Os condomínios logísticos têm emergido como uma solução estratégica para o setor de transporte e distribuição, transformando o panorama econômico de diferentes regiões do País.

Esses complexos, que reúnem infraestrutura moderna e serviços integrados, não apenas atendem à crescente demanda por eficiência nas cadeias de suprimentos, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico local.

A instalação de condomínios logísticos gera empregos, estimula o comércio e atrai investimentos, criando um efeito multiplicador que beneficia tanto o mercado quanto a comunidade.

Nas próximas linhas, vamos conversar um pouco mais sobre o tema. Para tanto, convidamos o especialista Marcio Siqueira, diretor-executivo de operações da Log CP. Continue conosco para saber mais!

Os fatores que impulsionaram o crescimento dos condomínios logísticos no Sudeste do Brasil

Marcio Siqueira inicia a entrevista explicando que o mercado de locação de condomínios logísticos tem se desenvolvido de forma significativa nos últimos anos, impulsionado, principalmente, por dois fatores:

“Pelo crescimento do e-commerce e pela maior demanda por espaços de armazenagem mais eficientes junto com a necessidade de operações logísticas integradas, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, cita.

Siqueira ressalta que nos últimos tempos tem-se observado um crescimento que varia entre um e dois milhões de m² de Área Bruta Locável (ABL) por ano, sendo que este número, segundo ele, poderia ser muito maior.

“Isso porque ainda existem desafios a serem superados que envolvem, especialmente, aspectos de infraestrutura”, observa.

“Por se tratar de um país de dimensões continentais, o Brasil ainda é carente de estruturas que atendam as logísticas modernas já que, dos 170 milhões de ABL de galpões do país, apenas 18% são de empreendimentos classe A, um número baixo para um país das proporções do Brasil”, acrescenta.

O entrevistado ressalta que, diante desse contexto, a Log CP tem colaborado para a expansão do mercado.

“Ao longo da nossa história, já entregamos galpões que somam mais de 2.3 milhões em ABL, em 50 empreendimentos presentes em todas as regiões do país”, comemora.

O objetivo da organização, segundo ele, é entregar mais de dois milhões de m² de ABL até 2028, sendo que um terço do total será construído na região Sudeste.

“Para isso, seguimos fortalecendo nossas relações com clientes, realizando pesquisas de satisfação constantes, a partir de um time que é dedicado a ouvi-los e entendê-los”, afirma.

A modernização dos condomínios logísticos versus a confiança dos investidores 

O trabalho de modernização dos condomínios causa um impacto significativo na produtividade das operações e na consolidação dos empreendimentos. Siqueira ressalta que na Log a inovação é um pilar estratégico. 

“Nós seguimos aprimorando nossa transformação digital e, neste sentido, realizamos uma jornada para acelerar e melhorar esse trabalho”, diz.

Ele cita como exemplo o Log Shop, uma plataforma de conexão entre clientes e fornecedores. 

“É um verdadeiro marketplace que disponibiliza produtos e serviços que podem ajudar no dia a dia das operações logísticas”, descreve. 

Além do Log Shop, Siqueira também destacou a criação do Logan, um assistente digital baseado em IA, capaz de interagir e resolver pedidos de maneira ágil nos canais de atendimento da empresa.

“Todos os nossos serviços digitais contam, ainda, com um protocolo robusto de segurança, que garante a proteção de dados e informações de ponta a ponta”, completa.

Ações de qualificação profissional para atender a crescente demanda 

Investir em capacitação, na opinião de Siqueira, significa preparar as próximas gerações para o mercado de trabalho.

“Além disso, ao promover a oportunidade de aprimoramento profissional, as companhias causam um impacto efetivo nas comunidades locais”, comenta.

Neste sentido, em 2021 a Log CP lançou o Log Social, um programa elaborado para oferecer capacitação básica e profissional gratuita aos colaboradores de clientes e moradores das comunidades do entorno dos empreendimentos.

“Só em 2023, o Log Social foi responsável por executar cerca de 38 mil horas de aulas para públicos”, celebra o entrevistado.

“A atuação contribuiu para a melhoria da qualidade de vida e geração de oportunidades de crescimento profissional e de recolocação no mercado de trabalho”, complementa.

Iniciativas de sustentabilidade nos novos empreendimentos

É impossível falar sobre o impacto dos condomínios logísticos na economia local sem citar as iniciativas de sustentabilidade. 

Entre as decisões tomadas pela Log CP, Siqueira destaca o investimento na utilização de energia limpa em todos os empreendimentos. 

“Para isso, emitimos a certificação I-REC, atualizada de forma contínua e semestral, comprovando que toda a energia dos nossos empreendimentos é proveniente de fontes renováveis”, explica o convidado.

A empresa conta, ainda, com a certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) em três empreendimentos, o que comprova a adoção das melhores práticas de gestão de recursos naturais e evidencia a melhoria no conforto, saúde e segurança dos colaboradores e condôminos.

“Somos signatários do Pacto Global da ONU, e do Hub ODS Minas Gerais, além de fazer parte da Rede Desafio 2030, formada por empresas mineiras que partilham iniciativas para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU”, destaca.

Ele ressalta que, a partir da compreensão da importância desses objetivos, a organização iniciou um estudo para identificar afinidades entre as ações e metas Environmental, Social and Governance (ESG) da Log e dos ODS. 

“Essa avaliação permitiu mapear quais ODS são mais estratégicos para a companhia e estão mais alinhados ao nosso negócio, que nos possibilita contribuir de maneira mais concreta”, finaliza.

Para continuar aprendendo, veja também nosso conteúdo sobre energias renováveis na logística: como usar energia solar, eólica e outras fontes renováveis.

De 22 a 24 de abril de 2025, o Distrito Anhembi, em São Paulo, sediará o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas. Não deixe de participar da Intermodal 2025. Faça seu credenciamento agora mesmo e saiba mais sobre o 3º Interlog Summit, congresso com 4 trilhas e mais de 30 horas de conteúdo!