Mesmo estando entre os 20 países com maior extensão litorânea do mundo, com 7.491 quilômetros de costa, na 16ª posição global, o Brasil ainda pena para conseguir explorar todo seu potencial de logística marítima.

Cabotagem e modal hidroviário

Segundo informações do Plano Nacional de Logística do Ministério da Infraestrutura, a cabotagem representa hoje 11% do sistema logístico brasileiro, enquanto o modal hidroviário, que inclui os transportes fluviais, alcança 5%.

A soma de ambos ultrapassa por pouco o modal ferroviário, que tem cerca de 15% da representatividade da logística nacional, e todos seguem muito atrás do modal rodoviário, disparadamente o mais representativo da logística brasileira, com 65% de fatia de transportes logísticos nacionais.

A situação expõe uma realidade conhecida pelos profissionais do transporte marítimo brasileiro, que é o fato de que o País tem condições de alcançar números bem maiores com sua extensão litorânea e possibilidades de cabotagem.

Especialistas do transporte marítimo

Enquanto aguardam os desfechos do programa BR do Mar, que deverá causar importantes impactos positivos ao setor, os especialistas em transporte marítimo do Brasil seguem em busca de novas soluções para contornar os desafios.

Para falar mais sobre eles, conversamos com dois profissionais do setor. São eles:

• Eduardo Nery, diretor-geral da ANTAQ;
• Filipe Carneiro, gestor de Produto Marítimo na DMS Logistics.

Quais os principais desafios e soluções para otimizar o transporte marítimo brasileiro?

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