Com a International Longshoremen’s Association (ILA) e a United States Maritime Alliance (USMX) chegando a um acordo provisório sobre salários, a greve nos portos da Costa Leste e do Golfo foi suspensa. As duas partes agora têm até 15 de janeiro do próximo ano para negociar um acordo sobre outras questões, incluindo a área crucial da automação.

O Armagedom da cadeia de suprimentos na Costa Leste foi adiado, pelo menos por enquanto, e, com a greve durando apenas três dias, pouco impacto será sentido.

O analista da Xeneta, Peter Sand, disse acreditar que o acúmulo de navios será resolvido em até três semanas, e que houve pouco impacto nas taxas de frete. “Não vimos taxas elevadas [no Atlântico], mas também não haverá uma queda rápida nas taxas”, disse Sand.

Em vez de um Armagedom, a interrupção da cadeia de suprimentos se transformou, na prática, em uma farsa de Hollywood, semelhante a um comediante tentando se apoiar em um carro que já se moveu, mas a Xeneta alertou que o conflito foi apenas adiado, em vez de eliminado.

“Estaremos observando o ritmo de trabalho nos portos nos próximos 100 dias”, disse Sand. Ele acrescentou que é possível que o novo presidente invoque a regra Taft-Hartley, que prevê um período de 80 dias de “cooling off” (trégua), o que dará mais tempo para um acordo antes de novas greves.

Para Sand, a probabilidade de um acordo sobre automação ser alcançado dentro do prazo é pequena, dado que as duas partes não conseguiram chegar a um consenso sobre essa questão no último ano.

Além disso, Sand argumenta que “a ferramenta mais poderosa na caixa de ferramentas da ILA é a operação em ritmo lento ou seguir as regras ao pé da letra”, ou seja, não fazer greve, mas garantir que todas as regras sejam seguidas rigorosamente, o que desacelera o ritmo de trabalho a níveis inaceitáveis.

De acordo com a Xeneta, o atual acúmulo de carga deve levar cerca de três semanas para ser resolvido, com aproximadamente 44 navios esperando fundeados. No entanto, o processo será desacelerado com a chegada de cerca de 120 navios enquanto o acúmulo é processado.

“Novas embarcações podem preencher as lacunas nos serviços da Costa Leste dos EUA se os cronogramas forem interrompidos”, explicou Sand, acrescentando: “No momento, o Pacífico tem visto o maior número de novas embarcações, mas espero que novos navios sejam distribuídos nas regiões onde são mais necessários.”