Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia e inovação para otimizar processos logísticos

Intermodal-Digital_Entrevista-Luis-Gardolinski_Banner_700x440.jpg
A Startrade oferece soluções tecnológicas para otimizar a logística. Confira!

A Startrade tem 22 anos de mercado e oferece soluções para os negócios com ferramentas de TI para a otimização de processos logísticos e desenvolve produtos e softwares para uso em indústrias e operadores logísticos.

São mais de 250 clientes e aproximadamente 1.000 usuários treinados. Destes 250 clientes, ao menos 200 estão listados entre as 500 maiores empresas do Brasil, como a GM, Natura e Avon, Bayer, BRF, Bunge, LG, Samsung, Electrolux, Coca, Pepsico, entre outros.

Conversamos com Luís Maurício Gardolinski, Diretor de TI para Logística da Startrade sobre perspectivas, inovações e soluções desse mercado para seus clientes. Confira!

O impacto da inovação tecnológica para a competitividade logística

A logística é responsável por garantir que todos os insumos estejam disponíveis para a produção, e que os produtos cheguem até o cliente final para executar o faturamento. Por isso, a logística é uma das responsáveis por manter a competitividade das corporações, e as inovações tecnológicas são fundamentais para garantir o êxito desse processo.

Segundo Gardolinski, “A tecnologia traz benefícios e ao mesmo tempo desafios para as corporações, treinar constantemente os usuários, adequar processos e saber lidar com a massa de dados requerida ou gerada, são as principais constantes destes desafios.”

Essa dificuldade está presente principalmente nas pequenas corporações, que não podem arcar com o custo de adquirir soluções, treinar os funcionários e testar soluções antes de executar suas operações.

Quais as principais tendências de soluções tecnológicas para a logística?

O uso dos dados é uma das principais tendências tecnológicas utilizadas para otimizar processos logísticos, reconhecer e minimizar riscos e reduzir os custos nas operações. Na atual era da informação, coleta-se muitos dados, mas ainda existe uma grande dificuldade no mercado de extrair soluções viáveis para os negócios.

“Fala-se muito em Big Data, mas se não conseguimos lidar com tanta informação, para que ela serve?”. De acordo com o Diretor da Startrade, ter dados suficientes não significa que a empresa consiga transformar isso em informação útil.

A tecnologia é indispensável para, além de coletar, manipular esses dados, extrair informações valiosas e finalmente ter o poder de transformá-los em soluções personalizadas para cada necessidade.

Na visão do Gardolinski, outra tecnologia importante para a logística é responsável pelo armazenamento desses dados. “A tendência é de migração das soluções para ambientes de nuvem, apesar de haver uma tradição no pensamento que isso barateia ou torna mais acessível, nem sempre é uma verdade, pois alugar uma solução no longo prazo, sempre é mais caro do que adquirir.”

As soluções da Startrade para os processos logísticos

Programa para simulação e planejamento dinâmico de processos

Os produtos da Startrade são especializados em trabalhar dados em massa, simulando processos e criando cenários para que o usuário possa antecipadamente escolher o caminho a seguir em suas operações logísticas. Nas palavras do Diretor, “ter informação de qualidade ou confiar nos dados que a empresa guarda, ou disponibiliza, é essencial para que as simulações sejam postas em prática com sucesso.”

“É o conceito de testar antes de fazer.” Gardolinski nos conta que isso vem sendo feito há anos para otimizar a roteirização e armazenamento, mas ainda existe espaço para melhorias com o desenvolvimento de novas ferramentas, a implementação de novos modais e o surgimento de novos conceitos.

Um dessas ferramentas é o programa da Startrade específico para desenhar e testar cenários de intralogística, via simulação dinâmica.

Equipamentos para cubagem

Gardolinski reflete que a base do planejamento logístico se faz com informações essenciais que podem passar despercebidas pelas empresas, mas que acabam por gerar a maioria dos erros em processos logísticos.

É o caso da cubagem da carga, em que as medidas de comprimento, largura, altura e peso, são dados essenciais para diversos documentos e operações logísticas:

  • Emissão de NF
  • Cálculo de frete
  • Paletização
  • Armazenagem
  • Movimentação

Para isso, a Startrade possui equipamentos para pesar e medir cargas, criando cadastros para outros sistemas legados (ERP, WMS, TMS). Além disso, dispõe de um software para desenhar, automatizar e imprimir etiquetas com códigos de barras, contendo todas as informações necessárias para completar a operação logística com sucesso.

Outras soluções oferecidas pela Startrade

Além dos recursos já citados, a Startrade oferece a seus clientes um conjunto completo de soluções para os seus negócios, com atendimento rápido e produtos de tecnologia avançada:

  • Desenhar caixas para a paletização e transporte;
  • Planejar o carregamento de cargas em veículos, reduzindo a ociosidade;
  • Gerenciar docas de armazém;
  • Contratar frete internacional e rastrear cargas em navios e aviões.

Confira todos os produtos e soluções da Startrade para o seu negócio!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar