De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o licenciamento ambiental pode ser definido como um procedimento que autoriza e acompanha a implementação e as operações de atividades que usam recursos naturais ou que sejam consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras.
Entre os transportes terrestres, muitos especialistas acreditam que o modal ferroviário merece mais investimento, tendo em vista que é uma alternativa mais barata, rápida e sustentável para o transporte de cargas e passageiros.
Para que esse investimento se torne viável, no entanto, é importante que os órgãos públicos e empresas de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento das ferrovias conheçam as licenças ambientais com profundidade.
Neste white paper, reunimos informações muito interessantes sobre o uso das licenças ambientais para o desenvolvimento de ferrovias. Elas são embasadas nas opiniões e conhecimentos de dois renomados especialistas. São eles:
• Guilherme Geronasso, engenheiro ambiental e gerente de contratos no Grupo Ambiensys
• José Manoel Ferreira Gonçalves engenheiro civil, advogado, jornalista, mestre em Engenharia Mecânica, doutor em Engenharia de Produção e presidente da Frente Nacional pela Retomada das Ferrovias (Ferrofrente).
Pronto para aprofundar os seus conhecimentos sobre as licenças ambientais para o desenvolvimento de ferrovias?
Baixe gratuitamente o material!