Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Consultoria logística: por que vale a pena e o que saber sobre o tema?

Consultoria logística.jpg
Em tempos de crises e incertezas econômicas, investir em uma consultoria logística tem se tornado estratégia fundamental para muitas empresas do ramo.

Em tempos de crises e incertezas econômicas, investir em uma consultoria logística especializada tem se tornado estratégia fundamental para muitas empresas do ramo.

Para se ter uma ideia mais ampla desse cenário, só no período da pandemia, o Sebrae Minas registrou um aumento de 366% nos pedidos de consultorias online entre inúmeros setores de atuação, o que inclui evidentemente a logística.

E para entender melhor como funciona uma consultoria especializada nessa área e quais vantagens práticas ela pode agregar ao negócio, hoje nós convidamos um especialista no assunto para compartilhar suas opiniões sobre o tema.

Olivier Girard é consultor e sócio a Macrologística Consultoria, empresa focada exclusivamente em assessorar gestores do setor.

Vamos conferir?

O que é uma consultoria logística e por que vale a pena investir no serviço?

Antes de qualquer dica, Olivier inicia dando uma imagem geral sobre o que se refere o conceito de Consultoria Logística na prática. Segundo o consultor, este serviço pode ser melhor definido das seguintes formas:

“Existem diversos tipos de consultoria logística, desde as mais operacionais até as mais estratégicas. As consultorias operacionais de logística são mais focadas na aplicação dos conceitos de Gerenciamento de Supply Chain e envolvem análises de otimização de estoque, logística reversa, centros de distribuição etc... Em suma, é a logística da porta da fábrica para dentro”, aponta.

O especialista fala sobre outro método também disponível para quem precisa de auxílio para otimizar seu processo logístico:

“Já em relação as consultorias estratégicas de logísticas, essas são mais focadas em planejamento estratégico, em otimização de footprint logístico, estudos de viabilidade econômico-financeira de investimentos em novos ativos logísticos, etc... Em suma, é a logística da porta da fábrica para fora.”

Dando continuidade à sua linha de raciocínio, Girard nos exemplifica em como uma consultoria logística agrega benefícios práticos, tanto às operações, como à gestão em si. Ele prossegue:

“Vale a pena investir em serviços de consultoria logística porque isso agrega a visão de uma pessoa externa ao processo e que traz novas ideias para o setor, que por sua vez, a organização não tem o tempo e nem os recursos humanos para dedicar. As empresas estão normalmente focadas na operação no dia a dia. Elas não têm como dedicar tempo para pensar fora da caixa, e assim capturar potenciais economias na operação ou investir em novos negócios que poderão representar o futuro da companhia.”

Como a consultoria logística pode ajudar pequenas e médias empresas?

De acordo com o mesmo levantamento destacado no início deste material, o Sebrae de MG associa o aumento pela busca por assessorias especializadas nos últimos tempos, quase que unicamente por pequenos e médios empreendimentos.

E, trazendo esse cenário para dentro do universo da logística, Olivier é direto e objetivo ao responder que uma consultoria especializada pode ter papel fundamental na otimização de processos, redução de custos e produtividade das operações de pequenos e médios negócios também.

“Se a pequena e média empresa tem uma necessidade por logística na sua operação do dia a dia, ou seja, se boa parte do seu processo de venda passa pela entrega do seu produto ao seu consumidor final (pessoa jurídica ou física), muito provavelmente uma consultoria poderá ajudar. Esta ajuda pode passar por uma racionalização dos processos, uma redução de custos logísticos, uma terceirização de serviços caso seja mais atrativo, uma racionalização dos estoques, etc... Em suma, a consultoria poderá trazer ferramentas analíticas que permitam a empresa maximizar a sua rentabilidade nas operações logísticas do seu negócio”, explica.

Que tipo de profissionais oferecem consultoria logística e o que saber antes de contratar uma?

Para entender melhor a dinâmica desse mercado de consultoria logística no Brasil, Olivier nos explica que há uma variedade grande de serviços e profissionais especializados nesse ramo, permitindo assim uma ampla gama de opções de as empresas escolherem suas soluções, de acordo com suas necessidades e orçamentos.

“Existem todos os tipos de consultoria que atuam no setor de logística, desde o consultor autônomo que tem especialização em logística e que trabalha individualmente, passando pelas empresas de médio porte de nicho focadas no setor até as grandes empresas generalistas como as ‘Big 4’, que trazem experiência internacional e uma visão mais generalista do assunto. Os valores cobrados variarão muito dependendo do porte, da experiência e da marca da empresa contratada. E, quanto maior o escopo solicitado, maior a equipe e maior o tempo para a execução, logo maior os honorários cobrados.”


No que ficar de olho antes de contratar uma consultoria logística?

Aqui, Olivier nos atenta à pontos importantes na hora de buscar e investir em uma consultoria logística especializada. Afinal, como o próprio destacou anteriormente, há uma infinidade de opções disponíveis no mercado e, portanto, cabe ao gestor saber avaliar estrategicamente essa parceira antes de fechar qualquer serviço.

Segundo o especialista, as principais dicas ao procurar uma consultoria de logística são:

  • Conhecer a experiência da empresa que está sendo contratada. Verificar se a empresa tem experiência em projetos similares no Brasil ou se a experiência é toda internacional.

 

  • Dependendo do escopo, verificar também se ela conhece bem a região e/ou o setor de atuação da sua empresa.

 

  • É muito importante também solicitar que o escopo seja bem detalhado com a apresentação de uma metodologia aplicada à resolução dos objetivos que se quer alcançar.

“É melhor gastar um tempo antes da contratação para analisar as atividades propostas na metodologia e o escopo a ser alcançado para não ter surpresas que acabam gerando muita discussão a posteriori. Trata-se de uma boa medida tanto para a empresa que está contratando quanto para a consultoria sendo contratada”, complementa o entrevistado.

Que outros serviços semelhantes podem ajudar a melhorar a logística de uma empresa?

Em nossa última questão, Olivier nos ajuda a enxergar a consultoria logística muito além da questão gerencial e operacional das empresas contratantes. De acordo com o convidado, há soluções ainda mais especializadas disponíveis no mercado e que, sem dúvidas, podem agregar mais benefícios às necessidades desses negócios.

“Existem também algumas empresas que focam mais na parte de otimização tributária que as vezes podem ser interessantes sobretudo para empresas que movimentam mita carga entre diferentes estados brasileiros. Se a sua empresa tiver muita importação de suprimentos, também vale a pena verificar se a utilização de serviços de portos secos não pode reduzir os custos tributários, de forma a pagar os impostos de importação a medida que se utiliza os insumos para a produção ao invés de pagar tudo de uma vez assim que chega o contêiner”, finaliza Olivier.

Como bem vimos ao longo deste artigo, a estratégia para contratar uma consultoria logística está longe de ser algo engessado e limitado, podendo ajudar em diferentes casos e necessidades específicas de cada negócio.

Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de muitas outras e acompanhar de perto outras informações do universo logístico? Então, acompanhe o canal digital da Intermodal e confira tudo em primeira mão.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar