Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Escolhendo um modelo de bulk container para o transporte graneleiro

Escolhendo um modelo de bulk container para o transporte graneleiro.jpg
O chamado bulk container é um equipamento indispensável no transporte graneleiro e tem papel fundamental na distribuição interna. Saiba mais neste artigo!

Amplamente utilizado na logística do agronegócio, o chamado bulk container é um equipamento indispensável no transporte graneleiro e tem papel fundamental na distribuição interna, assim como para a exportação desses produtos.

Para entender melhor o que é e como funciona na prática o bulk container dentro dessas operações, nós convidamos João Ferreira Netto, professor do curso de MBA de Engenharia de Produção da Fundação Vanzolini, para falar mais sobre o tema.

Sendo assim, vamos direto aos pontos e conferir o que o profissional compartilha conosco. Boa leitura!

O que é um bulk container e como escolher o melhor de acordo com suas necessidades?

Para iniciar sua explicação, o professor João Ferreira ressalta que o bulk container, na prática, é um modelo de equipamento para armazenamento e transporte graneleiro, mas que não se limita a um único tipo ou padrão.

Logo, para esse tipo de carga a granel, existem inúmeras opções de contêineres no mercado, cada qual desenvolvido para atender às mais variadas especificidades de produtos e insumos a serem transportados. Ele explica:

“O bulk container é um container comum, tradicional, que em geral, é preparado para carregar cargas soltas, do tipo granelizada.

Mas, dentro deste conceito, existem diferentes tipos de contêineres específicos para o transporte graneleiro, como os refrigerados, container para granéis líquidos, dry bulk, entre outros.

Na prática, podemos definir o container como um equipamento de unitização, ou melhor, um recipiente ou dispositivo para unitização de cargas. Em outras palavras, é quando se necessita unificar uma determinada quantidade de produtos em um único volume a ser manuseado e transportado.

Logo, para o transporte graneleiro, o bulk container é solução eficiente, visto que o dispositivo permite unificar o que originalmente é uma carga solta em um único recipiente, garantindo assim a movimentação em grandes volumes.

Além disso, podemos destacar como outra vantagem prática do Bulk Container no transporte graneleiro o fato de que estes equipamentos já contam com suas dimensões padronizadas, o que facilita o processo de manuseio, de carga e descarga, entre outros fatores nos terminais.”

Como os bulks podem auxiliar na eficiência do transporte graneleiro?

Aproveitando o gancho do que acabamos de conferir no tópico acima, João Ferreira Netto dá prosseguimento às suas explicações, destacando outros exemplos práticos de vantagens do uso de bulk contêineres no transporte graneleiro e como isso melhora a eficiência das operações logísticas. Ele exemplifica da seguinte forma:

“Com dispositivos de manuseio desses equipamentos à disposição em qualquer terminal de grande porte, os processos de carga e descarga dos produtos nesses locais passa a ser algo mais simplificado e seguro.

Para exemplificar melhor, para descarregar produtos granelizados soltos dentro de um navio, as operações passam a ter uma produtividade mais baixa, justamente por conta das características desse tipo de carga.

E ao contrário disso, ao se utilizar o bulk container, naturalmente essa taxa de produtividade - além de segurança e eficiência - tende a aumentar significativamente nas operações de descarregamento.”

Para complementar, o professor reforça a questão dos custos agregados ao manuseio e transporte graneleiro com esses tipos de equipamento, que em alguns casos, podem sim ter um peso maior para as empresas.

"Mesmo que haja mais custos agregados no uso de um bulk container, o que se deve levar em consideração é a busca de nível de serviço e custo-benefício que este tipo de solução pode proporcionar as suas operações”, explica ele.

Que outras opções semelhantes os interessados devem observar para seu transporte agropecuário?

Aqui, para finalizar, o professor João Ferreira nos sugere algumas opções alternativas de dispositivos para o transporte graneleiro e mensura alguns exemplos mais comuns. Ele dá continuidade:

“Já existem outras opções de unitização de cargas a granel, como é o caso das big-bags por exemplo, que já são amplamente utilizadas por diferentes setores, mas mais especialmente no agropecuário.

Essas são algumas dicas e visões sobre o uso do bulk container no transporte graneleiro e como tal equipamento se tornou solução quase que indispensável, agregando não apenas eficiência às operações, como também mais segurança, custo-benefício e praticidade.

Gostou do post? Conhece mais algumas soluções existentes para o transporte de produtos à granel? Deixe também seus comentários, sugestões e dicas para outros leitores.

Até a próxima!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar