A geopolítica e o transporte marítimo estão profundamente interligados, influenciando diretamente o comércio global.
O transporte marítimo depende de rotas seguras e estáveis, muitas das quais atravessam áreas de grande interesse geopolítico. Exemplos disso são disputas territoriais, sanções econômicas, conflitos armados, pirataria e até mesmo crises sanitárias, como aconteceu nos últimos anos com a pandemia da Covid-19.
Neste material, exploraremos essa relação complexa e ofereceremos uma visão detalhada de como fatores políticos, econômicos e de segurança afetam o transporte internacional.
Para enriquecer essa discussão, apresentamos a visão de John Thompson, cofundador e diretor comercial da Ambrey, uma autoridade global em gestão de riscos marítimos. As declarações do especialista foram dadas em entrevista ao podcast Chat About Geopolitics and Trade, da SeatradeMaritime News.
Geopolítica e transporte marítimo: O que você vai conferir?
- O papel central da geopolítica no transporte marítimo
- A nova “Guerra Fria” e os efeitos no transporte marítimo
- A importância da conscientização do domínio marítimo
- O futuro do transporte marítimo e os desafios geopolíticos
De 22 a 24 de abril de 2025, o Distrito Anhembi, em São Paulo, sediará o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas. Não deixe de participar da Intermodal 2025. Faça seu credenciamento agora mesmo e saiba mais sobre o 3º Interlog Summit, congresso com 4 trilhas e mais de 30 horas de conteúdo!
Cadastre-se e baixe o e-book!
Com vasta experiência no setor, Thompson oferece uma análise estratégica sobre como eventos geopolíticos influenciam diretamente a segurança marítima. Cadastre-se e baixe o material gratuitamente!