Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Soluções para gestão, controle e segurança das entregas

Entrevista_PitneyBowes_Samuel-Caparrotti.jpg
A Pitney Bowes oferece um ecossistema inteligente completo para a logística de empresas e e-commerces

O Brazil Country Manager, Samuel Caparrotti, é um executivo de negócios com mais de 19 anos de experiência em gestão de negócios B2B e estratégias comerciais e industriais. Tem amplo conhecimento de Estratégia de Negócios, Vendas, Marketing, Manufatura, Engenharia, Qualidade e Gestão de Projetos. Já atuou em diversas empresas multinacionais do segmento de equipamentos industriais e de máquinas, com experiência em gestão e liderança de equipes de alto desempenho. 

Samuel assumiu a posição na Pitney Bowes em 2021, uma empresa que oferece um ecossistema inteligente para gestão, controle e segurança das entregas de documentos e pacotes, além de equipamentos de dimensionamento, pesagem de volumes, classificação de encomendas e pacotes. 

Em entrevista para Intermodal Digital, contou sobre a Pitney Bowes e suas principais soluções para a logística e e-commerce. Confira! 

Qual o core business da Pitney Bowes?  

Samuel Caparrotti: Nossos principais produtos são divididos em categorias, sendo elas: equipamentos de cubagem e separação de pacotes para e-commerce, logística e indústria com a linha One Ship, que atende a necessidade de pequenos comércios com uma máquina estática, até grandes market places com o uso de sorters; equipamentos e sistemas de postagem que atendem às demandas dos Correios; a linha PB One com sistemas de otimização e gerenciamento de processos, demandas e documentos, gerenciamento de envios e transporte de pacotes e encomendas, armários inteligentes e equipes alocadas para toda a gestão da expedição de empresas. 

Como a Pitney soluciona as dores dos seus clientes?  

Samuel Caparrotti: A Pitney Bowes, de forma global, preza pela experiência do seu cliente, desde o seu atendimento, passando pela qualidade na entrega de serviços e produtos, até o entendimento de suas necessidades no pós-venda.  

Entendemos a necessidade do cliente, adaptando nossas soluções e produtos de forma flexível, assim garantimos não só qualidade e segurança, mas o seu sucesso ao oferecermos a melhor solução para a sua realidade. 

Como você agregou valor às soluções da Pitney Bowes? 

Samuel Caparrotti: Precisávamos transformar a empresa olhando para as novas demandas do mercado e de nossos clientes. Desde quando assumi a operação no Brasil, passamos a analisar, mapear e monitorar não só as tendências mercadológicas, mas o comportamento e objetivos de negócio dos nossos clientes. Com isso adaptamos melhor as nossas soluções com foco em nossa base e em suas necessidades. Quando colocamos o nosso cliente no centro de tudo que nós fazemos, todas as nossas ações (desde à área de Vendas até Recursos Humanos, Financeiro e Serviços) estão focadas na qualidade e rapidez de atendimento.  

Gestão, controle e segurança nas entregas com soluções Business Service da Pitney Bowes 

Qual a importância da centralidade do cliente nos deliveries?  

Samuel Caparrotti: Hoje nossos clientes procuram soluções que tragam melhorias e otimização de tempo. Quando o cliente é o centro das aplicações do delivery, você passa a enxergar a sua solução não apenas como um produto para o cliente, mas uma solução para o cliente, pensada para a utilidade dele. 

Como os produtos da Pitney podem auxiliar as empresas e e-commerces? 

Samuel Caparrotti: Nós podemos auxiliar na otimização dos recursos e do tempo. Trabalhar tendo base um sistema da Pitney te dá a tranquilidade de usar um produto estável e flexível, que respeita as diretrizes de privacidade, voltado para melhor controle, que irá refletir diretamente no seu produto fim, seja ele internamente com os seus colaboradores, seja ele para o cliente externo. É possível auxiliarmos com rastreabilidade de pacotes e encomendas entre sites assim como melhorar a troca de peças em estoque utilizando armários inteligentes, ou até mesmo fornecermos sistema de gestão de demandas entre departamentos.  

• PB One Service 

O que faz o sistema PB One Service? 

Samuel Caparrotti: O PBOS é um sistema de gerenciamento, que pode ser aplicado a diversas áreas dentro de uma empresa. Nele, conseguimos fazer gerenciamento de chamados, como por exemplo para TI, RH, Supply. Dentro destes chamados, é possível fazer fluxos de aprovações desde o solicitando até o executor final.  

O sistema também permite gerenciamento de estoque, de patrimônio – com geolocalização, de reservas de salas de reuniões, de prazos – por exemplo, vencimentos de documentos, com emissão de alertas para os responsáveis.  

Para o gestor, a funcionalidade é ainda mais interessante, uma vez que ele acompanha em tempo real a produtividade da sua equipe, as atividades pendentes e executadas e ainda dispõe de relatórios e painel de controle completo, com dashboards.  

Qual a importâncias dos sistemas de gestão de entregas? 

Samuel Caparrotti: No caso do PB One Service, o sistema de gestão trará ganhos relacionados ao tempo, através da centralização dos processos – deixa-se de usar o e-mail como ferramenta de comunicação e o sistema passa a ser o focal, com históricos unificados. Tem a oportunidade de saving nos seus projetos, uma vez que eles passam a ser gerenciados e programados através do PBOT, que envolverá todas as frentes necessárias: controle das atividades e da qualidade entregue por suas equipes, além do maior controle de prazos. 

Qual o diferencias do sistema da Pitney? 

Samuel Caparrotti: Como desenvolvedora do sistema, a Pitney traz o diferencial da customização, a qualidade e a segurança de uma empresa que respeita as diretrizes de dados do cliente e a sua necessidade atual. Isso significa que, caso o cliente queira algo customizado a sua operação, contamos com o time de Produtos que fará a entrevista e desenhará o melhor formato deste desenvolvimento. 

Você tem um estudo de caso com o uso do produto? 

Samuel Caparrotti: Além da própria Pitney, que é usuária do sistema para todas as suas áreas, temos o Facebook como case de gerenciamento de suprimentos. Através do PBOT, a equipe é capaz de controlar o estoque e gerenciar o abastecimento das áreas. 

• PB One Tracking 

O que faz o sistema PB One Tracking? 

Samuel Caparrotti: O PBOT é um sistema de gerenciamento de mensageria e expedição – controle de entrada e saída de correspondências, com comprovação de tempo, retiradas e tentativas de localização. Objetivando a otimização do sistema e do próprio escopo de mensageria e expedição, que vai além de entrega e recebimentos, o PBOT ganhou novos módulos: 

  • Malote – gerenciamento não apenas do fluxo de entrega e recebimento, mas também dos objetos que são alocados dentro da mala. 
  • Transporte – gerenciamento das solicitações e do fluxo de entregas 
  • Cartório – gerenciamento dos serviços 
  • Postagem – integração com o site dos correios, através do sistema micropost, que permite a pré-postarem e geração automática de etiqueta com código de rastreio diretamente do site da Pitney 
  • O sistema ainda permite emissão de relatórios e acompanhamento através de dashboards. 

Qual a importâncias dos sistemas de rastreamento de entregas? 

Samuel Caparrotti: Você ter um sistema de rastreamento elimina a utilização de papeis e recursos paralelos de controles (como Excel), diminuindo consideravelmente possíveis erros, perdas de prazos e objetos. 

Qual o diferencias do sistema da Pitney? 

Samuel Caparrotti: Assim como citado no PBOS, o grande diferencial é a possibilidade de customização e integrações com outros sistemas. Hoje, a partir de solicitação do cliente, é possível login através de SSO, gerenciamento de custos – através de registros de solicitações vinculadas a centros de custos. 

Você tem um estudo de caso com o uso do produto? 

Samuel Caparrotti: GPA – o Grupo Pão de Açúcar utiliza o sistema e equipe PB para controle da sua mensageria e expedição, triagem e despacho de malotes, solicitações de transporte etc. 

Confira todos os produtos da Pitney Bowes para os seus negócios! 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar