Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Logística própria ou terceirizada? Vantagens e desvantagens

Logística própria ou terceirizada Vantagens e desvantagens.jpg
Empresas que movimentam um grande fluxo de mercadorias ou insumos já se questionaram se compensa mais organizar a logística própria ou terceirizar o processo. 

Empresas que movimentam um grande fluxo de mercadorias ou insumos possivelmente já se questionaram se compensa mais organizar a própria logística ou terceirizar o processo. 

Mas, afinal, como optar entre uma logística própria ou um processo de logística terceirizada? Em que situação cada opção é mais adequada, e como fazer essa escolha?

Para nos ajudar a responder essas e outras questões, conversamos com Alexandre Felix, CEO da CARGOBR. Vamos conferir?

Logística própria: quais são as vantagens e desvantagens?

Como o próprio nome deixa claro, a logística própria é quando uma empresa opta por organizar seu próprio fluxo de distribuição, o que envolve diferentes aspectos e pontos do supply chain. Mas quais as vantagens e desvantagens desse modelo?

“O benefício em se ter logística própria, é que o controle da atividade é feito totalmente pela empresa, o que também propicia mais autonomia para a tomada de decisões sobre as entregas. É por este motivo que a criação de equipe própria costuma trazer valor agregado”, observa Felix.

Porém, nem tudo são flores. Assim como em outros aspectos, ao decidir centralizar as operações logísticas em sua própria empresa, o profissional deve levar em conta os desafios que esse método apresenta. Felix nos explica mais:

“Exige-se uma capacitação específica para o manuseio de cargas e situações de risco e podem haver problemas de escala trazendo um resultado completamente oposto ao esperado. Por outro lado, possuir logística própria demanda que a empresa tenha colaboradores voltados para o setor logístico e suas operações, o que faz com que o custo tenda a ser mais elevado, porque há gastos com admissões, demissões e treinamentos.”

E as vantagens e desvantagens da logística terceirizada?

No caso de quem prefere delegar esse serviço e optar pela logística terceirizada, os benefícios e obstáculos são outros. Novamente, o CEO da CARGOBR divide seus conhecimentos conosco para elucidar esses pontos.

“O principal objetivo da logística terceirizada é reduzir custos e fazer com que a empresa foque em atividades estratégicas, ao invés de pensar em tarefas operacionais. Entre as vantagens estão a possibilidade de ter uma gestão mais eficiente e simplificada, a redução de pessoal voltado para ações operacionais e a diminuição de despesas com cargos e salários”, aponta ele.

Felix também acredita que, ao optar pela terceirização, é possível obter outros benefícios. Para ele, “Com operações dedicadas a empresa terceirizada consegue oferecer tanto para as empresas, quanto para os usuários finais fretes mais baratos e muito mais rápidos.”

Entretanto, as desvantagens residem no fato de que essa responsabilidade recai sobre uma empresa terceirizada, o que aumenta a importância de pesquisar bem se a companhia selecionada tem a expertise e os métodos para realizar seu fluxo de entrega da maneira imaginada.

O que pode ser terceirizado na logística, e que benefícios isso traz? Que cuidados ter ao terceirizar?

O CEO da CARGOBR também nos falou sobre modos de logística terceirizada parcial, quando uma empresa opta por delegar apenas alguns pontos de seu fluxo de supply chain.

“Entre as operações logísticas que podem ser terceirizadas estão: frota, armazenagem, montagem de pedidos, segurança, entre outras”, explica Felix.

Nosso entrevistado também dá dicas de cuidados que devem ser tomados na hora de escolher uma empresa que ficará responsável por sua logística:

“É preciso encontrar empresas terceirizadas que possuam um ótimo nível de serviço, gestão de qualidade e tecnologia que agreguem valor à operação. Ou seja, os contratantes têm acesso a várias opções de prestadores de serviços qualificados, cujo desempenho e nível de serviço possam ser auditados”, explica.

Como as startups de logística podem ajudar nesse sentido?

Um segmento em constante crescimento no setor logístico brasileiro é o das startups. Com finalidades e serviços diversos, essas empresas utilizam a tecnologia e podem ajudar tanto empresas que optam por uma logística própria quanto companhias que preferem a logística terceirizada.

Para Felix, “as startups possuem uma cultura de inovação que identificam desafios e geram novas soluções ao setor. Trabalham proporcionando sinergia entre embarcadores e transportadores gerando valor compartilhado entre todos os envolvidos nas operações.

Ainda segundo ele, essa cultura moderna das empresas é altamente benéfica, já que cria processos mais diretos e eficientes.

“A constante busca por simplificar todos os processos, faz com que as startups implementem novas ferramentas e tecnologias para entregar a melhor experiência possível a clientes e parceiros. Neste cenário, a CARGOBR foi a pioneira em oferecer um serviço 100% online de cotação e contratação instantânea de cargas pontuais no mercado brasileiro”, explica ele, citando um exemplo de sua empresa.

Como observamos, a decisão por uma logística própria ou logística terceirizada passa por diversos fatores. Cada uma das opções possui benefícios e desvantagens, portanto, antes de escolher o método logístico que pretende implementar em seu negócio, é preciso realizar uma profunda pesquisa e entender como cada modelo pode tornar suas entregas mais rápidas e assertivas.

Gostou deste conteúdo? Então, leia também nosso artigo sobre Frete Internacional: Como reduzir custos com a terceirização?

TAG: e-commerce
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar