Equipamentos que facilitam a logística interna

Equipamentos de logistica interna.jpeg
Os equipamentos de logística interna estão cada vez mais conectados e relacionados com as novas tecnologias. Confira!

O investimento na logística interna é algo que deve ser sempre muito bem planejado pelos gestores de empresas das mais diversas áreas, como as indústrias e os e-commerces.

Nesse sentido, podem ser usados equipamentos como empilhadeiras, transpaletes, prateleiras, guindastes, esteiras rolantes, entre outros. Os recursos tecnológicos, sem dúvida, também são muito bem-vindos e essenciais nesse momento.

Conversamos sobre a logística interna e seus equipamentos com o Alex Alves, CEO da NSA Pneutec, empresa especializada em tecnologias de pneus e que fornece itens para os departamentos logísticos de diversas organizações. Confira!

O atual contexto da logística interna e seus equipamentos

Para Alex Alves, a logística interna é crucial para que se tenha uma melhor organização, acuracidade do estoque e facilidades operacionais.

Ao investir nisso, na visão do especialista, as empresas conseguem otimizar tempo e evitar o desperdício dos recursos.

Além disso, segundo Alves, os equipamentos de logística interna estão cada vez mais conectados e relacionados com as novas tecnologias, como os sistemas de coleta de dados.

Nas palavras do CEO da NSA Pneutec: “A evolução do sistema de coleta de dados, que influencia diretamente na logística interna, gera praticidade na operação e confiabilidade nas informações”.

Vantagens de investir em equipamentos para logística interna

O investimento em equipamentos para logística, na visão de Alves, não proporcionam benefícios apenas para esse setor da empresa, mas também para diversas outras áreas.

Até mesmo a qualidade de vida dos trabalhadores melhora, tendo em vista que, com bons equipamentos, eles poderão trabalhar sem fazer tanto esforço físico. Isso resulta, inclusive, na redução dos índices de acidente de trabalho e afastamentos por doenças ocupacionais.

“Uma logística interna de qualidade permite uma maior agilidade no processo, minimizando os riscos com acidentes e ergonômicos. Também diminui os custos operacionais, além de gerar indicadores para melhorias e dados comparativos”, explica Alves.

O futuro dos equipamentos da logística interna

Questionado sobre o futuro dos equipamentos de logística interna, Alves é enfático ao dizer que a digitalização dos processos é o caminho que deverá ser seguido pela maioria das companhias.

Segundo o especialista: “Cada vez mais a agilidade, economia e otimização serão cruciais dentro de um processo. Por isso, a expectativa é que os equipamentos de coleta de dados se insiram mais nos processos para impactarem na maior agilidade nas atividades operacionais e melhor custo-benefício”. 

A tendência, portanto, é que a logística interna seja cada vez mais digital e embasada em dados. Com a internet 5G, isso tende a acontecer de forma mais rápida e natural.

Afinal, com a nova geração da internet, a conectividade chegará até mesmo às áreas mais remotas, como cidades pequenas e zonas rurais. Dessa forma, as empresas estabelecidas nessas localidades também poderão digitalizar as suas operações de logística interna.

Comprova-se, mais uma vez, que a tecnologia logística proporciona inovação, agilizando às empresas o alcance do sucesso. Para saber mais, baixe agora o nosso white paper que fala sobre esse assunto!

Inscreva-se no Intermodal Digital Series - Intralogística e confira as melhores práticas na digitalização da cadeia de suprimentos, logística reversa, armazenagem e estoque entre outros assuntos que norteiam o dia a dia das empresas do setor!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar