Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Logística de distribuição: dicas para a otimização

Logística de distribuição dicas para a otimização.jpeg
Da produção até a entrega, a logística de produção envolve uma série de passos de grande importância. Saiba mais sobre eles neste artigo!

Você sabe o que é a logística de distribuição? 

De forma simplificada, podemos dizer que ela envolve todas as etapas da distribuição de um produto, desde sua finalização no local de produção, passando pelos processos de estocagem, armazenamento, transporte e entrega.

Para saber mais sobre o que é e como funciona a logística de distribuição, conversamos com Flávia Freitas, Gerente de Estratégia & Inovação na Loggi.

Vamos conferir o que a especialista nos falou sobre o tema? Acompanhe mais abaixo e tire suas dúvidas sobre este assunto tão importante para o segmento.

O que é a logística de distribuição, e quais são suas principais atividades?

Segundo Flávia, “logística de distribuição é uma estratégia que contempla o controle dos pacotes desde a gestão de estoque, embalagem, etiquetagem, separação, transporte e transferência da carga, alocação das rotas e entrega dos pacotes aos clientes. Trata-se de todo o fluxo logístico que um certo pacote passa.”

A nosso pedido, a gerente da Loggi elencou as etapas que envolvem este processo. Confira:

  1. Gestão de pedidos, estoque e armazenagem;
  2. Packaging (embalagem);
  3. Troca de custódia para a transportadora;
  4. Separação e roteirização da carga;
  5. Expedição para last mile;
  6. Acompanhamento de performance de entregas.

Quais são os KPIs da logística de distribuição?

Como vimos, a logística de distribuição envolve diferentes processos. Para mensurá-los e garantir a realização de cada um deles de maneira eficiente e controlada, muitos operadores logísticos utilizam os chamados KPIs, sigla do inglês que, traduzida, significa indicadores chave de desempenho.

Elas são usadas para que a empresa possa mensurar e acompanhar a realização desses passos, garantindo que a logística de distribuição está sendo realizada da maneira adequada, evitando desperdícios de tempo e recursos.

Segundo Flávia Freitas, os principais indicadores da logística de distribuição a partir da troca de custódia os  a transportadora são:

  • SLA de entrega no prazo acordado;
  • Qualidade da roteirização visando ganho de densidade e redução de custo na entrega final;
  • Taxa de devolução.

Portanto, estar atento a eles é essencial para quem quer manter sua logística de distribuição em ordem, com processos otimizados e eficazes dentro da empresa.

Dicas para otimizar sua logística de distribuição

Agora que você já sabe mais sobre o que é a logística de distribuição e como ela funciona, chegou a hora de aprender o que levar em conta para aplicá-la com eficiência. 

Utilizando o exemplo da empresa onde atua como exemplo, Flávia ofereceu alguns conselhos valiosos para quem já atua ou quer começar a atuar com este segmento logístico, mas ainda busca saber como extrair o melhor de tal ação.

"Dentro da Loggi, todo pacote importa, e essa mentalidade diz muito sobre o nível de excelência que é esperado na logística. A meta de qualquer liderança no ramo logístico é buscar 100% das entregas no prazo e na qualidade acordada", observa.

Flávia complementa: "Cada pacote está sendo esperado por um cliente ansiosamente, e o espaço para erro é baixo. Investir em tecnologia visando facilitar as entregas com rotas densas, otimizadas e assertivas é o principal caminho de sucesso na logística."

Se você quer saber mais sobre como tornar suas operações logísticas mais assertivas, leia também nosso conteúdo sobre Soluções de logística e entregas para mercados!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar