A cabotagem, embora represente uma parcela significativa do transporte de cargas em muitos países com extensas costas marítimas, ainda tem muito potencial de crescimento no Brasil.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), a navegação de cabotagem representa atualmente menos de 12% do transportede carga no País. Isso é surpreendente, considerando que se trata de um meio de transporte extremamente competitivo.

A cabotagem oferece um impacto ambiental significativamente menor que outras modalidades de transporte. Além disso, proporciona menores índices de acidentes por carga transportada quando comparado a outros modais, como o rodoviário e o ferroviário.

À medida que as empresas buscam soluções mais eficientes e sustentáveis para o escoamento de suas produções, a cabotagem se apresenta como uma alternativa viável e vantajosa, não apenas pelos aspectos econômicos, mas também pelos benefícios ambientais e pela segurança operacional. 

Baixe nosso e-book gratuito e entenda como a cabotagem pode se tornar um diferencial competitivo dentro da logística integrada e como este modal ainda tem muito potencial de crescimento no Brasil.

Clique agora e faça o download!