Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inovação, tecnologia e sustentabilidade marcam a Intermodal 2022

Intermodal-22_Banners-Canal-Digital-5_770x400.jpg
Últimas novidades em produtos, serviços e novas tecnologias sustentáveis para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comex

A última quinta-feira, 17 de março, marcou o encerramento do principal ponto de encontro dos setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Intermodal South America 2022. Em sua 26ª edição, o evento, que teve a primeira realização híbrida de sua história (nos formatos presencial e digital, simultaneamente) será lembrado pelas inovações e soluções em tecnologias sustentáveis que trouxe ao mercado - assuntos que nortearam a feira.

Entre elas, estão as apresentadas pela Norsul, empresa de logística multimodal com soluções inovadoras de norte a sul. A companhia, que fez sua estreia no evento e tem a sustentabilidade como um de seus pilares, se prepara para zerar as emissões de carbono de suas operações até 2050. Para isso, a empresa considera fundamental o debate sobre o tema e o levou à Intermodal, junto com uma inovadora calculadora de emissões de CO2 - com a ideia de mostrar o quanto de carbono é emitido em cada carga transportada e a quantidade de emissões que seriam neutralizadas, caso o cliente em questão optasse pela Norsul para o transporte.

“A sustentabilidade é um dos principais valores da nossa empresa e vivemos isso há mais de 50 anos. Para nós, ESG é responsabilidade de todos e estamos comprometidos em fazer o bem para o planeta e para as pessoas também”, disse o diretor de novos negócios da Norsul, Gustavo Paschoa. O executivo levou o debate, inclusive, para a Conferência Nacional de Logística (CNL), programação de conteúdo da Intermodal em 2022, no painel “Desafios da Logística Verde”. Além disso, a empresa estuda combustíveis alternativos, juntamente a organizações do segmento, e de fora dele, para que possa não somente neutralizar, mas também reduzir drasticamente as emissões de CO2.

Outra companhia que deu destaque ao tema foi a DHL Global Forwarding, que, como um reforço de sua posição digital e tecnológica, introduziu uma nova solução em seu portal do cliente, chamado de myDHLi. Trata-se da GoGreen Plus Service, que fornece reduções reais de emissões, por meio da inserção de carbono, aos serviços oferecidos no Brasil. “Depois do sucesso para o frete marítimo, os clientes DHL agora podem neutralizar facilmente as emissões de CO2 para o frete aéreo também, em todas as rotas comerciais, por meio da seleção de quais partes da cadeia de suprimentos desejam a descarbonização. Todo o processo é feito diretamente no portal do cliente myDHLi, voltado para logística digital e que facilita o acesso a informações relevantes sobre as demandas”, afirmou o CEO da companhia no Brasil, Eric Brenner.

Ações ESG na Intermodal 2022

Transformar galpões de metal e lona em árvores? Exatamente, é com esse projeto inovador e sustentável que a Tópico marcou presença em mais uma Intermodal. Nesta edição, a líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis, ganhou destaque com o projeto “Floresta Tópico”. O case foi apresentado pela gerente de marketing e relacionamento da empresa, Sofia Melnikoff, e pelo diretor comercial e de marketing da marca, Sergio Gallucci Parisi.

Realizada em parceria com a Iniciativa Verde, a ação garante que mudas nativas sejam doadas a cada novo contrato de locação firmado com a empresa. Em oito meses de projeto, 2.360 brotos reflorestaram mais de 14 mil m² de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, o equivalente a dois campos de futebol de tamanho oficial. O trabalho está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês), uma das prioridades da Tópico.

“O ‘Floresta Tópico’ é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da empresa, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos em um objetivo comum: atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a companhia”, ressaltou Parisi.

Já o diretor do portfólio de infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal 2022, Hermano Pinto Jr, evidenciou a grande quantidade de soluções voltadas à inovação e sustentabilidade que foram apresentadas no evento. “Há um enorme movimento neste sentido, com mais investimentos em tecnologias e em melhorias na cadeia logística como um todo, entendendo como o setor funciona e como podemos nos ajudar. Vimos várias soluções inovadoras nesta edição, sendo muitas delas voltadas à sustentabilidade, que é uma grande preocupação do nosso mercado”, completou.

Perdeu o evento? Aproveite as últimas chances de você ficar por dentro de tudo o que rolou na Intermodal 2022. Clique aqui para adquirir o seu acesso ao conteúdo On Demand!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar