palestra para o setor é significativo, uma vez que a Fórmula 1 é uma complexa operação logística, que envolve milhares de operadores logísticos em todo o mundo. “Nós nos deslocamos de um país para o outro, além de deslocarmos os carros. Trazemos tudo o que utilizamos, das câmeras à central de imprensa, por exemplo. Isso acontece para termos a padronização exigida em todos os nossos operacionais, já que nem todos os países possuem a mesma infraestrutura”, ressalta o executivo.

Planejamento logístico e decisão estratégica da F1

Multimodalidade, eficiência e sustentabilidade fazem parte das estratégias da organização da Fórmula 1. Afinal, para um evento tão grandioso, a logística é peça chave para garantir que as 10 escuderias que participam do campeonato tenham a infraestrutura para competir em igualdade de condições nas 24 corridas que acontecem pelo mundo. 

Na sua palestra aos participantes do Interlog Summit, na Intermodal South America, o executivo da F1 São Paulo vai detalhar a importância de parceiros estratégicos, a exemplo do aeroporto de Viracopos e da Companhia Marítima MSC, para o deslocamento dos equipamentos até Interlagos.

Mattos antecipa alguns dados do que apresentará aos participantes do Interlog Summit: “Para trazer os equipamentos, carros e as equipes para o Brasil, utilizamos oito ou nove boeings, além de 27 carretas, que fazem 100 viagens entre o aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, e o Autódromo de Interlagos. Para agilizar o desembaraço das cargas, montamos um posto aduaneiro dentro de Interlagos e contamos com o modal marítimo para o transporte de peças de substituição, como pneus, combustíveis e até mobiliário”.

Números da F1 em São Paulo

Mattos dá números que deixam claro o impacto positivo que a Fórmula 1 tem na economia da cidade de São Paulo. No ano passado, o evento ofereceu um incremento na economia local de R$ 1,67 bilhão, com a atração de 270 mil turistas em quatro dias. 

“O retorno é enorme. Todo ano contratamos a Fundação Getúlio Vargas para mensurar. Quanto ao público que vem para a Fórmula 1, 75% não são da cidade de São Paulo. Então, o evento possibilita a maior ocupação hoteleira do ano de São Paulo, o maior tíquete de restaurantes e o mês de maior arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços) da cidade”, conta.

Exposição

Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte. A Intermodal é reconhecida nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento.

Intermodal South America 2024 está chegando repleta de lançamentos, novidades e networking para profissionais de logística! Vem aí também o INTERLOG SUMMIT, a união de dois grandes congressos: a tradicional Conferência Nacional de Logística e o Congresso Intermodal South America, novidade que fomentará discussões do setor de transporte internacional. Saiba mais e compre seu ingresso!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar