O estado de Minas Gerais, tradicionalmente reconhecido por suas riquezas diversas, tem se destacado cada vez mais como um polo estratégico para o e-commerce na região Sudeste do Brasil.
Com uma infraestrutura logística em expansão, uma população crescente e um mercado consumidor em transformação, o estado se posiciona como um elo vital entre os centros urbanos e as demandas do comércio eletrônico.
Este artigo explora a relevância do estado no contexto do e-commerce, tendo como foco principal a cidade de Extrema, cidade mais ao sul de Minas. Quem participa conosco é Tiago de Souza Pavan Leite, gerente nacional da Cubbo no Brasil.
Siga lendo para ver o que ele nos contou!
Extrema-MG é um dos principais polos logísticos do Brasil: veja os fatores que contribuíram para essa ascensão
Na opinião de Pavan Leite, o município de Extrema emergiu como o principal centro logístico do e-commerce no Brasil “quase como uma profecia autorrealizável”.
“A criação do benefício fiscal do ICMS em Minas Gerais foi responsável, primeiro, por chamar a atenção e atrair os primeiros centros de distribuição para o estado”, explica o convidado.
E por Extrema ser a cidade mineira mais próxima da capital de São Paulo – onde se concentra mais de 20% da demanda nacional do e-commerce – a cidade foi naturalmente escolhida como o ponto de partida ideal.
“À medida que mais logísticas se estabeleciam, a cidade passou a atrair uma crescente base de trabalhadores qualificados e viu um influxo de investimentos em infraestrutura e ativos imobiliários. Essa combinação levou Extrema a se tornar o que é hoje”, observa.
Os principais benefícios fiscais oferecidos pelo estado para empresas estabelecerem as operações em Extrema
Pavan Leite explica que o principal benefício fiscal do ICMS voltado para o e-commerce só pode ser pleiteado por empresas que vendem exclusivamente pela internet e que sejam do regime do Lucro Real ou Lucro Presumido.
“Se a sua empresa é do Simples Nacional, nem perca tempo pensando em benefícios”, ressalta.
Conforme o especialista, as empresas que aderem ao programa podem:
- Postergar o pagamento do ICMS na importação e na aquisição interna de mercadorias;
- São dispensadas da Substituição Tributária (ICMS-ST) nas compras, reduzindo custos e melhorando o fluxo de caixa;
- Devem abdicar de todos os créditos de ICMS adquiridos na compra/fabricação dos produtos que você vai vender para poder então utilizar o crédito presumido de ICMS a uma alíquota efetiva de 6% para as vendas dentro de Minas Gerais e de apenas 1,3% nas vendas interestaduais.
“Imagine poder economizar mais de 10% por pedido apenas através deste benefício fiscal?”, questiona.
Infraestrutura logística e tecnológica desenvolvida em Minas Gerais
Conforme Pavan Leite, o principal fator de expansão da infraestrutura logística em Minas Gerais vem do investimento na construção de novos condomínios logísticos impulsionados pelos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) de logística.
“Esses fundos têm desempenhado um papel crucial na expansão e modernização da infraestrutura logística no Brasil”, comenta.
“Com o aumento da demanda por centros de distribuição e armazenagem devido ao crescimento do e-commerce, Extrema tem se tornado um destino estratégico para investimentos em logística por parte dos FIIs”, aponta.
“Isso não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico local, mas também melhora a capacidade logística da cidade para atender às necessidades crescentes das empresas de comércio eletrônico”, completa.
Desafios para Extrema e outras regiões de Minas Gerais nos próximos anos
O principal desafio, segundo o especialista, será a necessidade contínua de modernização e expansão da infraestrutura para suportar o volume crescente de operações logísticas.
“Isso inclui desde a manutenção das rodovias até o desenvolvimento de novos hubs de transporte”, cita.
Na opinião do gerente nacional da Cubbo no Brasil, a pressão por mão de obra qualificada na área de tecnologia e logística também tende a aumentar, exigindo investimentos em educação e qualificação profissional.
“A sustentabilidade também será um ponto crucial, com a necessidade de equilibrar o crescimento econômico com práticas logísticas mais verdes e eficientes”, prevê.
Planos ou investimentos futuros em Minas Gerais para expandir a capacidade logística
Pavan Leite explica que com a aprovação da reforma tributária, o benefício fiscal de Minas Gerais deixará de existir, o que fará com que a atratividade com a redução de custos tributários não exista.
“Porém, a infraestrutura logística instalada permanecerá, o que a princípio continuaria a atrair investimentos e novos inquilinos por conta da localização estratégica de Extrema que minimiza custos de frete para o Sudeste quando modelamos otimização de malha”, visualiza.
“Por isso é possível que Extrema deixe de ser o polo principal do e-commerce brasileiro, mas continue sendo uma das principais regiões do Brasil para esta atividade”, conclui.
Os Correios são bastante utilizados para a entrega de compras feitas no comércio eletrônico. Então, convidamos você a continuar conosco e conferir o artigo que fala sobre a logística reversa dos Correios: o que é, como funciona e benefícios!