Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aluguel de equipamentos para logística: vale a pena?

Aluguel de equipamentos para logística vale a pena.jpg
Além de ser uma medida econômica, o aluguel de equipamentos para logística proporciona uma série de benefícios para as empresas. Confira mais!

Reduzir custos nos processos logísticos é sempre um desafio para as empresas. Entre as alternativas encontradas para isso, o aluguel de equipamentos é sempre considerado.

Mas, será que locar equipamentos realmente vale a pena? Buscando essa e outras respostas, entrevistamos Jonis Segabinazzi de Campos, que é professor do curso Técnico em Logística do Senac EAD. 

A seguir, veja quais são as opiniões do especialista sobre o aluguel de equipamentos para logística e tire as suas próprias conclusões.

Locação de equipamentos para logística: entenda como funciona

A locação de equipamentos para a logística segue padrões muito semelhantes aos aluguéis de itens para outros segmentos industriais, comerciais, da construção civil e de prestações de serviços.

Ao entender de Campos, “a base para que essa negociação ocorra está regulamentada através de um contrato entre as partes”.

Ele ainda evidencia que, hoje em dia, a comunicação e a evolução das negociações se encontram privilegiadas pela tecnologia, que torna esses processos muito mais rápidos e eficientes.

Equipamentos mais alugados na logística

Campos explica que, segundo a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (ANALOC), o faturamento geral do setor de locações, no Brasil, atualmente, apresenta-se como um quarto da média mundial. 

Entre os itens mais alugados, de acordo com professor, estão empilhadeiras, paleteiras, geradores de energia, contêineres, sistemas gerenciais e equipamentos de informática.

Sobre os tipos de negócios que costumam alugar itens, o professor disserta: “Os segmentos que mais utilizam os recursos de locação de equipamentos e maquinários estão associados aos transportes, à manutenção de estoques e aos processamentos de pedidos”

Principais vantagens do aluguel de equipamentos para processos logísticos

O aluguel de equipamentos para processos logísticos costuma ser bastante vantajoso para as empresas.

Campos aponta algumas vantagens, tais como:

  • Utilização de baixo capital de giro para locar, em vez de fazer altos desencaixes de capital financeiro;
  • Redução da depreciação do patrimônio da empresa;
  • Rápida reposição quando os equipamentos apresentarem defeitos; e
  • O não pagamento de impostos na locação, o que impacta diretamente na redução da carga tributária sobre a empresa.

Pontos a serem considerados antes de escolher uma empresa de locação de equipamentos

Na visão de Campos, a primeira coisa que deve ser considerada antes de escolher uma empresa de locação de equipamentos é o controle adequado de custos.

“Esse nível de informação irá oportunizar comparativos, considerando-se aspectos como o tempo que deverá permanecer sob locação e grau de utilização dos equipamentos”, diz ele.

“Também devem ser considerados o tipo de atividade ou utilização, o controle dos itens, a tecnologia embarcada versus o upgrade necessário para a melhoria do serviço, as manutenções, a assistência técnica, os benefícios gerados, a redução de impostos e a diluição dos custos de locação”, explica o especialista.

Campos também acredita ser importante analisar o momento econômico pelo qual a empresa está passando, bem como o cenário nacional. Nas épocas em que a economia vai bem, as empresas têm mais crédito para investimentos e fica mais fácil comprar em vez de alugar.

Mas, enfim, o aluguel de equipamentos para logística vale a pena? Para Campos, essa questão apresenta um grau de complexidade enorme e varia de caso a caso.

Para encontrar uma resposta, de acordo com o professor, deve-se considerar: 

“A estrutura da empresa, os recursos financeiros, os cálculos apurados sobre os custos internos a fim de estabelecer comparativos, o tipo de máquinas e equipamentos, o tempo de utilização e a avaliação do gestor da organização”.

Ou seja, cada empresa deve analisar o seu cenário atual e o mercado em que está inserida, para que seja feita a melhor escolha entre a compra ou o aluguel de equipamentos para logística.

Continue se informando no Intermodal Digital. Leia agora nosso e-book sobre Como funciona um armazém inteligente?

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar