Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que as empresas buscam em um profissional de supply chain?

Profissional de supplychain.jpeg
O profissional de supply chain precisa entender o consumidor, quais são as suas necessidades e buscar alternativas para atendê-las.

O profissional de supply chain é extremamente importante para todas as empresas que querem alcançar níveis superiores de excelência no atendimento ao cliente. Afinal, ele é responsável por resolver todas as demandas da cadeia logística de todo o processo entre empresa e cliente.

Para explicar um pouco mais sobre os desafios e o que as empresas buscam em um profissional de supply chain, entrevistamos o COO da Daki, Rodrigo Maroja. Vamos lá? Boa leitura!

O que faz o profissional de supply chain?

De acordo com Rodrigo Maroja, o profissional de supply chain é responsável por atender bem e, mais do que isso, encontrar maneiras inteligentes para surpreender o cliente.

Assim, ele está encarregado por promover a infraestrutura, organizar os processos e contratar os sistemas adequados para que a cadeia logística entregue o produto que o cliente quer no momento em que precisa. 

De acordo com o especialista, “O profissional de supply chain é responsável por firmar parcerias e implementar ações eficientes que resultem na redução de rupturas e estoques, focando em oferecer um sortimento personalizado para cada região de atuação, pensar em novos modelos de entrega e promover a melhoria na qualidade dos serviços e no atendimento ao cliente”.

Quais são as características do profissional de supply chain?

Maroja conta que a principal característica do profissional de supply chain é entender o consumidor. Ele também precisa ser flexível, pragmático e ter a capacidade de inovação.

“O profissional deve ser protagonista nas discussões de nível de serviço, com alta intimidade com a tecnologia e todo o ecossistema de startups”, reforça Maroja.

Quais são os principais desafios do profissional de supply chain no dia a dia?

Além de lidar com todos os desafios provenientes de toda a cadeia de fornecedores, Maroja conta que o profissional de supply chain precisa integrar diferentes processos, administrar o fluxo de atividades e manter o alinhamento entre todas as áreas da empresa de forma estratégica.

Para ele, “O profissional de supply chain precisa entender o consumidor, quais são as suas necessidades e buscar alternativas para atendê-las. Tudo isso, é claro, com foco em eficiência e produtividade”.

Além disso, precisamos considerar que os clientes estão cada dia mais exigentes. Ou seja, eles são menos tolerantes para longos prazos de entrega. 

“O consumidor moderno também está sempre de olho em questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social — o que aumenta os desafios para o profissional de supply chain”, ressalta Maroja.

O que as empresas buscam em um profissional de supply chain?

Além de ter uma boa capacitação, o profissional de supply chain precisa ter boas habilidades para entender as necessidades do consumidor moderno e ser criativo e inovador.

Segundo Maroja, “Para um mercado que lida com um perfil de cliente cada vez mais conectado e imediatista é indispensável que o profissional seja inovador e tenha foco no consumidor”.

Quais são os benefícios de um bom profissional de supply chain para as empresas?

Contar com um bom profissional de supply chain pode oferecer às empresas diversos benefícios, como:

  • aumentar o potencial competitivo;
  • melhorar a rentabilidade;
  • agregar valor nos seus produtos e serviços — tanto para a cadeia de suprimentos como para o consumidor final;
  • reduzir os custos;
  • melhorar a qualidade dos serviços de logística.

Gostou de aprender mais sobre o profissional de supply chain? Então, leia também nosso conteúdo sobre Habilidades do profissional de logística do futuro. Boa leitura!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar